Um clássico em Santa Cruz.
A maioria das localidades tem aquele restaurante onde toda a gente vai, que é o primeiro do qual todos se lembram. Seja por ser o mais conhecido, ou aquele que tem mais história, é o clássico da zona. E sabemos que até pode variar de pessoa para pessoa, mas no caso da Pizzeria Mamma Mia parece-nos que é uma escolha mais ou menos consensual em Santa Cruz. É um dos restaurantes mais antigos e continua a ser dos mais procurados. Para nós, é um restaurante que nos acompanhou desde muito cedo, mais novos, em família. É este factor emotivo que nos leva a voltar ao Mamma Mia sempre que vamos para os lados de Santa Cruz.
E esse é também o principal problema que temos ao escrever sobre o Mamma Mia: temos a perfeita consciência que, quando comparado com a maioria dos italianos ou das pizzarias modernas, este é um restaurante antiquado, ou pelo menos parado no tempo. Não há aqui a pasta feita à mão, não há aqui massa de pizza com fermentações especiais, não há uma oferta diferenciadora e muito menos este é um italiano que nos transporta para a genuína cozinha de Itália. Não, é apenas um daqueles restaurantes “italianos” que existiam em barda nos anos 90 e que faziam as nossa delícias quando éramos miúdos. Mas entretanto crescemos… e percebemos que a carbonara não se faz com natas e fiambre, que as pizzas não devem levar mais do que 3 ingredientes. Pois…
Mas, mesmo tendo em conta tudo isto, há um factor que nos faz regressar à Pizzeria Mamma Mia sempre que voltamos a Santa Cruz. E isso tem a ver com as nossas memórias e as nossa vivências. Este era o restaurante onde íamos sempre em família, onde todos nos conheciam (e conhecem), onde comíamos sempre os mesmos pratos… que adorávamos! Há um contexto de muitos anos que faz do Mamma Mia um restaurante que está no nosso coração. E isso pesa imenso na balança, quando temos de fazer uma avaliação.
Mas sigamos em frente. O primeiro impacto, quando entramos no Mamma Mia, não é o melhor. O espaço não tem muito de diferente de qualquer outro restaurante qualquer, nem sequer segue aqueles clichés de um restaurante italiano clássico… Uma sala despersonalizada, que podia ser de um restaurante de qualquer tipo, e só percebemos o que é porque conseguimos ver, atrás do balcão, o forno a lenha para as pizzas. Ainda assim, o espaço vale mesmo é pela vista para o mar, nas mesas perto da janela. Que são aquelas que toda a gente procura.
A lista é o habitual neste tipo de restaurantes, estes italianos mais… clássicos, se quiserem: temos pizzas, muitas e quase todas nossas conhecidas (e feitas em forno a lenha, o que actualmente já nem sequer é um factor assim tão distintivo); temos alguns pratos de pasta, aqui ainda com menos surpresas e com muitas coisa de forno e com natas… E ainda temos uns poucos bifes e outros pratos mais portugueses, entre carne e peixe. No fundo, temos de tudo, para todos, ainda que o que saia mais sejam as pizzas.
Sobre as pizzas, que durante a nossa infância e adolescência eram as melhores do Mundo, volta a ser complicado dar uma opinião completamente isenta. As memórias continuam a fazer-nos pensar que são excelentes, das melhores que já comemos. Mas a realidade é ligeiramente diferente… a massa é boa sem ser tão estaladiça como devia e sem ter grande sabor, as combinações são clássicas mas infelizmente há vários ingredientes de lata (cogumelos, ananás…). Ou seja, são pizzas um pouco paradas no tempo, um bocado como o restaurante em geral.
Aquela que nos acompanha desde sempre é a Pizza Deseree, que tem carne picada, fiambre, salame, cogumelos, salsichas, azeitonas e ovo, uma pizza daquelas clássicas, que mesmo um pouco confusa acaba por ser muito saborosa. Por outro lado temos a Pizza 007, outra com uma lista enorme de ingredientes: salame, atum, fiambre, cogumelos, pimentos, alcachofras e azeitonas… Ufa! Novamente confusa, mas novamente uma daquelas que pedíamos sempre e adorávamos. Uma surpresa é a Pizza Tropical, que aqui tem a inovação de levar laranja, além de ananás e banana. Um pizza para quem gosta de frutas, de sabores mais frescos.
Depois, há as pastas. Sei que é repetitivo, mas é só mais uma área do menu que parece ter parado no tempo. Temos as tradicionais pastas de forno, como a lasanha ou os cannelonni, mas depois temos outras que vão também ao forno, misturadas com alguns ingredientes (quase sempre os mesmos) e com queijo derretido por cima. Como é o caso do Macarrão Al Forno, com o dito macarrão (de compra), carne picada, fiambre e queijo… muito queijo. Não há aqui nada de inovador, antes pelo contrário: há utilização de muitas natas, fiambre e queijo, na grande maioria das opções. Se calhar foram os nossos gostos que mudaram, porque hoje já comemos comida italiana mais genuína e contemporânea… mas enquanto nas pizzas ainda temos aquele saudosismo, nas pastas a desilusão é maior.
E ainda há várias opções de carne e peixe, numa óptica de comida tradicional portuguesa. Pelas nossas experiências, não parece fazer grande sentido que existam, porque sempre nos lembramos de ver só pizzas e pastas a passear pela sala. Mas pronto.
Nas sobremesas, também não há surpresas. Tudo relativamente nosso conhecido, e mais genérico do que italiano – como é caso do Doce da Casa da foto em baixo, que é igual em todos os restaurantes tradicionais… e que nada tem de italiano. Italiano sim é o Tiramisù, ainda que não seja grande coisa, falta-lhe textura e sabor a café, é demasiado doce.
Mas mais do que a comida, que, como deu para perceber, é um conjunto de mixed feelings, aqui o que vale é o serviço: familiar, simpático e atencioso! O Mamma Mia é um restaurante com história em Santa Cruz, e por isso quase todos os clientes habituais são já amigos. Há sempre um sorriso, uma palavra amiga, uma piada, uma história partilhada. Conhecemos as pessoas, conhecemos os rituais, e por isso é difícil não voltar sempre ao Mamma Mia quando estamos por Santa Cruz.
No fim de contas, há todo um contexto que nos leva a regressar à Pizzeria Mamma Mia, mesmo que tenhamos a noção de que os restaurantes italianos já não são assim. E é esse mesmo contexto, aliado aos preços bastante baixos, que fazem do Mamma Mia um clássico da zona. Para nós e para muito mais gente, todos aqueles clientes que se foram tornando amigos com o passar do tempo.
Preço Médio: 12€ pessoa (com cerveja ou refrigerante)
Informações & Contactos:
Rua José Veríssimo JMCL | 2560-409 Santa Cruz | 261 937 695