FESTIVAL EAT OUT LISBOA

Comer numa Garagem? Porque não?!

Começou ontem a primeira edição do Festival Eat Out Lisboa, cuja premissa é levar a comida de Chefs a locais inusitados, proporcionando experiências fora do comum. Para começar, uma garagem, ali no Largo do Rato. E nós fomos até lá.

A ideia é interessante, mas por causa do espaço, porque o modelo em si não é novo. Quem já foi a outros festivais gastronómicos não vai sentir grande novidade. Consumo mínimo (10€, para gastar em comida ou bebida, mas só até às 21h) num cartão que depois vai acumulando todo o consumo da noite. Primeiro reparo a quem for: confirmem as facturas que vos vão dando a cada utilização do cartão, porque ontem muita gente se queixava de duplicação de valores, especialmente nas bebidas. O pagamento é feito à saída, numa só caixa, o que provoca uma espera demorada…

Há outros pequenos problemas, derivados do próprio espaço. As casas de banho não são as melhores, a iluminação é a da oficina e por isso é fraquinha, há poucos (quase nenhuns) lugares sentados e, ainda que o pé direito seja alto, é inevitável alguns cheiros no ar (especialmente os fritos). Mas são tudo questões que podem ser resolvidas…

… até porque o que mais interessa é realmente o melhor: a comida! A presença de vários Chefs e restaurantes de renome à partida garante boas escolhas, e para aqui (quase) todos se esmeraram.

eat out lisboa festival 2

Não percebendo o fenómeno que leva a haver filas enormes no Prego da Peixaria quando as bancas dos Chefs estão quase vazias, a verdade é que no Prego (e no Sea Me) há coisas muito interessantes como a sandes de caranguejo de casca mole ou o bifinho do lombo raspado com ovo de cordorniz.

No SushiCafé há várias opções de sushi, de onde destacamos o tártar roll (rolo de sushi com tártaro de salmão e um gomo de laranja, em molho teriyaki). Em frente, o Chef Paulo Morais apresenta 4 variedades de ramen, a provar porque continua a ser um dos melhores “embaixadores” da comida japonesa em Portugal.

eat out lisboa festival 5

Do Chapitô à Mesa (Chef Bertílio Gomes) provámos uma espécie de wrap de lebre com castanhas e boletos, excelente. Igualmente excelentes, as iscas de pato da dupla Marlene Vieira e João Sá. Ainda nesta banca pode provar-se uma excelente tiborna de bacalhau, tomate cereja assado e azeitona e uma extraordinária bifana de bochecha de porco confitada.

eat out lisboa festival 1

Outra presença habitual neste tipo de eventos, o Chef Kiko Martins, desta feita com uma ementa baseada em pratos d’A Cevicheria, coisas excelentes como o ceviche puro, o taco de tártaro ou o bacalhau confitado com quinoto de marisco e algas.

eat out lisboa festival 4

Ainda está presente a Mercantina (com destaque claro para as sobremesas) e ausente nesta primeira noite esteve o Chef Chakall, em parceria com a Président, talvez a razão para ser a única banca que estava quase sempre vazia. Isto de mandar só os turbantes nem sempre resulta…

Resumindo: aquilo que interessa, que é a comida, é muito boa no geral. Há muita oferta diferente, entre os Chefs e os restaurantes. Os preços não são baixos, por isso o melhor é ver tudo primeiro e ser selectivo. E principalmente se forem em grupo, é sempre engraçado comer no meio de carros em elevadores, em cima de bidons.
Até Domingo, na garagem Auto Palace (Rato).

DATAS E HORÁRIOS
Sábado (31 de Outubro) – das 12h às 2h
Domingo (1 de Novembro) – das 12h às 0h

PREÇOS
O evento tem um valor/consumo mínimo de 10€, que até às 21h00 poderá ser totalmente revertido em consumos (numa seleção de pratos ou bebidas). A partir das 21h00 o valor de entrada apenas dará direito a bebida.

LOCAL
Auto Industrial – Garagem Auto Palace
Rua Alexandre Herculano, 66 – 68 (perto Largo do Rato)

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.