CASANOSTRA

CASANOSTRA

Um clássico! E um dos melhores italianos de Lisboa!


Há uma diferença enorme entre boas pizzarias e bons restaurantes italianos e, felizmente, em Lisboa há dos dois tipos! Tanto temos pizzarias excelentes como temos alguns restaurantes italianos fora de série: na minha opinião, o Come Prima , o Mezzaluna (que entretanto fechou), o Dell’Anima e claro, o Casanostra.

O que é maravilhoso no Casanostra é, em primeiro lugar, a sua simplicidade: no espaço, bem decorado e iluminado, de forma sóbria e caseira, que nos faz sentir à vontade; na ementa, simples de perceber e muito direta ao que interessa; no serviço, que aconselha quando percebe que precisamos mas sempre de forma simpática e humilde; e na comida, sem grandes artifícios, simples e excelente.

casanostra restaurante italiano pastas bairro alto lisboa 1

Aqui come-se excelente comida italiana, muito bem confeccionada. As rainhas são as pastas, claro, frescas e cozinhadas na perfeição, e com muitas escolhas para quem realmente aprecia: os clássicos spaguetti alla carbonata ou al pomodoro, al dente como devem ser sempre; o gnocchi de requeijão, espinafres, açafrão e molho de tomate, cheios de sabor; o farfalle com camarão e brócolos, fabuloso; a simples mas perfeita lasanha; ou o genial tagliolini com mascarpone e trufas. Massa sempre fresca e saborosa, sem grandes preocupações nos empratamentos porque aqui o que conta é a qualidade dos ingredientes e a paixão na sua confecção. E aí não há rigorosamente nada a apontar.

casanostra restaurante italiano pastas bairro alto lisboa 2

Mas há mais além da massa! Um minestrone (sopa de legumes) simples mas excelente, umas boas alcachofras recheadas ou o ovo estrelado com trufas. Das entradas, só o carpaccio de polvo é um pouco abaixo da média. Há ainda carne e peixe, com destaque para o atum em crosta de sésamo, a língua com molho de mostardas ou o clássico ossobuco. Tudo feito como deve ser, com uma genuinidade que é difícil de encontrar na grande maioria dos italianos em Lisboa, que se perdem em “modernices” e acabam por se tornar desinteressantes.
Nas sobremesas, novamente os clássicos são perfeitos, o tiramisú e a panna cotta, mas também outras coisas interessantes como o sogno romano (espécie de farófias mas com zabaione na base) ou o bolo de requeijão e avelãs.

Este é daqueles restaurantes a que se volta muitas vezes e somos sempre recebidos com um sorriso. Porque, na maioria das vezes, a simplicidade e genuinidade na cozinha são os factores fundamentais para nos fazer voltar. E é difícil encontrar restaurantes como estes em Lisboa.

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)

Informações & Contactos:
Travessa do Poço da Cidade, 60 | 1200 Lisboa | 213425931

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.