Peixe ou Carne? Um Naco, por favor.
Se há uma coisa que me irrita nos restaurantes são as listas intermináveis. Sabem aquele momento em que se sentam numa mesa de restaurante, com fome, e são presenteados com uma ementa de 12 páginas, com todo o tipo de comida? Pois, é chato, até porque depois já nem conseguimos saber o que nos apetece, ficamos indecisos, acabamos por escolher qualquer coisa a pensar que devíamos ter escolhido outra qualquer… enfim, uma chatice.
Se houve uma coisa que todos aprendemos a ver programas do Gordon Ramsay é que muita variedade não é necessariamente sinónimo de muita qualidade.
Ora, o extremo oposto disto está o novo Boca Café, em São Bento. Porque a única escolha que temos de fazer é se queremos carne ou peixe. Quase…
O Boca Café abriu há menos de um mês em São Bento, e a sua carta é simples. Dois nacos, um do mar e outro da terra. Tradução: um bife de atum e outro de Black Angus, ambos grelhados.
Feita a escolha base, que simplifica bastante as coisas, temos então outras pequenas decisões para tomar: qual o molho que queremos e qual o acompanhamento. Coisas simples, poucas opções também, para facilitar a escolha. Tudo cobrado à parte, porque nem tudo podia ser bom.
Ambos chegam à mesa em tábuas, uma daquelas modas que se espalharam um pouco por todo o lado. À primeira vista parecem pequenos, mas no final percebemos que são mais do que suficientes.
O Naco do Mar (atum) vem no ponto certo (mal passado) e ainda que o atum seja bom, é também um pouco seco. O molho tipo chimichurri que o acompanha compensa isso, sendo que para acompanhar optámos pelo fenomenal risotto de açafrão e lima. Podia ser isto só um prato e ficávamos muito bem.
O Naco da Terra (o Black Angus) também está no ponto certo mas a carne repousou demais, pelo que chega à mesa quase fria. Ainda assim, a qualidade está lá, a carne não apresenta nenhuma resistência à faca e o sabor é realmente acima da média. Para aqui o molho escolhido foi o de manteiga e ervas frescas, normal, e para acompanhar umas boas batatas partidas (fritas).
Há pequenas coisas a rever, mas no geral foi um bom jantar. A ideia base é interessante e mesmo os pormenores que podem ser melhorados na sua materialização são isso mesmo, pormenores.
De resto, o espaço segue a linha destes restaurantes modernos, com decoração minimalista e uso cuidado da iluminação. O serviço é simpático e atencioso, ainda que por vezes um bocado formal demais para o posicionamento mais despretensioso.
Resumindo, o Boca Café tem tudo para se tornar um sucesso. Só precisa de limar algumas arestas, porque a base está lá. Tanto no peixe como na carne.
Preço Médio: 20€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:
Rua de São Bento, 33 | 1200-815 Lisboa | 969706422
[codepeople-post-map]