koppu restaurante ramen principe real lisboa 2

KOPPU RAMEN CONCEPT FOOD

Sopas há muitas! E depois há o ramen 😉

Ainda há uns dias, num jantar com várias pessoas, alguém dizia que o que falta a Lisboa para se assumir como uma capital gastronómica é ter a mesma variedade de restaurantes internacionais que se encontram noutras cidades europeias. Honestamente, não concordo com isso. Primeiro, porque se temos uma gastronomia tão boa, é normal que a grande parte dos restaurantes sejam dedicados a ela (o que não acontece noutros países); e depois, podemos até estar no início, mas a verdade é que este último ano tem sido prolífero no aparecimento de novos conceitos gastronómicos, vindos um pouco de todo o mundo. Aliás, até já escrevemos acerca disso aqui.

O Koppu abriu há uns 6 meses e foi o percursor da moda do ramen. Não que este prato não fosse servido noutros restaurantes (alguns japoneses já servem há bastante tempo), mas o facto de haver um restaurante completamente dedicado ao ramen dá-lhe um destaque extra. Por isso mesmo, e porque muita gente estava à espera de poder comer em Lisboa aquilo que comeu em viagens ao Oriente, o Koppu tornou-se um sucesso instantâneo. Com as consequentes dificuldades em arranjar mesa. Mas nós somos persistentes 😉

koppu restaurante ramen principe real lisboa

Para nós, foi impossível ir jantar ao Koppu e não fazer algum tipo de comparação com o Pho-pu, que serve esta “sopa” vietnamita na Mouraria (vejam o que achámos aqui). Sim, sei que são pratos completamente diferentes, mas para o “vulgo mortal” são sopas. Grandes! Mas enquanto no Pho-pu tudo é pitoresco (o espaço, a decoração, o serviço feito por estrangeiros…), no caso do Koppu estamos a falar de um restaurante um pouco mais sério e formal. O que nem faz muito sentido, porque estamos a falar de uma malga grande de sopa com massa e muitas outras coisas, que literalmente temos de sorver… o que torna a refeição em algo divertido. Este é um dos pontos menos interessantes do Koppu, o espaço que é demasiado despersonalizado; o outro tem a ver com o serviço, que também é menos descontraído do que deveria ser.

koppu restaurante ramen principe real lisboa ramen miso

Mas vamos então ao ramen, porque é esse motivo das peregrinações a este pequeno espaço no Príncipe Real. Aqui servem-se 5 tipos de ramen diferentes, onde muda o caldo e os ingredientes utilizados. Provámos o Miso Ramen Cashu de Galinha (caldo de galinha, soja, miso, noodles, milho, cebolinho, alho francês, ovo, espinafres e alga nori), onde a carne vem desfiada e o molho é um pouco picante, mas muito denso e saboroso. Pelo facto da carne vir desfiada, os ingredientes incorporam-se todos muito bem e ganham ainda mais sabor e textura, tornando este prato muito complexo e completo. Por outro lado, o Shoyu Ramen de Chasu de Porco (caldo de porco, soja, barriga de porco marinada, noodles, rebentos de soja, pak choi, ovo e alga nori) tem um caldo muito mais interessante a nível de sabor, ainda que não incorpore tanto o sabor nos ingredientes. Sendo também muito bom, torna-se um pouco mais complicado de comer porque a barriga de porco vem em fatias. Qualquer um dos pratos é muito bem servido tem uma apresentação vibrante.

koppu restaurante ramen principe real lisboa ramen

Além do ramen, há ainda outras coisas interessantes para provar no Koppu. As gyosas de porco e vegetais são bem recheadas e ainda há o gwa bao (versão galinha ou porco), que é um pequeno pão cozido a vapor e recheado com a carne marinada. Para sobremesa, dividimos um cheesecake de lima, excelente na textura e sabor.

koppu restaurante ramen principe real lisboa sobremesa

No final, o jantar no Koppu é uma experiência interessante. Pode não ser tão “genuíno” ou “pitoresco” como o Pho-pu, e também é mais caro. Mas torna o ramen acessível a quem queira provar sem ter de ir a um restaurante japonês de propósito. E esta “democratização” do ramen é uma prova de que Lisboa está realmente a abrir portas a novos conceitos gastronómicos, vindos de países distantes.

Por nós, venham eles! Quanto mais diversidade melhor! 😉

Preço Médio: 16€ pessoa (ramen e sobremesa, com cerveja)

Informações & Contactos:
Rua de Gustavo de Matos Sequeira, 30 | 1200-215 Lisboa | 213900043

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.