CAFÉ SNACK BAR ALTA RODA

Uma tasca onde reina a calma…

Mais um mês, mais um jantar de #adorotascas Tem sido assim desde há quase 2 anos, sempre que as restrições não apertam demais. É reunir a grupeta, escolher uma tasca que alguém conhece (ou que todos queremos conhecer), comer, beber e conversar. Sem nenhuma ordem específica. O importante é o convívio e também o conhecer (e dar a conhecer) tascas novas. Porque fazem parte da nossa cultura e, acima de tudo, fazem parte da nossa vida.

Desta vez fomos até à zona de Carcavelos conhecer o Café Snack-bar Alta Roda, que é tão tasca que nem sequer tem designação de restaurante. Este é daqueles sítios completamente tascos mas, ao contrário da maioria das tascas que conhecemos, aqui tudo anda a um ritmo diferente… para o lento. Não vale a pena apressar, não vale a pena pedir várias coisas ao mesmo tempo, não vale a pena stressar com a demora. Aqui o serviço é feito com calma, porque não há pressas. Cada prato é escrito por inteiro no caderno de pedidos, cada bebida é escrita também, com a lentidão de quem não precisa de ser mais rápido. E pronto!

O Alta Roda tem 2 salas, não muito grandes, e uma zona exterior coberta, que funciona tipo esplanada (o que dá um jeitão nesta altura). Toalhas brancas de plástico, alguns quadros com rimas brejeiras nas paredes, televisões para ver a bola nos dias de jogos. Tasca clássica. 

Na comida, também estamos no registo clássico de tasca, com pratos simples e aqui muito bem servidos. Ou seja, uma dose de alguns deles dá perfeitamente para 2 pessoas. Como por exemplo, o Arroz de Polvo, caldoso, mas que precisa de picante para aquele kick final (e atenção ao picante da casa, porque é forte!), ou o Arroz de Coelho, este mais apurado, mais saboroso.
O melhor dos arrozes é mesmo o Arroz de Tomate que acompanha os Filetes de Pescada! Os filetes são normais, mas o arroz de tomate é intenso, tem muito sabor, tem aquele equilíbrio perfeito de um bom arroz de tomate.

Nas carnes, temos alguns grelhados como a Espetada de Vitela, com a carne no ponto certo, ou coisas como a Carne de Porco à Alentejana, sem nada a apontar sem ser o facto das batatas não virem aos cubos. Enfim…

alta roda carne de porco alentejana

Os vencedores da noite foram mesmo o Arroz de Tomate e, ainda na fase inicial do jantar, o Pica Pau fantástico, com um molho delicioso e a carne extremamente tenra.

alta roda pica pau

Nas sobremesas também não há surpresas, até porque numa tasca não é preciso haver. Bolo de Bolacha, Leite Creme, uma espécie de Bolo de Côco e um Doce da Casa em formato de bolo também. Nada maravilhoso, mas tudo cumpre com o que seria esperado. Porque se o vinho é bom e barato e os pratos são bem servidos, nem é preciso ir às sobremesas para ser um jantar divertido. 

alta roda sobremesas

A verdade é que nem sempre estes jantares de tascas nos levam a fantásticas descobertas. Acontece às vezes, é verdade, assim como acontece apanharmos grandes banhadas. Mas na maioria das vezes, encontramos simplesmente tascas genuínas e que cumprem o que se pretende. E que podem até nem levar até lá malta de todo o País, mas são óptimas soluções para o pessoal da zona, para beber uns copos e conviver à volta da mesa. E para isso, o Alta Roda é perfeito! 🙂

Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua do Comércio, 122 A | 2785-555 São Domingos de Rana | 21 452 05 70

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.