Salsichas. Grandes. E boas!
Há pouco tempo publicámos aqui a notícia da abertura da primeira salsicharia de Lisboa. Numa fase em que as “ias” estão na moda (hamburguerias, pizzarias, cevicherias, focaccerias, petiscarias…), há ainda um sem número de conceitos a explorar. E como não apareceu ainda nenhuma “cabidelaria” ou “entrecostaria”, saudamos com alegria a inauguração do Hansi.
O Hansi é uma salsicharia vienense, isto é, aqui comem-se salsichas a sério. Daquelas grandes e boas. Como os austríacos gostam. Aberto há pouco mais de dois meses no local onde antes era outra “ia” (que vendia crepes), na zona do Cais do Sodré, onde continua a enorme rotatividade de conceitos de restauração. O espaço aproveitou alguns pormenores da decoração anterior e acrescentou-lhe outros mais germânicos. Em cima do balcão temos uma enorme fotografia do responsável pelas ditas salsichas, um senhor austríaco com ar simpático.
A ementa tem vários tipos de salsichas, cada um bem descrito para facilitar a escolha, um prato misto para dividir por quatro pessoas e ainda outros pratos e saladas. O nosso erro deve ser comum aqui no Hansi, porque pensamos que uma salsicha vai ser pouca comida e ainda pedimos um panado de frango. Big mistake!
Porque as doses no Hansi são bastante substanciais, em grande parte devido à enorme salsicha que nos servem. Pedimos a Käsekrainer, um clássico vienense, grelhada, com um sabor fumado e recheada com queijo (menos do que estavamos à espera); e também a Berner, esta escaldada e com um sabor fumado ainda mais intenso (e com Speck crocante, que faz sempre a diferença). O panado chegou ao mesmo tempo mas foi o menos surpreendente da refeição, porque era um panado igual a todos os outros que já comemos. Mas o principal são mesmo as salsichas, e essas são muito boas!
Outra nota para os acompanhamentos, que são também excelentes: as batatas wedge muito bem feitas e em dose de gente grande, a salada fria de batata muito saborosa e a fenomenal salada de rúcula, pêra, queijo feta, rabanete e frutos secos, que também pode ser pedida como prato separado. Tudo excelente!
E por falar em excelente, esse adjectivo é pouco para caracterizar o Himbeer-Streusel, que é como quem diz um bolo de framboesa e maçã com crumble de amêndoa, uma sobremesa fantástica, saborosa e onde se percebe que tudo é natural e de qualidade.
Para beber, há ainda cervejas (artesanais e importadas) e um refrigerante austríaco que anda assim num meio termo entre o Guaraná e a Sprite, mas um meio termo estranho…
No final, enquanto bebemos um delicioso Schnaps, ainda temos uma amena conversa com o dono, num misto de inglês e português, onde percebemos que há aqui uma real intenção de mostrar uma nova gastronomia a quem entra pela porta do Hansi. É verdade que se pode pensar que são “só” salsichas, mas não são: é todo o conjunto que nos mostra um pouco de outro país, de uma forma genuína e sem complexos. Se esta é a primeira salsicharia de Lisboa, então que venham daí mais outras “ias” diferentes e interessantes!
Preço Médio: 10€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:
Rua da Moeda, 1a | 1200-023 Lisboa | 21 132 3185
[codepeople-post-map]