O JACINTO

O Melhor Arroz de Pato que já comi!

Na verdade, este texto podia resumir-se ao título. Ou então, se quisermos colocar as coisas de outra forma: fui ao Jacinto com a expectativa de comer uma grande cabidela, e saí de lá completamente rendido ao Arroz de Pato! Sim, este que podem ver na fotografia em baixo: caldoso, arroz no ponto, cheio de pato, com um toque de hortelã que o eleva a um patamar estratosférico. Um Arroz de Pato que entra para o top de melhores pratos deste ano, logo em Fevereiro!

o melhor arroz de pato do mundo

Já tinha O Jacinto na minha lista de restaurantes a visitar há vários anos, mas foi sempre ficando para trás porque é um clássico, um daqueles restaurantes que sabemos que vão sobreviver a modas, pandemias, crises, etc. O Jacinto fica em Telheiras e encaixa-se naquela tipologia de restaurante de comida tradicional portuguesa mas com preços acima da média, com um espaço e serviço um pouco mais sofisticados. Ou seja, tem um target mais exclusivo, ainda que num registo tradicional. É daquele tipo de restaurantes onde, logo quando chegamos à mesa, já temos vários pratos com entradas – boa salada de polvo e também a de pimentos assados – e uma ou duas garrafas de vinho, por exemplo. Estão a ver o género, certo?

o melhor arroz de pato do mundo

Ora, como expliquei no primeiro parágrafo, fui ao Jacinto num almoço com malta “da pesada”, e os pratos já estavam selecionados previamente: Arroz de Cabidela, Cabrito Assado à Padeiro e Arroz de Pato. São pratos especiais da casa, alguns só por encomenda ou disponíveis em dias específicos, ainda que o Cabrito, por exemplo, seja uma das especialidades do restaurante. Honestamente, quando soube os pratos, pensei logo no arroz de pato como o elo mais fraco do conjunto… mas nem sabia o que aí vinha!

Mas comecemos então pela Cabidela, que aqui no Jacinto é muito boa! O arroz é servido no ponto, o sabor é bastante equilibrado e puxado ao vinagre, a carne do frango é tenra e saborosa, nada a apontar. É curioso que O Jacinto tem picantes caseiros diferentes consoante o prato que acompanham, e aquele que serve para a cabidela é agressivo mas muito aromático. Bom começo, sem dúvida!

De seguida, o Cabrito Assado à Padeiro, que sendo bom, é o menos surpreendente dos três pratos servidos. É o problema das comparações… Trata-se ainda assim de um bom cabrito, bem assado, acompanhado com batatas assadas e um arroz de miúdos de forno muito bom. Aliás, percebemos aqui que os pontos dos arrozes aqui no Jacinto são sempre perfeitos.

E foi então que nos é servido o último prato. Honestamente, porque não sabíamos, esperávamos um daqueles arroz de pato à tradicional, feitos no forno, que têm tendência a ficar secos. Nada disso! O Arroz de Pato do Jacinto é caldoso, e o caldo é simplesmente maravilhoso, cheio de gordura e sabor. Ouviu-se várias vezes na mesa dizer que, se houvesse mais caldo, podíamos terminar este almoço apenas com uma tigela, tipo canja. O arroz volta a estar cozinhado no ponto, a proporção de pato é excelente, e a hortelã cria o contraste necessário à gordura dos restantes elementos. Não era o tipo de arroz de pato que esperava, mas ainda bem, porque este Arroz de Pato do Jacinto é o melhor que já comi na vida!

o melhor arroz de pato do mundo

Já não temos fome, mas terminamos a refeição com uma Tarte de Limão Merengada, também excelente. É engraçada como era um grupo que habitualmente não liga a sobremesas, mas esta é tão boa que ninguém deixou nada no prato. O equilíbrio é perfeito, as texturas também… muito boa mesmo! E acompanhada por uma aguardente velha em copo aquecido, ainda fica melhor!

o melhor arroz de pato do mundo

Em resumo, fui ao Jacinto para provar uma cabidela e saí de lá completamente rendido ao arroz de pato. E ainda bem que aconteceu este almoço de gajos, porque senão continuava a manter O Jacinto na minha lista interminável de restaurantes a visitar, sem nunca saber o “segredo” que ali estava escondido! O Jacinto é um clássico e é realmente um bom restaurante, mas se fosse pelo resto dos pratos, esta visita bastava para mim. Só que este Arroz de Pato superou todas as expectativas e vai efetivamente ficar marcado na minha memória. Por isso é inevitável regressar!

Preço Médio: 35€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:

Av. Ventura Terra, 2 | 1600-781 Lisboa | 21 759 1728

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.