O Melhor Bife de São Miguel? Provavelmente, sim…
Pronto, começamos logo como um statement que vai gerar discórdia… Mas, assim como assim, é a nossa opinião, não é? E nos dias que estivemos em São Miguel comemos várias vezes este tipo de bife, em muitos daqueles sítios onde se diz haver o melhor. E, pelo menos dos espécimes que provámos… este foi o melhor. Mas de longe! Por isso, aguentem, ok?!
Chegar ao Restaurante da Associação Agrícola mesmo à hora de almoço de um dia de semana é sempre uma aventura, porque o restaurante está sempre cheio. São principalmente grupos de malta local, percebe-se pela forma como falam com os empregados. Depois ainda há algumas mesas de pessoas como nós, aquele turista que vai à procura do tal bife. Ou está simplesmente perdido, mas a verdade é que veio aqui ter. A sala é ampla, e se não fosse a decoração relativamente cuidada, podia até parecer uma cantina, porque é esse o feeling que temos.
Toda a gente está a pedir mais ou menos as mesmas coisas, por isso não vamos ser nós a querer ser diferentes, não é? Então vamos petiscando o queijinho que vem no couvert enquanto esperamos pela entrada clássica: a Morcela com Ananás é um clássico na ilha, que vemos aqui em todas as mesas e também em todos os outros restaurantes por onde passámos em São Miguel. É uma combinação que faz sempre sentido.
Mas não era nem pela morcela nem pelo ananás que estávamos no Restaurante Associação Agrícola em São Miguel. Nope, era mesmo pelo bife!! O Bife à Associação é o clássico bife à regional que se serve em São Miguel, mas este é o melhor de todos os que comemos! Mas de longe! Aliás, é um dos melhores bifes que já comemos na vida, e olhem que já comemos bifes fenomenais em muitos restaurantes e muitos países! A qualidade da carne é fantástica, o bife é apresentado exactamente no ponto pedido, o molho é assim uma coisa do outro mundo! Na fotografia pode até parecer algo simples e perfeitamente normal, mas não é, de todo. É uma experiência obrigatória quando em São Miguel!
Por outro lado – e por comparação – a Costeleta fica um pouco aquém. E nem é das expectativas, é mesmo uma questão de comparação: porque quando comemos um bife único, uma costeleta só “boa” parece-nos sempre pouco. Ainda que não seja, porque a dimensão era considerável e também estava grelhada e temperada no ponto. É o que dá comparar as coisas!
Mas o festim de carne foi tal que nem estávamos nada virados para a sobremesa. Por isso pedimos apenas duas Queijadas Regionais, algo que também é muito típico na casa, e que serviu apenas para adoçar o final do almoço. Onde a estrela – e que estrela!!! – foi mesmo o Bife!!!
Por isso, podíamos tentar elaborar sobre a comida ou o espaço ou o serviço do Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel… mas não há nada de muito extraordinário a não ser o Bife à Associação! E que, por si só, vale muito não só uma visita ao restaurante, como arriscamos dizer uma viagem à Ilha de São Miguel! Este Bife é fenomenal!!! E nós comemos mais uns 4 diferentes durante a nossa visita à Ilha (todos rotulados como os melhores) e nenhum se chegou sequer perto. Por isso, para nós, o Bife à Associação é o Melhor Bife de São Miguel! Pronto.
Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Campo Do Santana | Recinto Da Feira Rabo de Peixe | 9600-096 Ribeira Grande | 296 490 001
Muito bom o bife, sem dúvida, assim como no Galego, mas a maior surpresa foi na associação agrícola na Terceira. Inacreditável, inqualificável, de tão bom que foi. Até fui duas vezes não fosse ter sido um golpe de sorte e a qualidade manteve-se. Só comi o bife à lavrador por isso não opino sobre mais nada. Bom, a cerveja e a Kima também estavam top 😃
No pico deviam ter ido a “Taverna do canal”, tb se come muito bem, desde a carne ao caldo de peixe, passando pela bebida caseira feita de uma planta endemica do pico a “Neveda”, iam adorar. Tb ja visitei a associação em sao Miguel, concordo a 100%
Fica na lista para a próxima vez! Obrigado 🙂