populi restaurante sofisticado comida portuguesa terreiro do paço lisboa

POPULI

Um jantar bem português, entre turistas.

Não há nada melhor do que entrarmos num restaurante sem qualquer expectativa e sairmos de lá agradavelmente surpreendidos. Porque há tanta informação acerca dos restaurantes, tanta gente a partilhar experiências, que é quase impossível não ter já uma ideia pré-definida sobre o sítio onde vamos jantar. Curiosamente, fomos ao Populi quase por impulso, foi uma decisão em cima da hora, e talvez por causa disso, não procurámos nenhuma informação. Íamos com algum receio, porque os restaurantes no Terreiro do Paço são inevitavelmente virados para turistas, o que nem sempre se reflecte em boa comida… mas felizmente o Populi mostrou-nos que não tínhamos nada a temer!

Situado num dos cantos da praça, um pouco escondido pela própria esplanada, o Populi é um espaço que ganha muito pela arquitectura do edifício onde está inserido. Pé direito muito alto (o que permite que tenha uma mezzanine), iluminação baixa, decoração muito sóbria. Fomos numa noite fria, e o facto do pé direito ser tão alto torna o restaurante um bocado frio, mas quando chamámos a atenção o ar condicionado aumentou.

Percebemos que a quase totalidade das mesas está ocupada por estrangeiros, algo que não muda muito durante o jantar. Acho que nós, lisboetas, nunca pensamos “Ah e tal, vamos ali jantar ao Terreiro do Paço!”

O serviço é simpático e atencioso, outra agradável surpresa. Sugerem-nos alguns pratos, ouvem a nossa opinião. E isto na nossa mesa e também nas que estão à volta, com turistas.

Mas não era nada disto que receávamos antes de entrar no Populi, por isso vamos à comida. Que, comecemos por aí, é muito boa! Nota-se nos pratos um cuidado com a apresentação, o que está alinhado com o posicionamento do restaurante, mas o que surpreende mesmo é a qualidade, tanto dos ingredientes como da confecção. Há na carta um registo próximo da cozinha tradicional portuguesa, ainda que com alguns twists, mas esse sabor mais tradicional está lá!

Começamos com o estaladiço de farinheira com cogumelos e redução de vinho do Porto, rico em sabor, e pelo tártaro de salmão e alcaparras com focaccia de azeitona preta, que é a única desilusão da noite, mas pela quantidade… pouco tártaro para a quantidade de focaccia e salada, muito pouco mesmo.

Seguindo em frente. O peito de frango é um prato que pedimos muitas vezes em restaurantes, porque parece simples mas a maioria das vezes é servido demasiado seco e sem interesse nenhum. Ora, aqui não acontece nada disso! Este peito de frango recheado com nozes, espinafres e farinheira é suculento e muito saboroso, ainda com a pele ligeiramente tostada, acompanhado de uns legumes simples mas também no ponto. Coisas simples e boas! E se o peito de frango estava muito bom, então o risotto de bacalhau fumado, tomate cereja, azeitona preta e coentros é uma maravilha! O sabor a bacalhau e azeitona misturado no arroz, uma conjugação perfeita, onde os coentros entram para lhe dar aquele toque de frescura. Excelente!

Para terminar, as sobremesas: o cheesecake e geleia de lima muito bom, naquele equilíbrio perfeito entre o doce e o ácido; e o fondant de chocolate branco e coração de framboesa também interessante, ainda que não chegasse aos calcanhares do cheesecake. De qualquer forma, boa apresentação e bons sabores.

Saímos do Populi muito bem impressionados e, como escrevi no início, isso é que mais gostamos num restaurante. Sei que a maioria das pessoas prefere ir jantar a zonas mais confusas e principalmente quem vive em Lisboa acha sempre que os restaurantes no Terreiro do Paço são muito caros e come-se mal. No Populi não acontece nenhuma das duas coisas! Sentimos os sabores tradicionais na comida e o preço não é assim tão elevado.

E já agora, em relação ao dito preço: até ao final do mês de Fevereiro o restaurante tem uma promoção a decorrer, com 30% de desconto sobre muitos dos pratos da carta. Ou seja, o jantar ainda vai ficar mais em conta! E acreditem que vale bem a pena! 😉

Preço Médio: 28€ pessoa (com a promoção)

Informações & Contactos:
Ala Nascente – Terreiro do Paço, 85/86 | 1100-148 Lisboa | 218 877 395

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.