Estamos finalmente a chegar ao fim deste ano fatídico que foi 2020! Estava difícil!!! E mesmo não tendo sido um ano feliz para a área da restauração (aliás, para quase nenhuma área em geral), não queremos deixar de destacar os melhores restaurantes de 2020, além de outros projetos de que também gostámos no decorrer destes 12 meses. Vamos separá-los em dois grupos, sem nenhuma ordem em especial: Restaurantes e opções de Home Delivery/Take Away.
RESTAURANTES
O VELHO EURICO
Uma das grandes surpresas do ano, esta tasca antiga transformada em tasca cool, com malta jovem a trabalhar bem aqueles pratos tradicionais de que tento gostamos. Um caso sério de sucesso, antes e depois do confinamento.
TABERNA MANUEL DA GORDA (Trafaria)
Um restaurante que descobrimos este ano, e foi em bom tempo que o fizemos! Comida honesta, caseira, gente muito simpática, preços fantásticos. Uma boa opção para quem anda na margem sul mas nem só! Sem dúvida um dos melhores restaurantes de 2020.
FAZ FRIO
Outro restaurante com história, que foi renovado para ficar mais jovem e cool, e que com a preciosa ajuda do Chef Mateus Freire está a mostrar que continua um bastião da comida tradicional portuguesa. E atenção: há aqui os melhores pastéis de bacalhau que se comem em Lisboa!
ISCO
“Mas o Isco não é uma padaria?!” Pois é, mas é também muito mais do que isso. É um sítio daqueles onde nos sentimos em casa, onde somos recebidos como família. E por aquelas “famosas” mesas azuis passaram alguns dos pratos mais interessantes que comemos este ano! E foi por isso que entrou directamente para os nossos melhores restaurantes de 2020.
COMIDA INDEPENDENTE
Sim, outro espaço que não é bem um restaurante… mas que se tornou um ponto de encontro para muitas noites. Isto porque tem vinhos muito bons e tem petiscos fantásticos, que variam diariamente. E, claro, tem a melhor sandes de pastrami do Mundo!
O TRANSMONTANO
Podíamos incluir aqui o Transmontano só por causa da cabidela, que é provavelmente a melhor que já comemos (e que repetimos diversas vezes antes da pandemia). Ou também pelo facto do dono do restaurante ser a pessoa mais fora do comum que já vimos neste meio. Mas na realidade é por tudo isto e muito mais!
CLÁSSICO by OLIVIER
Uma das últimas aberturas do Olivier, em plena praia, na Costa da Caparica, um espaço cheio de classe e diversão, onde podemos comer os melhores peixes e mariscos. Foi um dos grandes spots do curto Verão que tivemos, e vai de certeza ser assim também em 2021.
ESQUINA DO AVESSO (Porto)
Numa das poucas visitas que fizemos ao Norte, tivemos oportunidade de finalmente ir conhecer a cozinha criativa do Esquina do Avesso. Excelente produto, criatividade a rodos e apresentações fantásticas, num restaurante que foi uma maravilhosa surpresa… ou uma confirmação!
NAPERON (Odeceixe)
E por falar em fantásticas surpresas que já esperávamos que fossem assim, não podíamos deixar de falar do Naperon. O novo projeto do Chef Hugo Nascimento – que deixou a tasca da Esquina para ir para Odeceixe – mostra toda sua a criatividade, com uso dos melhores produtos regionais. É um restaurante que vale a viagem até ao Alentejo, mas assim de caras!
PRAIA NO PARQUE – BARRA DE SUSHI
E “last but no least”, a barra de sushi do Praia no Parque, onde está o Chef Lucas Azevedo a mostrar porque é que é uma das referências máximas da cozinha japonesa em Lisboa. Neste balcão fazemos uma verdadeira viagem pelo Japão e pela sua gastronomia, sempre com explicações e todo o enquadramento que precisamos para que esta seja uma experiência inesquecível.
TAKE AWAY/HOME DELIVERY
AJITAMA
Foram muitos os restaurantes que conseguiram reinventar-se durante o período do primeiro confinamento, e que por isso têm estado a sobreviver aos efeitos da pandemia. O Ajitama, criou o seu próprio site, e passou a fazer entregas e take-away dos seus ramens, e o contínuo aperfeiçoamento dos processo faz com que neste momento seja a melhor opção para comer um excelente ramen em casa!
LUPITA
Uma das novas pizzarias da cidade, com criações muito diferentes do habitual. Massa saborosa, ingredientes de topo, conjugações inusitadas, para passar no pequeno espaço do Cais do Sodré para ir levantar ou então pedir via plataformas de entregas.
ANGELA’S CANTEEN
Mais uma fantástica surpresa! Um pequeno projeto caseiro que foi crescendo ao longo dos meses, e que se baseia na entrega em casa – todos os Domingos – de apenas um prato: cachupa, mas uma cachupa fenomenal. Rica em ingredientes e muito bem condimentada, acompanhada por um picante caseiro delicioso e um grog também caseiro… que é fantástico!
A-100
Aqui não houve nenhuma adaptação, porque o A-100 já era um serviço de entrega de burgers ao domicílio. E já o conhecíamos o suficiente para saber que continuam a ser dos melhores burgers que existem neste registo! Decadentes, maravilhosos, deliciosos.
YAKUZA by OLIVIER
O Yakuza já era o nosso restaurante de sushi preferido em Lisboa, mas com a pandemia conseguiu criar mecanismos para tornar o take away numa experiência muito acima da média. Tudo aqui é pensado ao pormenor, desde o packaging ao processo de entrega. E a comida… aqui ficamos mesmo sem palavras! 🙂
RICE ME
O Rice Me foi dos primeiros restaurantes a adaptar-se às entregas ao domicílio, e conseguiu levar os seus pratos com base de arroz a casa de muita gente. Um pad thai excelente, risottos de chorar por mais e muitas outras coisas que vos vão deixar a salivar.
RECO RECO
Um dos mais recentes projetos de entregas ao domicílio, criado pelo Pigmeu. No fundo, tratam-se de petiscos feitos de porco, sandes e hambúrgueres. O cheeseburger é fantástico, a katsusando é óptima, e depois há coisinhas boas como o brioche com presunto. Vai dar que falar!