LEOPOLD

LEOPOLD

Brilhante! Ponto.


A cara da gastronomia em Lisboa está a mudar. E está a mudar não por causa dos Chefs mediáticos, que cada vez investem mais na imagem e menos na comida, mas sim por causa dos “novos Chefs” que, em restaurantes novos ou não, vão mostrando que se pode realmente inovar na cozinha e proporcionar experiências fabulosas aos clientes. Nos últimos 2 meses tivemos a oportunidade de conhecer alguns deles e falar sobre os seus restaurantes e comida aqui na página. E, porque tudo o que é bom acontece em crescendo, está na hora de falarmos do Leopold.

Perdido ali no meio da Mouraria, entre gente a beber minis na rua e fadistas amadores a cantar nas tascas, o Leopold é como um oásis no meio da confusão. Uma antiga padaria, da qual mantiveram a maioria do mobiliário, com apenas 4 mesas e sem grande decoração, para uma experiência mais intimista. E perfeita!

leopold - restaurante sofisticado lisboa mouraria cozinha de autor chef 3

Mas o que realmente surpreende mais no Leopold é a cozinha do Chef Tiago, um arquitecto que (felizmente) descobriu o gosto pela cozinha. Surpreende porque, ao ver a ementa curta, é impossível perceber a complexidade e ao mesmo tempo a genuinidade de cada prato. São coisas nossas, que conhecemos tão bem, mas que nunca vimos daquela maneira nem pensámos que podiam resultar tão bem.

Podia estar aqui a descrever os pratos que provámos até à exaustão, mas isso seria tentar analisar algo que não faz sentido analisar. Porque percebemos que as técnicas são inovadoras, que o cuidado na louça e no empratamento resulta em coisas geniais, mas tudo isso é menos importante do que o que é verdadeiramente importante num restaurante: que a comida seja uma experiência. E aqui essa é uma experiência fora do comum e fabulosa, porque a cada prato que nos chega à mesa (na cadência certa porque o serviço também é excelente) ficamos ainda mais surpreendidos e, quando pousamos os talheres, só conseguimos perguntar um ao outro “como é que alguém se lembra disto?”.
Acresce a isto o facto do Chef cozinhar sem fogão, apenas com uma Roner e um pequeno forno eléctrico. Brilhante!

leopold - restaurante sofisticado lisboa mouraria cozinha de autor chef 2

É uma carta pequena, com a sugestão de partilhar vários pratos. É mesmo isso que sugerimos, porque provámos quase todos (faltou um) e não houve nada que não tivesse um toque de génio (decorem o nome “legumes na terra” como um dos pratos mais inovadores de 2014!). E que ao mesmo tempo nos fosse tão próximo.

Este é um restaurante que merece uma “viagem” à Mouraria. Aliás, é um restaurante que merece várias viagens seguidas. E é um nome a reter, porque vai sem dúvida tornar-se uma referência na (nova) cozinha da cidade.

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)

Informações & Contactos:
Rua de São Cristóvão, 27 | 1100-415 Lisboa | 218861697

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.