RESTAURANTE LA VARA (Coimbra)

RESTAURANTE LA VARA (Coimbra)

Muitos clichés e pouca carne…

Hamburguerias… pois. Se em Lisboa a moda vai passando um pouco e já não abre uma nova todas as semanas, vamos percebendo que este conceito se espalhou ao resto do país, onde ainda está em alta. Daí que as hamburguerias que vamos encontrando fora de Lisboa ainda tenham os principais problemas que as que abriram em Lisboa tinham no início: falta de originalidade a nível de decoração, apresentação dos pratos e composições dos hambúrgueres, e também a proporção errada entre carne e o pão.

Foi isto que encontrámos no La Vara, em Coimbra, quando lá entrámos para almoçar.

la vara hamburgueria burgers coimbra 0

Numa rua cheia de restaurantes típicos, o La Vara está cheio. Gente jovem, claro, porque é uma hamburgueria.

O primeiro impacto é assim uma espécie de deja-vu, porque já vimos grande parte daquilo em qualquer lado. A decoração com recurso a madeiras, mesas e cadeiras todas diferentes, tábuas para servir de pratos, quadros com mensagens nas paredes… enfim, kit decor hamburgueria. Talvez seja inovador quando inserido num contexto local, mas para quem já conhece muitas, é mais do mesmo.

la vara hamburgueria burgers coimbra 3

O serviço não é especialmente simpático nem célere. Aliás, começa por ser mesmo muito lento e sem um sorriso, sendo que só esta parte final de atenua um pouco mais para o fim da refeição.

Mas vamos então à comida, não é? Pois…

la vara hamburgueria burgers coimbra firecrackers

A primeira coisa que nos chama atenção na carta é uma entrada, os firecrackers: pimentos com bacon enrolado, acompanhados de um shot de tequilha! Há lá combinação melhor?! Mas devíamos ter percebido pelo nome que esta é uma entrada realmente picante, muito picante. Ao ponto de ninguém ter terminado o seu pimento… Ideia interessante, ainda assim, talvez seja uma questão de falta de tolerância.

la vara hamburgueria burgers coimbra 1

Passado algum tempo (e ainda bem, porque assim deu para recuperarmos da entrada), chegam então os hambúrgueres. Não havendo assim nada realmente surpreendente, pedimos 3 diferentes: o Classic +, com bacon e ovo estrelado, o Portobello e queijo da ilha (com um chutney de cebola) e o Pork & shrimp (carne de porco, camarão e maionese de alho)e todos têm o mesmo problema base: o pão. Sim, são altos, mas porque o pão é muito alto, tanto a base como o topo. Alto demais, o que faz com que o hambúrguer não se consiga comer à dentada e que se desmanche todo assim que tiramos o palito que o une. Aliás, os pratos voltam todos para trás com quase a totalidade do pão…

la vara hamburgueria burgers coimbra 2

É a questão da proporção dos elementos que acontecia a todas as hamburguerias em Lisboa no início da febre: muito pão, muitos outros ingredientes, e a carne é uma porção minúscula lá no meio. A carne não é má de todo, sendo que o porco é sempre mais seco que a vaca e os camarões estavam mais para o cru do que cozido, mas a questão das proporções é que me deixa fulo. É um hambúrguer!!! Temos de conseguir saborear a carne! O que interessa (ou devia interessar) é isso, e não formar uma Torre de Pisa!

Há uma boa ideia na carta, que é uma sugestão de vinho para acompanhar cada hambúrguer. Mas são hambúrgueres… pedem cerveja ou refrigerante…

Enfim, não há muito mais a dizer. Muitas destas questões já são passado em algumas hamburguerias de Lisboa e Porto, por isso talvez o tempo faça chegar estas alterações ao resto do país. Mas não devia ser preciso, porque um restaurante que assina “homemade burgers” devia dar mais importância à carne e ao seu sabor do que a qualquer estética de empratamento. No caso deste La Vara, sentimos só que estávamos dentro de um grande cliché…

Preço Médio: 10€ (hambúrguer e cerveja)
Informações & Contactos:
Avenida João das Regras, 52 | 3040-256 Coimbra | 239151690

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.