Quando se tem bom peixe, não é preciso mais nada!
Sesimbra tem bons restaurantes, assim como tem muitos tourist traps. A promessa de peixe fresco, como tal, é cumprida de forma diferente consoante o tipo de restaurante. Andando pela marginal em frente ao mar, é fácil entrar nos restaurantes mais chamativos, com grandes letreiros, mas que depois acabam por ser demasiado caros para o que servem. Bons para turistas, mas não bons de todo. E depois há outros, menos centrais, que são diferentes.
Ainda na marginal mas mais longe da zona da confusão, o Restaurante Baía é um restaurante daqueles tradicionais, com montra de peixe fresco à porta e grelha na rua. Há outras especialidades na carta, mas o que ressalta mesmo é o peixe. Sala grande e sem decoração, mesas de madeira com toalhas de papel, tudo o que esperamos num restaurante tradicional, sem pretensões a ser mais do que isso.
Pedimos peixe, claro, porque passámos pela montra e ele estava mesmo a chamar por nós. Quem estava na grelha pareceu-nos competente, por isso focámos nas suas mãos. Carapaus gulosos, carnudos, servidos em boa dose. Dourada fresca e bem servida. Robalo grande, para dois, servido no ponto, cheio de sabor. Quem mexe na grelha sabe mesmo o que faz, todo o peixe chega à mesa perfeito. Ajuda a matéria prima ser boa, também. Batata, legumes e salada mista a acompanhar, mas só porque sim, porque o peixe é tão bom que não precisa de mais nada.
Piores as sobremesas, com um doce da casa igual a todos os outros (do mundo) e um torta de laranja caseira demasiado seca para sequer ter algum sabor.
Se todos os restaurantes de Sesimbra fossem tão honestos como o Baía, mudava a minha opinião generalizada sobre a zona. E isto é o melhor que se pode dizer acerca deste restaurante, onde o peixe é fresco e bom e quem mexe nele sabe o que faz. E onde não temos turistas nas mesas. 😉
Preço Médio: 14€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Avenida dos Náufragos, 46 | 2970 Sesimbra | 21 223 2012
[codepeople-post-map]