O CRISPIM (Fátima)

Uma referência em Fátima.

Este foi “limpinho”! Quando perguntamos a amigos e dentro da nossa comunidade de seguidores onde é que sugerem que vamos jantar em Fátima, há um nome que se destaca assim de longe em relação a todos os outros: O Crispim! E é este o objetivo principal do Onde Vamos Jantar?, dar a conhecer restaurantes em todo o lado… sendo que algumas vezes temos a maravilhosa surpresa de toda a gente conhecer este ou aquele restaurante, menos nós 🙂

Então se a grande maioria das pessoas diz que é imperdível, não podemos deixar escapar a oportunidade. Por isso, mesmo no meio de vários dias de trabalho, lá vamos nós jantar ao Crispim.

 O crispim fátima

Longe do centro de Fátima – o que dá para uma caminhada de uns 15 minutos, que no final serve para “desmoer” um pouco o jantar – chegamos ao Crispim e a entrada confunde-nos, porque parece que estamos a entrar por uma garagem. Mas quando passamos porta adentro, começamos a ouvir o som de grupos divertidos a conversar, e percebemos que estamos no sítio certo.

O Crispim é daqueles restaurantes tradicionais, cheios de madeira e de ornamentos diversos a decorar as paredes e o tecto. E também daqueles onde a mesa já está cheia de entradas quando nos sentamos, naquele push desnecessário e que já sabemos que vai inflacionar a conta. Ainda assim, entramos no jogo… porque temos fome, e porque os queijos e enchidos têm bom aspecto.

 O crispim fátima

Estas entradas vão entretendo enquanto analisamos a ementa e decidimos o que comer. Há pouco pratos, mas tudo coisas simples e reconhecíveis, por isso é relativamente fácil escolher. A pessoa mais “saudável” da mesa pede um Robalo Grelhado, que chega muito bom à mesa, pela qualidade do peixe, pela forma como é trabalhado na grelha… e especialmente pelas fantásticas Migas que o acompanham! Migas ribatejanas, bem temperadas, muito saborosas!

 O crispim fátima
 O crispim fátima

Mas ainda melhores são os outros dois pratos que chegam à mesa, de carne. O Bife do Lombo é uma maravilha, dos melhores que já comemos, simples, bem temperado, carne fenomenal. Não é preciso muito mais, pois não? E depois, um prato que nunca tínhamos provado, a Friginada de Entrecosto: tiras de entrecosto cozinhadas em vinha de alho, carne tenra, muito saborosa, de comer à mão e chorar por mais. E então aquele molho misturado com as migas… caraças, pá!

entrecosto

Para terminar, sobremesas, caseiras, boas. O Bolo de Bolacha é feito como deve ser, saboroso e gordo, assim como o Molotof. São sobremesas simples, como simples é também o resto da carta, já que se trata de um restaurante tradicional. E as coisas simples geralmente são as melhores!

bolo de bolacha O crispim fátima
molotof

A única dúvida com que ficamos no final do jantar no Crispim é a razão pela qual há a descrição “petisqueira” no nome do restaurante… porque além das entradas, não há petiscos nenhuns há na carta. Enfim, coisas que ultrapassam a nossa compreensão. Seja petisqueira ou não, O Crispim é um restaurante muito bom! Não sei se é o melhor de Fátima, mas vai entrar nas nossas recomendações. Se podia ficar mais barato? Sim, claro que podia, aquelas entradas encarecem o preço. Mas pronto, só as come quem quer!

Preço Médio: 20€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:

Rua de São João Eudes, 23 | 2495-630 Fátima | 249 532 781

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.