Petiscos, mas com um twist.
Ok, quando pensas que as petiscarias modernas são todas mais do mesmo, eis que te aparece à frente uma que só pelo nome já chama a atenção. Beija-me Burro?! Wtf?! Pois, é isso mesmo. Sim, o nome chamou-me a atenção, e depois deram-me a dica “olha que ali come-se bem”. Honestamente, preciso de pouco mais 😉
Isto aconteceu há 5 anos atrás, quando estávamos a terminar o “boom” das petiscarias modernas e cenas dessas, onde se serviam sempre mais ou menos o mesmo a nível do dito petisco. Por isso ficava sempre de pé atrás sobre ir a um restaurante do género. Ainda assim, as recomendações foram sérias, por isso lá fomos.
Situado numa zona residencial no centro de Oeiras, o Beija-me Burro passa um pouco despercebido na rua, pelo menos durante o dia. O GPS ajuda. Debaixo de umas arcadas, por fora o espaço parece maior do que é: cerca de 12 mesas, com um balcão de madeira, decoração na onda da tasca moderna mas com apontamentos tipo azulejo nas mesas que revelam bom gosto. Isso e a louça também. Giro.
O restaurante está praticamente cheio à hora de almoço nos dias de semana, o que torna o serviço um pouco lento nesses momentos, mas nada de grave. Há um registo de pratos do dia que facilita as coisas, com 2 pratos diferentes cada dia da semana. No dia em que fomos havia um creme de castanhas fabuloso para começar. E quando digo fabuloso, era mesmo fabuloso! Cremoso, rico em sabor, substancial.
Mais normal, mas ainda assim bastante razoável, o folhado de bacalhau. Um folhado, bem recheado, acompanhado de salada de pacote e batata frita oleosa. Mas razoável, o folhado. O preço do menu é apetecível e as doses são boas, por isso é uma boa opção.
Mas mais do que os pratos do dia, o Beija-me Burro é um espaço para petiscar. Pelo menos é assim que se define. E aqui também há alguma surpresa, com variações dos petiscos mais básicos e outras inovações. Umas melhor conseguidas que as outras, mas pelo menos arriscam a fazer coisas diferentes, o que significa que mesmo na sua abertura conseguiram distanciar-se um bocado dos restaurantes com o mesmo conceito.
Servidos em pequenas taças e sempre com tostas, numa mesma tábua chegam-nos à mesa os Ovos Mexidos com Pimentos e Queijo Fumado, onde a adição dos pimentos até é interessante mas o que estraga o conjunto é uma base de batata cozida… saiba-se lá porquê; e também o Pesto de Favas com Morcela de Arroz Crocante é uma excelente ideia, esta muito bem executada e saborosa.
Há ainda coisas engraçadas como o Queque de Enchidos e Queijo de Cabra (que promete mais do que cumpre) e as Bolinhas de Pato com Citrinos, uma espécie de croquetes de forma redonda onde o recheio sabe a pato mas falta um toque de acidez da laranja, que nos parece ser o que se pretendia. Ou ainda uma Scamorza Fumada com Gratin de Batata, Pancetta e Alecrim, uma bomba de colesterol, como se percebe logo quando se lê a descrição. Gordices, como gostamos!
Mais substancial, mas ainda no registo dos petiscos, temos as Lasquinhas de Novilho com Molho de Vinho Tinto e Cravinho, quase uma espécie de pica-pau mas sem ter nada a ver. O molho podia estar um pouco mais apurado, mas a carne é de boa qualidade.
Também nas sobremesas, há coisas mais reconhecíveis que outras. Numa das nossas visitas provámos uma espécie de Tarte Banoffee, sobre a qual a fotografia diz tudo: potente, doce, viciante! E ainda um Cheesecake Enfrascado (sim, servido num frasco, nada de novo aqui…) de Baunilha e Ananás Caramelizado.
Aquilo que retemos do Beija-me Burro é que, independentemente de alguns altos e baixos, houve desde o início aqui uma vontade em sair do registo pré-formatado das petiscarias modernas. Há pontos comuns, mas também há sempre uma tentativa de ter um twist. O que é agradável de ver! Não sendo brilhante, é um restaurante bem interessante, e que foi sobrevivendo à zona em que está, à mudança das tendências, à pandemia… a tudo!
Preço Médio: 16€ pessoa (3 petiscos e cerveja)
Informações & Contactos:
Rua Dr. António Patrício Gouveia, Nº 8, Loja B | 2780-185 Oeiras | 961 620 947
Gostei muito. O conceito é inovador, tapas muito originais e todas muito boas. O local é simpático e descontraído, o atendimento muito acolhedor. Tanto o José como o Guilherme ajudaram na escolha do menu, que se revelou excelente, ambos muito empenhados em bem servir. Muito sucesso para o Beija-me Burro e parabéns a esta equipa maravilhosa.