restaurante avenue encerrado

AVENUE

Uma experiência de Chef (mais ou menos acessível)!

Não sou o maior fã de chefs mediáticos. Ou antes, gosto de ver alguns chefs na televisão (depende do formato do programa), mas o que geralmente acontece é que, quanto maior se torna o mediatismo, mais vamos sentindo uma quebra na qualidade da sua comida. Há Chefs que são claramente produtos de marketing e dos quais não sou grande fã da comida (e alguns deles já foram dos meus preferidos). Sei que é apenas uma opinião, mas serve para enquadrar o que senti depois de sair de um jantar no Avenue.

avenue - restaurante sofisticado cozinha de autor chef marlene vieira avenida liberdade lisboa 6

A Chef Marlene Vieira participa no Chefs Academy da RTP. Com mais ou menos jeito para a representação, a realidade é que o programa lhe trouxe um protagonismo mediático acima da média, especialmente diante de um target que não é claramente o do Avenue. E essa evolução viu-se também com o food corner no Mercado da Ribeira e a participação em eventos gastronómicos diversos. Por isso, foi com bastante curiosidade e algum cepticismo que fui jantar ao Avenue, do qual já me tinham dito maravilhas nos tempos pré-tv da Chef.

Começando pelo fim, saí do Avenue a pensar que tenho de deixar de assumir coisas em relação a Chefs mediáticos. Porque as mais de duas horas de jantar foram excelentes, a todos os níveis!

avenue - restaurante sofisticado cozinha de autor chef marlene vieira avenida liberdade lisboa 1
O Avenue é um restaurante sofisticado (até pelo local onde está), com uma decoração bastante sóbria e minimalista e um serviço formal mas sem nos deixar intimidados. Nota-se que há um cuidado em promover uma experiência ao cliente, por isso tudo tem o seu tempo.

E essa experiência passa muito pela comida, que tem altos e baixos mas sempre muito acima da média.
Os peixinhos da horta que acompanham o couvert abrem as “hostilidades” de forma excelente, estaladiços e saborosos. Depois um pequeno amouse de bouche, cavala marinada com puré de guacamole, interessante e diferente. Para entrada, um dos pratos assinatura da Chef, o carabineiro com o brulé de amêndoas, fora de série, a fazer o contraste doce com o tomate e o carabineiro cozinhado na perfeição. Só por isto vale a pena uma refeição no Avenue!

avenue - restaurante sofisticado cozinha de autor chef marlene vieira avenida liberdade lisboa 5
Nos pratos principais, os polvinhos à lagareiro são giros na apresentação mas normais no sabor; e o entrecôte de vaca maturada é excelente, a carne saborosa e no ponto, os legumes perfeitos (tanto em sabor como em apresentação) e, um genial apontamento, uma gema trufada. Fazia um prato inteiro desta gema trufada!
Na sobremesa, óptimos papos de anjo e o pastel de nata reinventado pela Chef que, ainda que seja interessante de se ver, acaba por ter um conjunto de sabores demasiado parecidos e por isso é mais monótono.

avenue - restaurante sofisticado cozinha de autor chef marlene vieira avenida liberdade lisboa 3

Não sendo perfeito, o Avenue é muito bom. E mostra aquilo que a Chef Marlene Vieira consegue fazer, mediatismos à parte. E quando a isso juntamos preços acessíveis para este tipo de restaurante, então aqui está uma fórmula de sucesso.

Preço Médio: 40€ pessoa (com vinho)

Informações & Contactos:
Avenida da Liberdade, 129 B | 1250-140 Lisboa | 213432115

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.