o talho 4 domingos 4 gastronomias evento chef kiko lisboa

O TALHO – 4 DOMINGOS 4 PAÍSES 4 GASTRONOMIAS

O México n’O Talho foi fora de série!

Estávamos à espera de nachos e burritos. Mas, felizmente, estávamos completamente enganados. A viagem pelo México que o Chef Kiko Martins e a Chef Marlene Vieira nos proporcionaram no último Domingo de Março n’ O Talho foi isso mesmo, uma verdadeira e brilhante viagem.

o talho 4 domingos 4 gastronomias evento chef kiko lisboa 2

A própria iniciativa é já bastante interessante! Durante 4 meses, no último Domingo de cada mês, 4 chefs convidados saem da sua “zona de conforto” e exploram a gastronomia de um país: depois do México com a Chef Marlene Vieira, vamos ainda ter o Líbano com o Chef Miguel Laffan, o Vietname com o Chef Paulo Morais e o Japão com o Chef Henrique Sá Pessoa. Tudo é muito prometedor e, se nos basearmos no que aconteceu no último Domingo, então vai superar as expectativas em larga escala!

Vamos então ao México em 5 pratos!
Sem nenhuma indicação do menu, somos surpreendidos a cada prato, começando logo na entrada: um tártaro de novilho com guacamole e gelado de azeite, já por si excelentes, mas acompanhados de minhocas, grilos e gafanhotos. Sim, isso mesmo! Insetos desidratados, para dar ao prato uma textura crocante fora do comum, além de um impacto visual muito bom!
De seguida, a sopa Azteca, composta por um caldo de galinha com texturas diferentes de milho, abacate e chilli. Sabores fortes, apresentação excelente, o prato da noite.

o talho 4 domingos 4 gastronomias evento chef kiko lisboa 3
O Mole poblano com magret de pato é menos consensual apenas porque o molho que junta chocolate, frutos secos, banana e chilli acaba por se tornar ligeiramente pesado, mas ainda assim é um óptimo prato.
Num jantar mexicano não podia faltar o Chilli con Carne. Mas como este tem o dedo inventivo dos Chefs, vem em forma de croquete, com arroz crocante, novamente uma junção perfeita dos sabores tradicionais com texturas inesperadas.
Para finalizar, os Trés Leches, uma sobremesa constituída por um bolo de leite, gelado de goiaba, morangos e suspiro. Uma daquelas sobremesas que podíamos comer a todas as refeições!

Tudo acompanhado por uma cerveja artesanal (com a chancela da Estrella Dam) leve, aromática, excelente!
E com o café, um shot de tequila, como é obrigatório! 🙂

Foram mais de 2 horas de viagem ao México, um México mais genuíno mas ao mesmo tempo reinventado, onde houve uma sintonia perfeita entre sabores, texturas e empratamento. Parabéns aos Chefs (e à equipa) pelo jantar extraordinário!
E para quem ainda esteja indeciso sobre se os restantes 3 jantares valem a pena, não pensem mais! Se forem como este, serão sem dúvida inesquecíveis! Nós já estamos a “salivar” pelo Líbano! 😉

Preço Fixo: 45€ pessoa (menu de 5 pratos)

Informações & Contactos:
Rua Carlos Testa, 1B | 1050-046 Lisboa | 213154105

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.