O MERCADO (ALCÂNTARA)

O MERCADO (ALCÂNTARA)

Arrozes e grelhados, num ambiente de amigos!

Há qualquer coisa de especial em entrar num restaurante onde toda a gente parece conhecer-se. Clientes e empregados, todos a tratar-se pelo nome próprio, a trocar piropos, numa diversão constante. Ok que há sempre gente nova a aparecer no restaurante, mas a grande maioria são clientes habituais. Amigos.

O Mercado, em Alcântara (mesmo no mercado, lá está), é um restaurante deste género. E o que surpreende ainda mais é o facto do restaurante ser enorme e ainda assim parecer estar sempre cheios de gente conhecida!

o-mercado-restaurante-tradicional-comida-portuguesa-alcantara-lisboa

Estamos num registo de restaurante tradicional, com comida portuguesa, sem grandes invenções. Temos peixes e carnes expostas na montra, à entrada, para nos fazer escolher. Peixe fresco, muito fresco, mas acima de tudo bem trabalhado por quem está na cozinha, tanto na grelha como nos tachos.

Podemos começar com uns bons pastéis de bacalhau ou saltar logo ara o marisco pequeno, que funciona sempre bem como entrada: as amêijoas à bulhão pato são puxadinhas, e o camarão cozido é grande e carnudo. Para quem prefere começar pela carne, o pica-pau é sempre uma escolha segura.

Nos pratos principais, destaque claro ao peixe! Do grelhado, onde mais do que escolher pela lista, é perguntar ao empregado qual é o peixe que recomenda, e assim temos a certeza que é o mais fresco. Mas também temos os pratos de tacho que aqui são feitos com mestria: o arroz de marisco, o arroz de garoupa com gambas ou de lingueirão são excelentes, aliás, mesmo o arroz de feijão que acompanha alguns pratos é fora de série. Os lagareiros são também muito bons (bacalhau e polvo) e há ainda uma cataplana que é mais caldeirada normal, mas ainda assim não envergonha ninguém. As doses são bastante bem servidas, ou seja, acompanham os preços.

Nas carnes, às vezes há cabidela, avinagrada e bem recheada de carne, mas também aqui governa a grelha, onde se fazem uns bons secretos, lagartos, espetadas ou mesmo a picanha.

o-mercado-restaurante-tradicional-comida-portuguesa-alcantara-lisboa-pasteis-bacalhau

Sobremesas caseiras, geralmente boas, num registo tradicional e conventual.

Este é também um restaurante bem preparado para jantares de grupo. A sala é ampla, por isso dá perfeitamente para criar zonas para grupos ruidosos e numerosos, mais ou menos afastadas dos clientes particulares. Além disso, O Mercado tem vários menus de grupo, com bebida incluída, onde os preços variam consoante a complexidade dos pratos (começam nos 20€ e vão por aí acima).

o-mercado-restaurante-tradicional-comida-portuguesa-alcantara-lisboa-bacalhau

Para um registo de restaurante tradicional (ou para um registo de restaurante num mercado) não é dos mais baratos. Dependendo também do que se beber (ou do quanto se beber), pode oscilar um pouco, mas aqui pagamos a qualidade e a confecção. Estamos a falar de peixe, daquele mesmo bom, por isso os preços têm de corresponder.

O Mercado é um clássico em Alcântara, e continua sempre cheio por quem lá vai gosta. E sente-se entre amigos.

 

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho da casa)

Informações & Contactos:
Rua Leão de Oliveira – Mercado Rosa Agulhas, Loja 19 | 1300-350 Lisboa | 21 364 9113

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.