hansi salsicharia vienense lisboa cais do sodre

HANSI – SALSICHARIA VIENENSE

Salsichas. Grandes. E boas!

Há pouco tempo publicámos aqui a notícia da abertura da primeira salsicharia de Lisboa. Numa fase em que as “ias” estão na moda (hamburguerias, pizzarias, cevicherias, focaccerias, petiscarias…), há ainda um sem número de conceitos a explorar. E como não apareceu ainda nenhuma “cabidelaria” ou “entrecostaria”, saudamos com alegria a inauguração do Hansi.

hansi salsicharia vienense lisboa cais do sodre decor

O Hansi é uma salsicharia vienense, isto é, aqui comem-se salsichas a sério. Daquelas grandes e boas. Como os austríacos gostam. Aberto há pouco mais de dois meses no local onde antes era outra “ia” (que vendia crepes), na zona do Cais do Sodré, onde continua a enorme rotatividade de conceitos de restauração. O espaço aproveitou alguns pormenores da decoração anterior e acrescentou-lhe outros mais germânicos. Em cima do balcão temos uma enorme fotografia do responsável pelas ditas salsichas, um senhor austríaco com ar simpático.

hansi salsicharia vienense lisboa cais do sodre berner
A ementa tem vários tipos de salsichas, cada um bem descrito para facilitar a escolha, um prato misto para dividir por quatro pessoas e ainda outros pratos e saladas. O nosso erro deve ser comum aqui no Hansi, porque pensamos que uma salsicha vai ser pouca comida e ainda pedimos um panado de frango. Big mistake!
Porque as doses no Hansi são bastante substanciais, em grande parte devido à enorme salsicha que nos servem. Pedimos a Käsekrainer, um clássico vienense, grelhada, com um sabor fumado e recheada com queijo (menos do que estavamos à espera); e também a Berner, esta escaldada e com um sabor fumado ainda mais intenso (e com Speck crocante, que faz sempre a diferença). O panado chegou ao mesmo tempo mas foi o menos surpreendente da refeição, porque era um panado igual a todos os outros que já comemos. Mas o principal são mesmo as salsichas, e essas são muito boas!
Outra nota para os acompanhamentos, que são também excelentes: as batatas wedge muito bem feitas e em dose de gente grande, a salada fria de batata muito saborosa e a fenomenal salada de rúcula, pêra, queijo feta, rabanete e frutos secos, que também pode ser pedida como prato separado. Tudo excelente!
E por falar em excelente, esse adjectivo é pouco para caracterizar o Himbeer-Streusel, que é como quem diz um bolo de framboesa e maçã com crumble de amêndoa, uma sobremesa fantástica, saborosa e onde se percebe que tudo é natural e de qualidade.
Para beber, há ainda cervejas (artesanais e importadas) e um refrigerante austríaco que anda assim num meio termo entre o Guaraná e a Sprite, mas um meio termo estranho…

hansi salsicharia vienense lisboa cais do sodre salada

No final, enquanto bebemos um delicioso Schnaps, ainda temos uma amena conversa com o dono, num misto de inglês e português, onde percebemos que há aqui uma real intenção de mostrar uma nova gastronomia a quem entra pela porta do Hansi. É verdade que se pode pensar que são “só” salsichas, mas não são: é todo o conjunto que nos mostra um pouco de outro país, de uma forma genuína e sem complexos. Se esta é a primeira salsicharia de Lisboa, então que venham daí mais outras “ias” diferentes e interessantes!

Preço Médio: 10€ pessoa (com cerveja)

Informações & Contactos:
Rua da Moeda, 1a | 1200-023 Lisboa | 21 132 3185

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.