GRANDE MUNDO/ROYAL

Um chinês com boa carta e bom buffet!

A história dos restaurantes chineses em Portugal, pelo menos nos últimos 10/12 anos, é sobejamente conhecida. Eram muitos, sempre cheios, depois veio a ASAE e mostrou-nos que se calhar não andávamos a comer exactamente o que era descrito na ementa, a grande maioria fechou. E quando voltámos a ouvir falar deles, o modelo buffet estava instaurado e até sushi já serviam.

No meio de todo este filme, e se excluirmos os mais caros, foram poucos os restaurantes chineses que resistiram. E ainda menos os que souberam evoluir. O Grande Mundo (ou Royal, há quem lhe chame isso também), mesmo no início da Calçada da Ajuda, foi um deles.

royal-grande-mundo-restaurante-chines-buffet-belem-lisboa-chop-suey-interior

Pessoalmente, este sempre foi um dos meus chineses preferidos em Lisboa, assim como é dos mais antigos. Mesmo antes de morar na zona, já conhecia o restaurante (e isto já lá vão uns 10 anos), e de tempos a tempos acabo lá a jantar.
E este foi daqueles restaurantes chineses que foi evoluindo: até há uns 4 anos, só serviam à carta, mas depois inauguraram o buffet e agora têm as duas opções. E a realidade é que, ao contrário do que acontece na maioria dos outros chineses com buffet, aqui continua a ver-se muita gente a pedir à carta.
Porquê? Porque a comida é francamente boa!

royal-grande-mundo-restaurante-chines-buffet-belem-lisboa-chop-suey-tres-delicias

O pato à Pequim é ainda dos melhores que se comem em Lisboa, muito macio e saboroso, com a pele crocante. Vem para a mesa inteiro e é lascado ao nosso lado, o que só por si torna a experiência engraçada. Mas não é só isso, porque os pratos, não sendo surpreendentes, são todos muito bem servidos e confeccionados (e nem são tão “oleosos” como é habitual nos chineses). A galinha com amêndoas é muito boa, os chau mins são outro destaque e, claro, para terminar o gelado frito, com rum, também excelente. A ementa tem ainda menus de grupo para 4 ou 6 pessoas, já com pratos definidos, que compensam bastante pela quantidade – e assim nem temos de perder tempo a escolher.

royal-grande-mundo-restaurante-chines-buffet-belem-lisboa-pato-pequim
E o que é curioso é que essa qualidade passa também para o buffet: este tem muita variedade, reposição constante, e ainda não caiu na tentação de ter mais sushi do que comida chinesa (tem algumas peças, é verdade, mas só para despistar).

royal-grande-mundo-restaurante-chines-buffet-belem-lisboa-gelado-frito

A somar a isso tudo, serviço simpático (ainda que a despachar) e preços baixos, também em qualquer um dos regimes. É preciso alguma coisa mais? É um restaurante a voltar frequentemente. E como eu, muitos outros voltam também.

Preço Médio: 12€ pessoa (em buffet) ou 15€ pessoa (à carta, com cerveja)
Informações & Contactos:
Calçada da Ajuda, 20 | 1300-014 Lisboa | 21 3627138

[codepeople-post-map]

Nota: imagens do site do restaurante.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.