O final do ano é época de balanços. Com Lisboa (e Portugal no geral) a ser cada vez mais um destino turístico, a oferta gastronómica aumenta, por isso 2017 foi um ano de inúmeras aberturas de restaurantes. E fechos também…
De seguida destacamos os que para nós foram os10 melhores restaurantes, os que nos surpreenderam neste ano que agora acaba, em Lisboa e não só. Alguns são novos, outros nem por isso… mas são todos FENOMENAIS!
Aqui ficam então, na nossa opinião…
Os 10 MELHORES RESTAURANTES DE 2017
CHUTNIFY (Indiano)
Um indiano diferente, mas tão diferente que se torna único. Uma das novas aberturas em Lisboa no ano de 2017, tornou-se rapidamente num caso de sucesso, por isso é (muito) conveniente marcar. O espaço é muito giro e na comida os destaques são as dosas e os byrianis. E com picante a sério!
PASTA NON BASTA (Italiano)
Abriram muitos restaurantes italianos em Lisboa este ano, mas o Pasta Non Basta destacou-se pela qualidade fantástica dos pratos que provámos. Tanto no que respeita às pizzas como em relação às pastas, sentimo-nos realmente em Itália, e isso é o melhor que se pode dizer em relação a qualquer restaurante internacional. Multo Buono!
LOCAL (Cozinha de Autor)
Um dos projectos mais arrojados do ano, pelas mão do Chef André Lança Cordeiro, que nos convida a ser uma das 10 pessoas a jantar na mesa “comunitária” que tem dentro da sua cozinha. Maior intimidade não podia haver, e isso torna a experiência em algo único! Como se isso não bastasse, a comida é fenomenal, com influências francesas e asiáticas a misturarem-se com ingredientes nacionais. A não perder!
SHIKO – TASCA JAPONESA (Japonês – Porto)
Numa das muitas visitas ao Porto que fizemos este ano, fomos descobrir esta pequena maravilha! Uma tasca japonesa onde há sushi mas muito mais do que isso. Petiscos surpreendentes, sushi de fusão, saké excelente para acompanhar. E simpatia, muita simpatia.
ORGANIC CAFFE (Vegetariano / Healthy)
Numa fase em que os restaurantes vegetarianos/vegan ou de comida saudável estão num boom de crescimento, fomos conhecer este espaço dentro do Spa do Hotel Estoril Palácio. A calma do restaurante ajusta-se na perfeição ao estilo de comida que nos oferece: pratos saudáveis (vegetarianos ou não), com cores incríveis e sabores espectaculares.
DOM QUEIJO (Campo Grande)
Um restaurante onde o ingrediente principal é o queijo? Sim, parece-nos bem! O Dom Queijo não é muito grande, mas tem uma grande ideia por trás: o queijo está presente em todos os pratos, mas nunca da maneira mais óbvia. Poucos pratos, menu de degustação a um preço excelente, e execução fantástica!
BOA-BAO (Asiático)
Se tivéssemos de organizar este top, provavelmente o Boa-Bao estaria em primeiro lugar. Foi o grande impulsionador da moda dos restaurantes asiáticos em Lisboa este ano, mas destaca-se por ser claramente o melhor. Não só o espaço é completamente “instagramável”, como o serviço é dos melhores que já encontrámos. E a comida, minha gente, é uma verdadeira viagem por toda a Ásia!
RIB – BEEF & WINE (Chiado)
Carnunga da boa!!! Temos os nossos restaurantes de carne preferidos em Lisboa, e o RIB – Beef & Wine entrou para essa lista! O restaurante fica na Pousada de Lisboa, no Terreiro do Paço, mas tem um feeling muito próprio. As carnes são fabulosas, tanto na matéria prima como na confecção. E a garrafeira é também do outro mundo!
ARMAZÉM DA ALFÂNDEGA (Aveiro)
Já conhecemos o Chef Daniel Cardoso há algum tempo, mas este seu novo projecto em Aveiro permitiu que ele mostrasse toda a sua criatividade. O Armazém da Alfândega não só é um espaço cheio de pinta, jovem e moderno, como tem uma ementa baseada em prato para partilhar criativos e surpreendentes. Fusão de influências gastronómicas que podia concorrer e ganhar a qualquer restaurante em Lisboa ou no Porto!
AJITAMA SUPPER CLUB
Ok, não é bem um restaurante… mas é provavelmente o espaço com a maior lista de espera em reservas deste ano! O Ajitama é um supper club (ou seja, vamos jantar a casa de pessoas que não conhecemos, com mais uns quantos desconhecidos) e serve ramen. Aliás, serve o melhor ramen que comemos em Portugal!