less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa

LESS by MIGUEL CASTRO E SILVA

Less is more. Mesmo!

Tenho uma lista enorme de restaurantes a visitar nas notas do meu telemóvel, que vai acumulando à medida que vão abrindo restaurantes novos. É a lista a que recorro quando temos alguma indecisão sobre onde ir jantar, mas a verdade é que é tão extensa que acabamos por fazer scroll apenas sobre os mais recentes. E inevitavelmente há restaurantes que vão ficando para trás.

O Less, projecto do Chef Miguel Castro e Silva, foi um desses restaurantes… até há pouco tempo. Situado no edifício da Embaixada, no Príncipe Real (onde também existe o Atalho Real, cuja review podem ler aqui), o Less resulta de uma parceria com a Gin Lovers e funciona quase como que o apoio de comida para o bar de gins (em vez da situação inversa). Seja como for, a verdade é que estamos a falar de pratos servidos numa óptica de partilha.

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa 1

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa 2

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa sala

Espaço giro e muito trendy, ambiente informal qb. Tudo bem pensado. O serviço, feito pelos mesmos empregados do Gin Lovers, é também jovem e trendy, mas mais do que isso, percebe-se que conhecem bem as cartas – tanto a de gins como a de comida – e por isso as suas sugestões fazem todo o sentido.

Quem conhece o Chef Miguel Castro e Silva apenas pelo De Castro Flores, onde a sua cozinha é mais tradicional, vai ficar muito surpreendido. O registo do Less é muito mais arrojado, talvez até sofisticado, tanto nas opções em si como na apresentação. Uma cozinha de autor virada para os pequenos pratos, numa óptica de partilha, enquanto bebemos um gin ou um copo de vinho.

Ouvimos as sugestões que nos dão, mas na realidade já tínhamos a lista mais ou menos estudada, ou seja, sabíamos para o que íamos. Fora das nossas ideias estava o primeiro prato que nos sugeriram, as gyosas de porco alentejano – uma conjugação de sabores portuguesas com técnicas ocidentais, de onde se destaca o excelente caldo. E passamos do quente para o frio, mas mantendo o nível elevado, com o tártaro de salmão com mascarpone e maçã verde, deliciosamente fresco, com a maçã a funcionar como elemento ácido para contrabalançar o salmão e o queijo.

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa gyosas

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa tartaro

Os pratos seguintes, porque o registo é mesmo de partilha, chegam juntos à mesa. O parmentier era daqueles que tínhamos escolhido já antes de nos sentarmos no restaurante – um puré de batata cremoso e com um toque de trufa fenomenal, e por cima grandes lascas de parmesão, espargos verdes e uma gema de ovo. Parece tudo tão simples mas o sabor é maravilhoso! Também no patamar excelente, o risotto de gorgonzola com pêra rocha em Porto e balsâmico, onde não há rigorosamente nada a apontar: o risotto é perfeito, tanto na cozedura como no sabor, a pêra resulta muito bem embebida no Porto, e todo o conjunto é muito, muito bom.

Isto sem falar na apresentação dos pratos (louça e empratamento), que se nota ter sido pensada para impressionar.

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa parmentier

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa risotto

E depois, as sobremesas… novamente aqui aceitamos as sugestões que nos dão, que mais uma vez acertam na mouche! A tarte de requeijão com gelado de requeijão traz-nos à memória sabores muito tradicionais, doce sem ser demasiado doce, e com uma apresentação que dá logo água na boca. E o brownie com mousse de avelã também parece algo simples, mas é uma verdadeira delícia! Tanto o bolo como a dita mousse!

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa tarte

less chef miguel castro e silva embaixada gin lovers restaurante sofisticado principe real lisboa brownie

Mais do que um “simples” restaurante, o Less é um espaço muito interessante. Para gente nova, gente trendy, um espaço que leva ao convívio, enquanto se bebe um bom gin. E mais do que isso, um espaço onde o Chef Miguel Castro e Silva pode dar largas à sua imaginação e fazer coisas menos tradicionais. Os pratos que provámos foram todos, no mínimo, surpreendentes. E como os preços até são bastante convidativos, é um restaurante onde vamos voltar de certeza. Porque, neste caso, Less é mesmo MORE! 😉

Preço Médio: 25€ pessoa (3 pratos para dividir e gin)

Informações & Contactos:
Embaixada – Praça do Príncipe Real, 26 | 1250-184 Lisboa | 308 809 252

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.