Ingredientes bons… mas o problema está na massa.
É sempre complicado lidar com preconceitos, a todos os níveis. E a nós isso acontece-nos algumas vezes no que respeita a restaurantes. Porque temos ideias pré-concebidas sobre alguns espaços (nomeadamente quando são cadeias) e acabamos por ir a um ou outro já à espera que a experiência não vá ser nada de especial. Felizmente, às vezes enganamo-nos e levamos aquela chapada de luva branca. Mas essas são as excepções…
E porque é que isto serve de introdução para o nosso review à MadPizza de Alvalade? Porque sempre vimos a MadPizza como uma pizzaria de foodcourt, apostada numa abordagem mais healthy (por causa da massa). Honestamente, nunca fomos muito fãs… exactamente por causa da tal massa. São gostos, é verdade, mas especialmente depois de terem aparecido por cá sítios que servem pizzas muito mais próximas das que se fazem um pouco por toda a Itália, estas da MadPizza sempre nos souberam a pouco.
Ainda assim, almoço de trabalho, grupo grande… e foi essa a escolha geral: a MadPizza de Alvalade. Que está longe de ser uma loja de foodcourt. Mas já lá vamos, porque desta vez queremos começar pela comida. Uma ementa cheia de pizzas, divididas em várias categorias, mas todas seguindo a mesma lógica da base de massa de farinha integral primitiva. Certo, é mais healthy e tal e tal… mas é começar a ver a malta na mesa a deixar ficar no prato a extremidade da pizza. Sabem aquela parte que é mesmo só massa? Pois, 2 em cada 3 pratos voltaram para trás com quase toda no prato.
É verdade que isto é tudo uma questão de opinião, e como aqui damos a nossa, aguentem-se! Porque as pizzas da MadPizza nem são assim tão más ao nível dos ingredientes, mesmo que algumas tenham coisas a mais. Temos as de vegetais, as que têm carne e ainda as que têm algum tipo de peixe, com várias opções em cada uma destas categorias, por isso há opções para todos. Os ingredientes são frescos e as combinações fazem sentido, ainda que coisas como ovo estrelado ou ovo cozido na pizza não sejam especialmente do nosso agrado.
Sendo pizzas, chegam rapidamente à mesa, mas falta-nos efetivamente aquele toque especial na massa a que estamos mais habituados desde há uns anos, com o aparecimento de pizzarias mais “genuínas” em Lisboa. Aquela massa mais saborosa, assim um pouco mais alta e fofa, ligeiramente queimada nas extremidades, ainda com o aroma ao forno a lenha. Novamente, são opiniões, é verdade.
Além das pizzas, há ainda pastas e saladas na ementa, ainda que não muitas, para não dar muito trabalho a quem escolhe. Nada de extraordinário, mas também nada a apontar a nível do sabor. Apenas de referir que na MadPizza Alvalade temos de pagar o queijo parmesão extra, o que não é especialmente simpático. Percebo que isso aconteça em cada vez mais restaurantes, mas diria que devia haver o bom senso para perceber quando é que o cliente está a pedir só mais um pouco… ou a exagerar mesmo. Enfim, é o que é.
Carta de sobremesas também reduzida, mas assertiva. Aqui o destaque são mesmo as pizzas, e mesmo não estando num centro comercial, aquilo que sentimos é que o próprio serviço está feito para ser rápido, para transformar a refeição num momento curto. Não nos estão a despachar, nada disso, mas sentimos que é tudo mecanizado, não há assim um grande esforço para fazer prolongar o nosso almoço.
Ainda assim, alguma simpatia no serviço, mas não demasiada. No dia em que fomos o restaurante estava com ocupação a um terço, por isso esperamos que exista mais staff de sala para o restaurante cheio, senão vai ser um pequeno caos. O espaço interior é despersonalizado mas o jardim interior e o pequeno páteo são bastante mais agradáveis para se passar um bom bocado. Transmitem uma vibe “zen”, se quiserem, o que é sempre bom no meio da cidade.
No final até pagamos um preço muito razoável, nada a apontar neste campo. No fundo, estamos no registo dos preços das lojas de shopping, só que aqui acrescentamos entradas e sobremesas. Por isso, a MadPizza Alvalade não deixa de ser uma opção simpática e “em conta” para almoçar na zona. Ainda que, para nós, já não seja o estilo de pizzas de que gostamos. É o que é!
Preço Médio: 15€ pessoa (com refrigerante)
Informações & Contactos:
Rua José Duro, 25 A | 1700-259 Lisboa | 21 840 06 14