dom henrique restaurante alentejano carnide exterior

DOM HENRIQUE

O que é Alentejano é bom!

Há aqueles dias em que apetece qualquer coisa mais tradicional. Não queremos restaurantes da moda, comidas exóticas ou elaboradas, fugimos a Chefs. Há aqueles dias em que olhamos um para o outro e o que nos apetece é mesmo comida tradicional. Sendo que eu, pessoalmente, tenho uma fixação por carne de porco à alentejana… e já não comia o raio do prato há largos meses. Foi no meio de toda esta conjuntura que acabamos a jantar no Dom Henrique.

Aquelas 4 ruas ali em Carnide têm tanta concentração de restaurantes como de carros estacionados. Acham que é uma complicação arranjar lugar para estacionar no Bairro ao fim de semana? Então tentem qualquer noite da semana na zona dos restaurantes em Carnide.

dom henrique restaurante alentejano carnide interior

O Dom Henrique é um pequeno (minúsculo) restaurante alentejano, que nem dá muito nas vistas ao pé dos vizinhos. Reserva de mesa altamente recomendada, porque o restaurante dá literalmente para 16 pessoas. Quase nenhum espaço para decoração, por isso saltamos essa parte. A servir apenas uma pessoa (assumimos que o dono), simpático mesmo quando não tem mãos a medir.

dom henrique restaurante alentejano carnide carne de porco alentejana

A ementa não é grande, mas as doses são gigantes. Pratos alentejanos. Pedimos entradas mas vamos passar por cima disso porque tanto os peixinhos da horta como a linguiça não ficaram na memória. Eu sabia ao que ia e escolho a carne de porco à alentejana, muito bem servida, com amêijoa boa, carne bem temperada, um conjunto bastante bom onde apenas podia haver um pouco mais molho da fritura no final. Mas muito melhor estava a açorda de coentros com bacalhau, servida de forma diferente daquilo a que estamos habituados cá em Lisboa, parecendo quase um ensopado. O bacalhau saboroso e tenro e um caldo rico em sabor, perfeito para uma noite fria. Acabamos com o pão e pedimos mais, porque aquele caldo não pode ficar na mesa. Excelente!
Bom, as doses são realmente gigantes… mas em restaurante alentejano é quase sacrilégio não comer sobremesa. Por isso, pedimos um pudim flan bastante seco e duro, umas barrigas de freira super gulosas e uma sericaia excelente, tanto a nível de textura como de sabor.

dom henrique restaurante alentejano carnide açorda coentros

Ou seja, o jantar no Dom Henrique foi exactamente aquilo que andávamos à procura quando decidimos jantar lá. Não é um restaurante de modas, é apenas um bom restaurante alentejano. E isso já é muito bom. Nós gostámos bastante!

Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa e sobremesa)

Informações & Contactos:
Rua Neves Costa, 30 | 1600-534 Lisboa | 21 7160504

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.