As melhores farófias do mundo!
Quando era mais novo, recordo-me perfeitamente de ir a restaurantes com os meus pais. Eram dias de festa, porque íamos “jantar fora”, íamos comer coisas diferentes e até podíamos comer sobremesa e beber refrigerantes e tudo. E lembro-me perfeitamente que depois acabava sempre por pedir mais ou menos a mesma coisa… Mas havia toda aquela mística de ir jantar fora com a família, a um restaurante daqueles onde os nossos pais nos levavam.
Esses restaurantes, para mim, são ainda hoje encaixados na categoria de “Restaurantes Familiares”. É uma categoria abrangente, onde podemos colocar, no fundo, os restaurantes com os quais temos um contexto. E a verdade é que, já adulto, acabo a regressar a alguns destes restaurantes e sofro grandes desilusões…
Ora, este Cantinho de São Pedro encaixa-se perfeitamente na categoria que indiquei em cima. Um restaurante onde tenho as primeiras memórias em restaurantes, onde os empregados me conhecem desde que nasci, onde há uma história que acompanha a própria história familiar.
Mesmo na entrada de Sintra, na zona de São Pedro, é um restaurante típico. Muitas madeiras, candeeiros rústicos, quadros nas paredes e toalhas brancas nas mesas. A sala principal é dominada pela lareira no canto, que também traz memórias de infância e, de forma mais funcional, acaba por aquecer a sala toda e dar-lhe aquele aroma inconfundível a lenha, que nos transporta ainda mais para o registo familiar.
Serviço simpático, mas também porque se percebe logo na primeira visita que os clientes são-no de longa data. É sempre agradável ver o empregado a perguntar ao cliente se quer o seu prato habitual 🙂
Comida boa e em doses generosas. Pratos mais ou menos típicos, intercalados por outros que parecem um bocadinho deslocados… mas que sempre fizeram parte deste imaginário colectivo. O que importa é que são bem confeccionados e que as doses são realmente bastante grandes: bom Pernil Assado no Forno com Castanhas, famosos os Crepes de Lagosta, boa Açorda de Gambas e muitas versões de Entrecôte, para quem gosta de um belo do bife com um dos muitos molhos disponíveis.
Boa selecção de entradas e, claro, de sobremesas – diz quem gosta que as Farófias são “as melhores do Mundo”, mas também o Pudim Flan e o Abade de Priscos são muito bons.
Tudo isto por um preço médio razoável, o que acaba por tornar a experiência ainda mais agradável. No fundo, o Cantinho de São Pedro é um restaurante de família, para ir com a família ou não. É um restaurante de memórias, que para mim tem um contexto, mas que mesmo nos dias de hoje não me deixa ficar nada mal. E isso é sempre um motivo para prolongar esta tradição familiar por mais umas quantas gerações.
Preço Médio: 20€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Praça D. Fernando II, nº18 | 2710-483 São Pedro de Sintra | 21 923 0267
Sou tambem cliente frequente à mais de 25 anos, já que a mãe da minha esposa era cozinheira e pela mão dela passavam quer os crepes de lagosta quer as farófias.
Ainda hoje vou lá a não quero deixar de acrescentar a entrada de casco de sapateira do melhor que já experimentei e concordar com o bife com 3 pimentas excelente.