IL MATRICIANO

IL MATRICIANO

Da Itália, com Amor.

A questão da genuinidade de um restaurante é algo quase sempre presente no que escrevemos. Porque é mesmo importante sentires que quem te serve tem gosto por aquilo que faz, ou seja, que o faz de alma e coração. E numa altura em que há tantos restaurantes com fórmulas pré-formatadas de sucesso, é excelente sermos surpreendidos num restaurante onde tudo é genuíno. O espaço, o serviço e a comida. Isto aconteceu-nos muito recentemente no Il Matriciano, em São Bento.

il matriciano restaurante italiano genuino pasta sao bento lisboa 2

Mesmo em frente à Assembleia, com um pequeno pátio no exterior, o primeiro impacto que temos são as boas vindas em italiano, acompanhadas por um flute de vinho frisante. Percebemos que quem nos serve são mesmo italianos, com uma simpatia extrema e sempre a tentar explicar o melhor possível os pratos, mesmo que a língua seja uma (pequena) barreira. Serviço 5 estrelas.

O espaço em si é também bastante simples e interessante, com pequenos pormenores de decoração e iluminação que o tornam romântico. Não há referências óbvias à Itália mas, não sei bem porquê, sentimo-nos em casa de italianos. E isso é outra coisa fantástica no Il Matriciano: sentimos que tudo é genuíno sem ser óbvio.

il matriciano restaurante italiano genuino pasta sao bento lisboa 4

Depois de olhar para a lista e querer basicamente comer TUDO, decidimos pedir sugestões e acabamos por chegar a algumas conclusões. Provámos muita coisa (porque somos gordos!!) e tudo o que provámos era excelente! Para começar, a beringela à parmegiana, servida como uma espécie de lasanha sem a parte da carne, deliciosa, rica em sabores que lembram os sabores das casas italianas (que eu não conheço mas para onde fui transportado com esta entrada). Multo buono!!!

Depois chega a pasta do dia: fetuccine al merluzzo, um fetuccine cozinhado em tinta de choco com pequenos pedaços de peixe. Massa al dente, perfeita, sabor a mar, peixe bem cozinhado e muito abundante, enfim, irrepreensível!

il matriciano restaurante italiano genuino pasta sao bento lisboa 3

Começávamos a perceber que se calhar tínhamos pedido demasiadas coisas, porque as doses são bastante simpáticas… mas eis que chega o risotto de queijo tallegio com pêra e nozes. Novamente, sem palavras. O queijo intenso, mas que não abafa o sabor fresco da pêra e a crocância das nozes, o arroz no ponto certo… Tudo aquilo que um risotto deve ser, e aqui parece tão simples. Brilhante!

Cheios, muito cheios, mas ainda faltava um prato, outro ex-libris da casa: a massa alla matriciana, também muito bom mas que promete ser picante e sentimos pouco disso. Ou se calhar já estávamos tão cheios que, em comparação, não pareceu tão apurado.

Ora, ainda que cheios, pedimos sugestão de sobremesa e a que nos deram seria a última que íamos escolher: o tiramisù. Novamente, foi como comer uma sobremesa num jantar de família. O melhor tiramisu que já nos serviram em Lisboa. Não é preciso dizer mais nada.

il matriciano restaurante italiano genuino pasta sao bento lisboa 5

Isto tudo acompanhado por um dos vinhos italianos que estão em exposição (com o preço indicado), muito suave e frutado, perfeito para não nos encher ainda mais.

O que é mais engraçado no Il Matriciano é que não precisamos de ser italianos ou ter sequer por lá passado em férias para percebermos que ali a cozinha é genuína. Isso sente-se quando levamos a primeira garfada à boa, sente-se nos ingredientes e na confecção. Sentimos que tudo ali é feito com alma, com amor. E se uma refeição é uma experiência, um jantar no Il Matriciano é uma viagem à Itália mais honesta e verdadeira – aquela dos almoços/jantares de família, em que o termo “cozinha de conforto” se ajusta na perfeição.

Só temos uma palavra: Grazie!

Preço Médio: 20€ pessoa (prato, sobremesa e vinho)

Informações & Contactos:
R. São Bento, 107 | 1200-816 Lisboa | 21 395 2639

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.