LAGAR DO CAIS

Um lagar sofisticado onde a comida surpreende.

Por mais que tentes não ler nada sobre um restaurante novo, para poderes ser surpreendido, isso é quase impossível. Há sempre alguma coisa que escapa ao filtro e quando lês começas logo a criar expectativas. No caso do Lagar do Cais, a principal queixa era transversal a tudo o que lemos: o tamanho muito reduzido das doses.

Ora, passando por cima da dificuldade que é estacionar na zona e ainda o facto de a Câmara não ter ainda autorizado a colocação de luz exterior para identificar o restaurante (algo cuja resolução está para breve), acabamos por chegar ao Lagar. Porteiro na porta e balcão de recepção, o que nos deixa um pouco de pé atrás por causa da formalidade… O próprio serviço tem toques de formalidade, que felizmente se vão tornando em simpatia à medida que a refeição vai decorrendo.

lagar do cais restaurante sofisticado tapas cais do sodre lisboa 1

O espaço é realmente um do trunfos do restaurante: paredes de pedra a simular o dito lagar, mesas altas feitas de pipas e um enorme balcão central retro-iluminado onde está o gin bar. A iluminação baixa ajuda a criar um ambiente sofisticado que tem tudo a ver com o posicionamento do restaurante. Mas ainda assim, não é sofisticado ao ponto de se tornar desconfortável, e isso é bom.

Ementa com muitos petiscos, divididos por zonas do país, assim como a própria carta de vinhos. São-nos sugeridos 4 petiscos por pessoa, o que deixa antever doses realmente pequenas… mas que felizmente não foi o que pedimos, porque as doses são bastante bem servidas! Ok, estamos a falar de pequenos tachinhos e não travessas, mas tendo em conta as críticas que lemos, foi uma agradável surpresa. 4 petiscos para 2 pessoas é mais do que suficiente.

lagar do cais restaurante sofisticado tapas cais do sodre lisboa 5

Começámos com um gaspacho bom sem surpreender, enquanto ainda acabávamos com o pão do couvert por causa de um muito interessante paté de morcela, alheira e farinheira. Ainda no couvert, as cascas de batatas cumpriram.
Em simultâneo chegaram ao mesa outros dois tachinhos: uma carne de porco à alentejana muito saborosa e bastante bem servida, ainda que pudesse ter mais molho; e um excelente arroz de ligueirão, também muito bem servido, com o arroz perfeito e sabor a mar. Uma dose que dava perfeitamente para o jantar de uma pessoa.
Para o fim, os chocos fritos tornam-se menos interessantes porque são cortados muito fininhos, o que os torna logo secos. Ainda assim, mais uma vez boa apresentação e dose bem servida.
Para sobremesas, seguimos a sugestão de uma tábua com um pouco de cada uma (aqui não utilizam a expressão “pijaminha”): destaques claros para a sericaia e o pudim abade de priscos, ambos muito gulosos, sendo que ainda provámos um bolo de chocolate com uma textura interessante mas um pouco pesado e um cheesecake normal.

lagar do cais restaurante sofisticado tapas cais do sodre lisboa 6

No final estávamos bastante cheios, ao contrário do que esperávamos. E ainda bem, porque as surpresas boas são as que mais nos agradam. E este Lagar do Cais é uma boa surpresa! Tem um posicionamento sofisticado, é verdade, mas não descura o essencial: boa comida e bom ambiente. E isso é o mais importante.

Preço Médio: 25€ pessoa (3 petiscos e vinho)

Informações & Contactos:
Rua de São Paulo, 27 | 1200-426 Lisboa | 214017660

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.