RESTAURANTE ALBATROZ (Coimbra)

Bom leitão, fracos acompanhamentos.

Quase que não era preciso escrever mais nada, pois não? Porque é isto mesmo: no Restaurante Albatroz, o Leitão à Moda da Bairrada até é bom… mas depois os acompanhamentos não acompanham. Não são maus, mas não estão ao mesmo nível.

restaurante albatroz coimbra leitão

Fui ter ao Restaurante Albatroz por várias dicas recebidas no Instagram, quando procurava restaurantes em Coimbra e arredores. Em terra de chanfana, recomendam leitão? Ok, deve ser bom sinal. E ainda deve ser melhor sinal recomendarem este, que é vizinho de outros dois mais sonantes (o Rui dos Leitões e o Santos). Por isso, vamos lá encarar o bicho, não é?

restaurante albatroz coimbra

Como seria de esperar neste tipo de casas dedicadas ao leitão, entro numa sala ampla e clara, pouco decorada, com cerca de metade das mesas ocupadas. É dia de semana, não é de estranhar. A ementa vem para a mesa, mas até me perguntam se vale a pena. Não vale, mas quero ver na mesma.

restaurante albatroz coimbra entradas

Vou mandando para trás pratos de entradas que me vão trazendo para a mesa, fica só a Saladinha de Bacalhau com Grão, demasiado inundada em azeite, mas que ainda assim serve para molhar o pão enquanto espero pelo leitão. Há mais coisas na ementa, claro, mas não vejo mais nada a chegar a outra mesa senão o dito bicho, quer na sua versão trinchada ou também em sandes.

Ora… o Leitão do Restaurante Albatroz é bom. Está bem assado, a pele está crocante e a carne ainda suculenta, como se quer. Há ali sabor, ainda que a dose individual não seja fantástica a nível de quantidade. O molho é também exactamente como queremos, espesso, ligeiramente picante.

restaurante albatroz coimbra leitão

Mas o “problema” são os acompanhamentos. Começando pela salada, que não só chega quase sem tempero nenhum à mesa (quando a salada que acompanha o leitão se quer avinagrada), como adição de beterraba às ripas dá-lhe mais ar de salada modernaça do que aquela salada clássica do leitão. E depois, as batatas fritas, cortadas às rodelas sim, mas demasiado finas. Sei que são opiniões, mas com o leitão gosto daquela batatas às rodelas com alguma espessura, que precisamos de trincar e não se desfazem assim que entram na boca. Mais irregulares, acho.

restaurante albatroz coimbra sobremesa

O terminar com uma sobremesa era inevitável, assim como foi inevitável seguir a sugestão de quem me atendeu, pela simpatia durante todo o jantar. O Leite Creme foi a dica imediata, e veio maravilhosamente queimado para a mesa! Não foi o melhor que já comi, mas esta camada por cima já me deixou muito feliz. Assim como fiquei feliz com o miminho que acompanha o café, aquela aguardente caseira, que chega à mesa numa garrafa sem rótulo. Coisinha boa 🙂

café e digestivo

No final, preço justo para leitão, especialmente do bom. Não fiquei maravilhado com os acompanhamentos, mas nada a apontar ao bicho, por isso a experiência no Albatroz é positiva, no geral. São experiências e opiniões, claro, mas para mim o Albatroz não se torna inesquecível ao ponto de voltar a correr na próxima vez que ande pela zona. E isso é o mais importante, na minha modesta opinião.

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho frisante)
Informações & Contactos:

IC2 Fornos | 3020-923 Torre de Vilela | 239 913 532

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.