Estamos a chegar ao final do ano e, como é habitual, venham daí essas listas dos melhores do ano!! 2022 foi rico em boa comida mas, curiosamente, não necessariamente em restaurantes novos. Ou pelo menos novas aberturas, porque muitos dos que vão ver de seguida são novos para nós. É assim, não se pode conhecer tudo! 😉
Por isso, mais do que fazer uma lista dos melhores restaurantes do ano para nós, resolvemos fazer a lista dos Melhores Pratos que Comemos em 2022. Só para sermos diferentes! Temos pratos de restaurantes novos, algumas incursões vegetarianas, referências emblemáticas e outros que até aconteceram em exclusivo. Mas foram aqueles que mais dos surpreenderam este ano e os que mais guardámos na memória, listados aqui para vocês sem qualquer ordem de preferência. Vamos a isso?
O Bitoque do Petiscos do Miguel
Provavelmente o prato que mais vezes repetimos este ano… porque fica relativamente próximo do trabalho, porque somos muito bem tratados e porque o bitoque é BRU-TAL!!!
A Lula, Manteiga e Laranja do Velho Eurico
Como assim?! Com tanta coisa mais conhecida na tasca mais agitada de Lisboa, nós escolhemos a Lula? Pois que sim, porque foi dos pratos que mais nos surpreendeu, ainda mais pelo contexto que o Velho Eurico tem!
O Arroz de Lagosta e Gambas no Solar Dos Presuntos
O Solar dos Presuntos tem imensos pratos emblemáticos, e este é sem dúvida um deles. A nós reforçou-nos a ideia de que este restaurante continua a ser um clássico verdadeiramente imperdível na cidade de Lisboa.
Os Passarinhos Fritos no Lugar ao Sul
O Lugar ao Sul foi outra daquelas maravilhosas surpresas que tivemos este ano! Um restaurante tipicamente alentejano na Amadora, com capacidade para umas 20 pessoas… mas sempre completamente cheio, porque é fantástico! Os donos são pessoas excelentes e a comida traz-nos coisas incríveis como estes Passarinhos Fritos com molho de azeite e coentros. Brutal!!!
A Beringela com Iogurte Fumado da Taberna Sal Grosso
Mas como assim?! Um prato vegetariano na nossa tasca preferida?! Pois, é um dos pratos novos (e vegetarianos) da Taberna Sal Grosso, e é uma maravilha! Se toda a comida vegetariana fosse assim, era ligeiramente mais fácil abdicar do peixe e da carnunga 😉
O (maravilhoso) Bife à Henrique no Faustino
Não está na carta mas toda a gente o conhece, e nós fomos conhecê-lo este ano… e chegámos à conclusão de que é provavelmente o Melhor Bife que já comemos! Pela carne, pela confecção, pelo molho, até pelas batatas fritas. Tudo fantástico! Tanto que repetimos… na mesma noite.
A (inacreditável) Pá de Porco Assada no Forno a Lenha da Garagem 33
Não só não há palavras para descrever esta pá de porco cozinhada em forno a lenha durante mais de 8 horas, como não há forma simples de descrever o que é um jantar na Garagem 33. Não é uma refeição, é toda uma experiência, uma experiência única, para ser vivida em grupo, com calma e com fome, porque vão comer muito. E o David é das melhores pessoas que vão conhecer!
Aquela Sandes de Pernil Assado e Fumado do West Mambo
Quando o Bernardo Agrela abriu o East Mambo, gostámos muito dos seus kebabs. Depois veio a pandemia e o fecho do pequeno espaço… que reabriu este ano com coordenadas diferentes no nome e com sandes. Entre elas esta fantástica de pernil assado fumado, acompanhada de molhos caseiros muito gulosos. Agora podem encontrar estas sandes no Povo, na Rua Cor-de-Rosa (Cais do Sodré).
Medalhões de Vaca Cachena na Brasa do Bairro
São os medalhões e ainda a Rubia Galega Maturada que está na mesma tábua. Carnes simplesmente maravilhosas, num restaurante que devíamos ter conhecido há muito tempo! Agora o Henrique já não está lá para nos atender e divertir, mas continua a ser dos melhores sítios para comer carne nos arredores de Lisboa.
O Carpaccio de Lírio no Tua Madre (Évora)
Desde a sua abertura que o Tua Madre é um dos nossos habituais, mesmo sendo em Évora. Sempre que podemos fazemos um desvio ou vamos lá de propósito para provar as coisas maravilhosas que o Francesco faz. E este carpaccio de lírio foi apenas uma delas, numa das várias visitas que fizemos.
A Raia Frita na Tasca da Ti Augusta (Ribamar)
Já desde o ano passado que tínhamos a Tasca da Ti Augusta na nossa lista, mas o facto de ser sazonal limita as visitas. Fomos até Ribamar mesmo no último fim-de-semana antes de encerrarem para o Inverno e, para além da caldeirada que é o ex-libris da casa, comemos esta Raia Frita que é simplesmente fenomenal!
