BOWLS & BAR

Bowls. Bastante grandes. E cheios de coisas boas! 😉

No Instagram fizemos a piada “This restaurant has the biggest bowls we’ve ever seen!”… mas aqui não vamos fazer nada disso. O facto das donas do restaurante serem russas e toda a conversa ter sido feita em inglês até motivou esse tipo de piadas, pela semelhança fonética nas palavras. Mas escrito não fica tão bem… 😉

Mas efectivamente uma das coisas que mais nos surpreendeu no novíssimo Bowls & Bar foi o tamanho das doses. Tanto das já mencionadas bowls, mas como de tudo o resto que nos chegou à mesa! E por nós tudo bem! 🙂

Bowls & Bar Restaurante São Bento

O Bowls & Bar abriu efectivamente ao público no passado Domingo, na rua de São Bento. É impossível não dar pelo restaurante, porque se destaca dos outros espaços na mesma rua: montra ampla, a deixar ver todo o interior, portas enormes completamente abertas. É um convite a entrar, até porque o que vemos lá dentro é bastante… “chamativo”.

Bowls & Bar Restaurante São Bento

Nota-se perfeitamente que tudo neste espaço foi pensado para ser “instagramável”. Não há nada de errado com isso, aliás, antes pelo contrário: os novos restaurantes deviam sempre ter a noção de que actualmente as pessoas tiram fotos e partilham nas suas redes sociais os espaços onde se sentem bem. É tudo uma questão de saber ler o mercado. E no Bowls & Bar há esse cuidado: entrar neste restaurante é quase como entrar num espaço nova-iorquino, ou pelo menos aquilo que imaginamos de tantas séries e filmes que vimos passados lá.

Bowls & Bar Restaurante São Bento

O espaço é muito clean, desprovido quase de decoração, se exceptuarmos uns arranjos florais minúsculos nas mesas. Chamam-nos imediatamente à atenção três coisas: o chão de azulejo, muito bonito; as mesas de mármore, que o complementam na perfeição; e a enorme parede branca que percorre o lado esquerdo todo do restaurante e que foi propositadamente trabalhada para estar metade em pedra e a outra metade já completa. Isto, complementado por dois neons nas restantes paredes, dá ao Bowls & Bar um aspecto muito cosmopolita e trendy, um espaço que podia facilmente ser encontrado numa qualquer capital mundial. Cheio de gente gira, claro.

Percebemos quando nos sentamos que este é um projecto de 3 amigas russas, que resolveram abrir um restaurante que (quase) nada tem a ver com a cozinha russa tradicional. A ideia base é ter bowls (algo que está muito na moda este ano) e cocktails de autor (algo que tem estado na moda nos últimos anos). Ora, combinação perfeita, não? Cocktails muito bons, diga-se desde já, e com uma apresentação maravilhosa. Os pratos também, é verdade, mas os cocktails têm um toque especial. Peçam o Magic in the Moonlight ou o Forward e acreditem que não se vão arrepender!

Mas voltando à comida, aqui a ideia é dar não só um “boost” significativo no tamanho das doses, como criar algumas bowls fora do comum. Com a abertura de outros espaços com bowls na Grande Lisboa este Verão (como o Poké Bowls em Oeiras ou o Poke Havaiano em Carcavelos), ficámos a conhecer esta comida típica havaiana, mas quase sempre nas suas vertentes de salmão, atum ou vegetariana. E aquilo que o Bowls & Bar consegue fazer é mostrar-nos que os ditos “bowls” são apenas um recipiente… e que podemos fazer as combinações que quisermos lá dentro! Umas mais clássicas, outras mais próximas de outros pratos que conhecemos, outras ainda ajustadas a diversos momentos do dia!

Bowls & Bar Restaurante São Bento

E é por isso que temos uma Bowl de Salmão com o dito, cenoura, pepino, rebentos de soja, alface, tomate cherry, queijo creme e guacamole, sobre uma base de arroz. Uma combinação que parece nossa conhecida mas que aqui vem servida numa dose substancial e com um sabor espectacular. É só juntar molho de soja e misturar, mas não sem antes tirar uma foto, porque as cores são uma maravilha.

Outra bowl que provámos foi a Signature, mas claramente mais ajustada ao pequeno-almoço: omelete, salmão curado, panqueca de batata, queijo creme e ovo cozido. Uma boa opção para um pequeno-almoço substancial, sem dúvida.

Por outro lado, uma das bowls que nos deixou mais curioso foi a de Bife: bife de cozedura lenta, batatas assadas, molho de vinho tinto, chilli e alface. Basicamente uma carne assada com batatas, algo tão tipicamente português, aqui servido numa bowl. Uma ideia original e arrojada (assim como a Inglês, que tem feijão preto, bacon, salsichas e tomate cherry), que podia ter uma maior proporção de carne em relação ao resto dos ingredientes e se calhar até melhorava com a adição do confit de cebola que serve como entrada… mas que ainda assim nos mostra que aqui há uma ideia fixa em inovar e mostrar-nos que os bowls são apenas um recipiente. E dentro dele podemos fazer aquilo que quisermos, desde receitas mais tradicionais até outras mais portuguesas… ou mesmo com influências russas!

Bowls & Bar Restaurante São Bento

E ainda antes das bowls temos um “assortement” de entradas que, por si só, faz quase uma refeição! Porque estamos a falar de uma tábua que serve como misto de entradas, servida com pão. Vários patés e pastas, servido numa dose enorme: pasta de ervilhas (boa), confit de cobola (fenomenal!), tapenade (muito boa), pasta de atum (deliciosa!), hummus (bom) e paté de fígado de frango com ameixas (normal). No geral, uma entrada excelente para quando vamos com um grupo de amigos!

Bowls & Bar Restaurante São Bento

E saltando para o fim, na carta há apenas duas sobremesas e só provámos uma: o cheesecake de frutos vermelhos. Diferente do habitual, equilíbrio muito bom entre o doce e o ácido, uma boa forma de terminar uma refeição… isto se ainda tiverem “espaço” para isso, tal é o tamanho das doses!

Bowls & Bar Restaurante São Bento

Sim, há aqui arestas a limar, mas o restaurante tem (literalmente) uns dias. É preciso rever algumas proporções e talvez acrescentar um ou outro ingrediente em alguns pratos. Mas a coragem de fazer algo diferente do que existe a nível de bowls em Lisboa é muito interessante. Algo diferente, original, e com um potencial enorme!

No fundo, e para resumir, aquilo que o Bowls & Bar pretende mostrar é que os bowls podem ser muito mais do que salmão e atum (ou vegetariano). Ok que também há esses, mas aqui percebemos que podemos ser criativos com o que servimos, juntando-lhe influências portuguesas (e algumas russas), mas sempre procurando seguir um conceito de “confort food”. Porque é disso que se trata, comida de conforto. Seja num prato ou num bowl, é indiferente. Desde que seja boa.

Preço Médio: 12€ pessoa (bowl e bebida)

Informações & Contactos:
Rua de São Bento, 51 | 1200-815 Lisboa | 934 413 708

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.