Aquela comida de conforto!
Gosto de sair de Lisboa por muitos motivos: porque gosto de conhecer sítios diferentes, porque quero fugir ao reboliço da cidade, ou simplesmente porque sei que vou comer bastante melhor. E mais barato. É um lugar comum, mas é verdade: basta sair das grandes cidades para se encontrar restaurantes que servem comida muito melhor e a preços muito mais baixos. E, como sou fanático pela cozinha alentejana, sempre que posso “vou para baixo”… e tento descobrir restaurantes diferentes.
E foi num fim-de semana prolongado com amigos que acabámos numa quinta perto de Viana do Alentejo, onde fomos almoçar ao Restaurante 3 Bicas.
Quando pensamos num restaurante numa pequena vila do Alentejo, fazemos imediatamente uma “mental picture”. Ora, quando entramos no 3 Bicas temos uma primeira zona que parece um café… e depois a sala de refeições afasta-se bastante daquilo que esperávamos. As paredes pintadas, a decoração sóbria, o mobiliário mais contemporâneo, tudo nos faz pensar numa interpretação de um restaurante alentejano em Lisboa e não numa espécie de tasca no meio do Alentejo.
O restaurante está praticamente vazio quando lá chegamos, já depois das 14h. Aliás, em Viana do Alentejo não se vê vivalma. O que não é surpreendente… Ainda assim, o 3 Bicas tem exactamente aquilo que esperamos num restaurante no meio do Alentejo: pratos típicos alentejanos. E muito bons, por sinal!
Mas começando pelo menos alentejano e todos, e sem dúvida o menos interessante: as borboletas do lombo com gambas e molho cocktail. Sim, leram bem… pelos vistos uma das especialidade da casa e sem dúvida o prato menos interessante de todos. A carne é boa, mas a ideia de lhe juntar gambas e molho de cocktail acaba por estragar tudo. Pena… Mas o que vale é que tudo o resto é tão maravilhoso que acabamos por ignorar aquele tiro ao lado.
E se uns simples bifes de porco grelhados já são bons, depois vêm as febras de coentrada que são brutais! A carne excelente, o sabor frote a coentros e a alho, um prato tão simples que até mete confusão de tão fantástico que é.
Sendo que ainda mais fabulosa é a feijoada de secretos! Nunca tinha comido, mas não podia deixar passar! Ora, a feijoada de secretos do 3 Bicas é assim uma coisa do outro mundo! Conseguimos sentir o sabor da carne mesmo no meio daquele sabor inconfundível da feijoada, bem apurada como se quer. Está tudo cozinhado na perfeição, até um simples arroz branco que acompanha o prato.
Ainda outro prato tipicamente alentejano, as migas com carne de alguidar. Migas deliciosas, carne bem apurada e temperada, um prato que enche mas que é viciante!
A vantagem da comida alentejana é que enche muito, até porque queremos continuar a comer. Por isso, é normal que quando chegamos ao fim, já sobra pouco espaço para as sobremesas… mas há sempre algum. Aqui no 3 Bicas, são o elo mais fraco: tanto as farófias como o arroz doce cumprem o seu objectivo, mas não surpreendem nem nos dão o conforto final que esperávamos. Valeu tudo o resto!
Assim como o 3 Bicas, haverão dezenas (centenas?) de restaurantes perdidos pelos caminhos do Alentejo que servem comida caseira maravilhosa. É uma pena não os conhecermos todos, mas o tempo e as viagens vão fazendo com que consigamos encontrar estas pequenas pérolas. Aliás, esse é um exercício que muita gente devia fazer: passear pelo Portugal mais profundo e conhecer as suas raízes. Gastronómicas e não só.
Preço Médio: 14€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Rua Padre Luís António da Cruz, 75 | 7090-284 Viana do Alentejo | 266 953 175
[codepeople-post-map]
Foi a primeira vez que paguei sem comer, pois quem não tem fome, o chef não permite que se coma um entrada, só serve doses, mesmo que as mesmas vão para o lixo, a primeira vez que tal me aconteceu, vão com fome comer a este restaurante, disparate!