A Melhor Lasagna do Mundo, na La Bottega Di Gio
Já não a comíamos há algum tempo e regressámos este ano… apenas para comprovar que é efectivamente a Melhor Lasagna do Mundo! Isto na nossa modesta opinião, claro! 😉
As Ovas à Casa no 3ª Parte (Moita)
O 3ª Parte estava na nossa lista há algum tempo, e um almoço de grupo levou-nos lá… apenas para ficarmos fãs!! E logo desde o início, com estas ovas assim tipo à Brás, simplesmente viciantes! Se não fosse pela quantidade de comida que se seguiu, tínhamos comido 3 ou 4 pratos destes!
Os Rins Grelhados na Taberna dos Cabrões (Montijo)
“Há gado novo na casa!!” Sim, é o que ouvimos na Taberna dos Cabrões, se formos estreantes. Por mim, podem chamar-me o que quiserem… porque se me servirem sempre estes Rins Grelhados, fico tão feliz que nem ouço nada.
A re-interpretação do Taco Al Pastor no Las Dos Manos
O Chef Kiko Martins abriu um restaurante improvável: cozinha mexicana com influências japonesas. Mas, como já seria de esperar, resulta lindamente! Uma experiência mexicana mais elitista, um espaço cheio de pinta, e re-invenções de pratos clássicos como este Taco Al Pastor, cheias de sabor e visualmente arrebatadoras.
O Pozole do Potzalia
Parece simples, parece nem ter muito bom aspecto, mas dentro desta taça está o pedaço de México mais genuíno que comemos fora do próprio México – e nós até andámos por lá este ano! Este pozole transporta-nos para terras mexicanas e é uma explosão de sabor completamente inesperada, especialmente quando estamos num restaurante de centro comercial. Fantástico!
O belo do Cozido à Portuguesa no Sítio de Gente Feliz
Já há pouca coisa a dizer sobre o que oMiguel está a fazer no Sítio de Gente Feliz, outro daqueles nossos spots habituais. Mas aqui foi um exclusivo para uma grupeta especial, num dia chuvoso: um dos melhores Cozidos à Portuguesa que nos passaram pelo bucho!!!
O Kashunattsu Tantanmen (ramen) no Ajitama Ramen Bistro
Quem nos conhece sabe que o Ajitama é a nossa ramen joint preferida em Lisboa. Ora, agora há um Ajitama novo, no Cais do Sodré, e além de um espaço muito engraçado, há esta novidade no menu, um ramen intenso e espesso, cheio de nuances de sabor, perfeito para os dias frios.
A Espetada à Madeirense no Talho do Caniço (Funchal)
Uma das melhores experiências que tivemos em “restaurantes” este ano, e das melhores carnes que já comemos! Ir ao Talho do Caniço é toda uma viagem e é preciso entrar no conceito e deixarem-se ir. Asseguramos que estas espetadas vos vão saber pela vida!!!
O Sorvete de Morango, Coco e Brócolos no Encanto by Avillez
Fomos ao Encanto ainda antes de ter ganho a Estrela Michelin, mas já antecipávamos que isso pudesse acontecer. A nossa experiência teve altos e baixos, demasiados até, e a todos os níveis. Mas esta pré-sobremesa foi não só um dos pratos mais interessantes da noite, como dos mais engraçados que provámos este ano.
O Bife à Trafaria Antiga na Taberna Manuel da Gorda (Trafaria)
Outro bife, noutro restaurante na Margem Sul. Parece repetitivo, mas este bife vale enfrentar o trânsito na ponte. É um clássico do restaurante e da zona, e é verdadeiramente delicioso!
O singelo mas delicioso Minchi do Patuá
Há quem lhe chame o “Bitoque de Macau”, mas é mais marketing que outra coisa qualquer. O Patuá é dos restaurantes mais interessantes a nível de asiáticos em Lisboa, e o seu Minchi é dos melhores que já comemos. E os preços também são muito convidativos!
A perfeição que é a Lula com Ponzu no Kappo
É quase impossível isolar um momentos de entre os 12 ou mais que tivemos no nosso jantar no Kappo. Esta Lula é de ir aos céus, pela qualidade e simplicidade do que nos é servido. Mas todo o jantar é uma experiência fenomenal, que aconselhamos a viverem rapidamente… porque nos parece que vai haver uma Estrela Michelin em breve.
E o Burger Cheese & Onion do Taste Invaders
Está no fim, mas não é depreciativo. Até porque este Cheese & Onion é o melhor hambúrguer que comemos em 2022, de caras! E o próprio conceito do restaurante ainda o torna mais interessante. Primeiro estranha-se… mas quando se entranha, ficamos logo fãs!
Venham ao Pátio da Graça, em Santarém, para uma misturada peruano-japonesa, bem boa.
Definitivamente falta-vos conhecer o Caldo de Beldroegas do Retiro do Ernesto, em Moura. Marcamos encontro para esta Primavera?