Uma opção honesta, no meio de muitas opções.
O centro de Setúbal é uma daquelas zonas onde não conseguimos dar 2 passos sem tropeçar num restaurante. Um restaurante que, claro, terá peixe fresco, para grelhar e, claro, choco frito. É a especialidade da terra, é o motivo de visita de muita gente, e na realidade é onde se encontram alguns dos melhores restaurantes para comer este petisco. Por isso, a escolha do restaurante tem quase só a ver com intuição… ou escolher o que tem mesas disponíveis.
Escolhemos o Baía do Sado para um jantar por esta última razão, é verdade. Mas também porque olhámos para a montra de peixe e pareceu-nos bem: bastante variedade e bom aspecto. Sabemos que isso não é necessariamente uma garantia de que vai correr tudo bem, mas ajuda-nos a ficar pelo menos com boas expectativas.
Mas, e independentemente da montra de peixe, fomos por causa do choco frito, por isso não podíamos deixar de o pedir. O Choco Frito do Baía do Sado está longe de ser o melhor que já comemos, e realmente há muito melhores na zona. Mas também não é mau, nada disso. A polme é fina, o choco não está muito esponjoso, e até vem acompanhado de batatas fritas caseiras. Para quem não conhece mais, vai ficar muito bem servido com este.
Ora, se o choco frito cumpre, o que dizer do resto dos pratos? Nada a apontar! Começamos com uma Sopa de Peixe saborosa, aveludada, daquelas que se percebe serem caseiras. E, no peixe, comemos uma bela Dourada, fresca, bem grelhada, acompanhada por legumes salteados. Não houve foto porque começámos logo a comer. Acontece!
O último prato na mesa fora umas Lulas Grelhadas (também boas e bem tratadas, mas sem ser surpreendente) que se destacam mais pelo acompanhamento, uma excelente Açorda de Ovas.
No fundo, pratos simples, que cumprem as expectativas, o que por si só é bastante bom para qualquer restaurante. Não são inesquecíveis, assim como não o é o serviço apressado, que tenta rodar mesas porque há mais clientes que lugares (muitos deles turistas, é verdade). Assim como não é inesquecível o Bolo de Bolacha, ainda que seja daqueles que gostamos, com creme de manteiga, e tenha um bom sabor a café. Mas nem tudo precisa de ser inesquecível, pois não?
O Baía do Sado é uma opção válida e bastante agradável, no meio de muitas outras opções. Numa zona onde há tantos restaurantes, é mesmo uma questão de sorte. Nós tivemos, e se voltarmos a andar pela zona sem nada planeado, não teremos qualquer problema em voltar ao Baía do Sado. Pelo choco frito ou pelo peixe fresco, é indiferente. Apenas porque é simples e fiável.
Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Av. José Mourinho, 46 | 2900-633 Setúbal | 265 553 247