NOVIDADE: Valdo Gatti, a nova pizzeria biológica de Lisboa.

Partilha!

Nem mesmo na altura do Verão abrandam as novidades na restauração lisboeta!

Desta feita falamos da abertura recente da Valdo Gatti, no Bairro Alto, que se rege por dois valores base tanto na carta como no espaço e também mesmo nos ideais da equipa: toxic-free e genuinidade.

No fundo, trata-se da tentativa de evitar o desperdício, a atenção ao impacto ambiental do negócio e o uso de ingredientes frescos (e o respeito pelo seu tempo de vida), que fazem deste um projecto muito singular. De Portugal vêm os produtos hortícolas, as ervas aromáticas, o sal e o azeite bio, enquanto de Itália chegam voam os produtos típicos de uma pizzeria: o tomate, a charcutaria, a mozarela de búfala DOP da zona de Campania, a farinha semi-integral da região de Veneto, e os queijos. Todos são produtos são biológicos, claro.

E o que é que se come na Valdo Gatti? Ora, a carta tem 12 pizzas diferentes, confeccionadas com ingredientes biológicos de pequenos produtores, num forno que combina lenha certificada que provém da limpeza das florestas, e gás. Alguns destaques são a Crudaiola Antonino com toppings frescos e crus como abacate, tomate-cereja, rúcula, parmigiano e mozzarella, a Zucchina Verde, com base de courgete e brócolos ou a Bufalotta, de base branca (sem molho de tomate), que leva mozzarella de búfala DOP, tomate-cereja, prosciutto crudo, oregano e basílico.

Além das pizzas, entradas como a Parmigiana di melanzane (beringelas no forno com mozzarella e tomate) ou sobremesas como o tradicional Tiramisú ou os deliciosos gelados da Nannarella.

A questão da sustentabilidade não se limita à carta, estende-se às bebidas e ao espaço: os sumos são naturais e prensados a frio no momento, e o vinho é biológico e servido em garrafas de vidro reutilizáveis, além de que a água é da torneira, mas chega à mesa só depois de filtrada, num jarro de vidro, porque o plástico foi banido (até as palhinhas são de material biodegradável).

Um conceito muito interessante, sem dúvida, e que por si só pode ajudar o Valdo Gatti a destacar-se nesta zona concorrida da cidade. Agora resta ir comprovar se as pizzas são boas! 😉

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.