JORGE DO PEIXE (Quarteira)

Peixe, na terra do peixe.

Quando estás perto do mar, tens de comer peixe. Esta é daquelas máximas da restauração, ainda que nem sempre seja uma verdade absoluta, porque já apanhámos grandes “banhadas”. Mas não deixa de ser sempre uma ideia que temos, e que nos leva a procurar restaurantes dedicados ao peixe quando andamos no Algarve, por exemplo. Neste caso, Quarteira. E, como fazemos quase sempre quando não temos grandes referências na zona, pedimos sugestões a quem nos segue no Instagram. 😉

montra de peixe

Ora, grande parte dessas sugestões levaram-nos ao Jorge do Peixe, um restaurante que nos deixa logo bem impressionados quando entramos e vemos a montra do peixe e marisco. É sempre bom sinal quando vemos muita variedade e, mais do que isso, quando percebemos que o peixe é fresco. Há aquele movimento de parar um pouco a olhar, e isso é meio caminho andado para ficarmos com expectativas altas.

O Jorge do Peixe tem então algum marisco na carta, mas principalmente peixe, tanto ao quilo para grelhar como também em diversos pratos de tacho. Mas já vamos aos principais. Porque estamos a falar daquele tipo de restaurantes onde começamos a ficar contentes logo nas entradas, desde o simples (e bom) pão, ao queijo seco acompanhado com mel, e também a umas petingas fritas completamente viciantes! São coisas simples mas funcionam sempre muito bem.

jorge do peixe quarteira
jorge do peixe quarteira

Seguimos com um petisco que se encontra cada vez menos em restaurantes, as Conquilhas. Percebemos a razão, mas temos pena, porque nos remete para a nossa infância, onde se serviam conquilhas em todo o lado no Algarve. Estas são de tamanho médio e a molhanga (ou seja, o molho “À Bolhão Pato” está muito boa, mesmo a pedir pão para molhar! E é isto mesmo que se quer neste tipo de petisco 😉

conquilhas

Voltando um pouco atrás, ficámos mesmo indecisos em relação ao que devíamos pedir nos pratos principais. O peixe fresco chamou mesmo a atenção, mas quem nos atendeu disse-nos que devíamos ficar pelo Arroz de Chora… que, quando chega à mesa, é um Arroz de Marisco.

arroz de chora

Um esclarecimento: o Arroz de Chora é um arroz caldoso, com muito tomate, feito com caras de bacalhau, um daqueles pratos tradicionais ligados aos pescadores, porque era um prato barato de confeccionar. Aquilo que nos serviram foi um Arroz de Marisco com algum Cherne, ou seja, não é bem a mesma coisa. Mas, ainda assim, não há como negar: é um Arroz de Marisco brutal!! O arroz está mesmo no ponto, o caldo é fantástico e já puxadinho, nem precisa de picante. Muito peixe e marisco, tudo muito apurado. A dose dá perfeitamente para as 3 pessoas que estão na mesa, por isso foi uma óptima sugestão. Mesmo que não seja bem o que nos sugeriram.

jorge do peixe

Terminamos com duas sobremesas que nos remetem para o Algarve. Por um lado, o Bolo de Alfarroba, que adoramos e que aqui no Jorge do Peixe é fantástico! Além disso, como podem ver na fotografia em baixo, a fatia é muito bem servida 😉 Do outro lado da mesa, uma sobremesa conventual da qual não nos lembramos do nome, mas que é basicamente um resumo dos ingredientes de todas as outras sobremesas conventuais do Alentejo/Algarve: ovo, amêndoa, gila.

jorge do peixe sobremesas
sobremesa

Foi um bom jantar, e devemo-lo a todos aqueles que nos sugeriram o Jorge do Peixe através do Instagram. Porque é uma zona onde há muita oferta e sabemos bem que isso pode fazer com que se façam escolhas menos acertadas. Aqui a escolha foi certa, tanto no restaurante como nos pratos em si. Uma noite muito boa, portanto 😉

jorge do peixe

O Jorge do Peixe é um restaurante sério, com bom produto, que é bem trabalhado, servido em boas doses e, especialmente importante nesta zona, a preços justos. Estamos a comer peixe e marisco, por isso não podemos estar à espera de preços muito baixos, porque sabemos o que isso quer dizer. Aqui sentimos a qualidade e não nos sentimos enganados no preço, por isso o Jorge do Peixe passa a ser também uma das nossas sugestões para a zona!

Preço Médio: 28€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:

Rua Dom Dinis, A | 8125-507 Quarteira | 289 301 481

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.