O BEIRAL

O leitão é bom, mas não é o melhor.

Fui ao Beiral porque ouvi falar do leitão. É tão simples como isso! Há muita gente a discutir sobre qual é o melhor leitão de Lisboa, ou pelo menos a ser servido em Lisboa, e são várias as opiniões sobre o do Beiral ser dos melhores (ou mesmo o melhor). Se pensarmos bem, é quase tão polémico sobre o melhor leitão em geral, em todo o País – e aqui nós somos claramente “team” Mugasa! De qualquer forma, não podia deixar passar a oportunidade, até porque o Beiral fica relativamente perto do escritório. Por isso, almoço de dia de semana, reuni um pequeno grupo e lá vamos nós até aos Olivais.

leitão

Entrar no Beiral é como entrar num restaurante tradicional qualquer, mas daqueles que percebemos perfeitamente estarem posicionados num nível de preço um pouco mais elevado. Percebemos isso pelo ambiente, pelas pessoas sentadas nas mesas, pelo próprio aspecto do espaço, nas duas salas. É daqueles restaurantes onde não só as entradas já estão na mesa quando nos sentamos, como até lá está uma garrafa de tinto, como “sugestão”. Isso mesmo.

aquario
o beiral sala

E a questão dos preços confirma-se quando abrimos o menu, claro. Não são preços absurdos, mas são preços altos, especialmente se considerarmos a zona da cidade em que estamos. Ainda assim, o restaurante está cheio, e percebo que na sua maioria são clientes habituais. Daqueles que são sempre melhor e mais rapidamente atendidos do que nós, que estamos aqui pela primeira vez. É a vida, malta… é a vida.

o beiral entradas

Então e o leitão, não é? Pois que o Leitão Assado do Beiral (assado em forno a lenha) é bom… mas não é extraordinário. É bem assado, a pele está mais ou menos estaladiça, a dose é bem servida. Desilude um bocado o molho, por ser demasiado aguado e não tão intenso como se quer. No fundo, não é um mau exemplar do bicho, mas também não consigo concordar com quem diz que é o melhor de Lisboa. Se bem que pode ser apenas a minha opinião…

o beiral leitão

Vejo travessas de leitão a sair chegar à quase totalidade de mesas no restaurante, mas não só. Porque há outros pratos no Beiral, sempre numa lógica de cozinha tradicional. Os Choquinhos à Algarvia são uma agradável surpresa, bem servidos e saborosos, e mesmo o Bacalhau à Lagareiro está muito bem cozinhado, ainda que aqui pareça ser uma dose mal servida… só que não é, a travessa é que é demasiado grande, isto noutro prato resultada muito melhor.

choquinhos
o beiral bacalhau

Piores as sobremesas, ou pelo menos uma delas, por sinal aquela que peço praticamente sempre em restaurantes. O Bolo de Bolacha do Beiral é dos piores que já comi, aliás, nem sequer comi mais de duas garfadas. Até pode ser caseiro e é verdade que não tem aquelas natas que nada têm a ver com a receita original, mas o creme deste bolo de bolacha não sabe a nada, nem a manteiga, nem a café, nada! Aliás, não há um toque de café no bolo inteiro, nem as bolachas parecem ter sido embebidas. Uma desilusão enorme para mim e para outras pessoas na mesa que pedem o mesmo. Safa-se aquele que resolveu pedir uma coisa menos “típica” – a Mousse de Oreo – que é exactamente aquilo que estamos à espera, sem tirar nem pôr.

o beiral bolo de bolacha
Sobremesa Restaurante

No final do almoço, pagamos bem. Não sendo uma exorbitância, um almoço no Beiral fica caro. Especialmente porque estamos a falar de pratos tradicionais, que conseguimos encontrar noutros restaurantes ou tascas espalhados por Lisboa a quase metade do preço. O leitão não é dos mais caros que já comi, é verdade, mas também não é dos melhores. Só que este posicionamento “no meio termo”, quando visto na perspectiva da conta final, deixa o Beiral abaixo das expectativas. Porque encontro melhores alternativas (e mais baratas) tanto para o leitão como para os pratos tradicionais num dia de semana ao almoço.

Preço Médio: 20€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua Cidade da Praia, 367 A | 1800-119 Lisboa | 21 851 16 37

2 comentários em “O BEIRAL”

  1. Estive a jantar com os meus netos e eles pediram 3 bitoques e n/conseguiram comer
    a carne porque era muito dura.
    Paguei e à saída disse o que tinha acontecido e o funcionário disse-me que devia ter dito quando começaram a comer. Trouxe a carne para aos meus cães talvez eles consigam comer. Fiquei deveras descontente e n/sei se voltarei.
    Também por falta de pessoal? Quase n/apareceram à nossa mesa.
    Fernanda Dias
    20/07/2022

    Responder
  2. Razoável, extração de fumo deficiente, cozinheiro não sabe arranjar peixe, não limpa o peixe… servem peixe cru… caro para a comida que serve. Qualidade razoável…

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.