ATALHO DO CAIS

Bifes, hambúrgueres… e sushi de carne!

O título é sugestivo, mas nem é propriamente na lógica do click bait. Isto foi exactamente o que pensámos quando nos sentámos à mesa do novo membro da família Atalho, este na zona do Cais do Sodré, e começamos a ver a ementa digital. Temos os cortes de carne que já tão bem conhecemos dos outros espaços, os hambúrgueres e sandes, as peças com osso… e depois, do nada, aparece a página onde o destaque é “sushi de carne”. Como assim?! Pois, foi o que nós pensámos…

atalho do cais sushi de carne

A surpresa inicial passa muito rapidamente à curiosidade, até porque o balcão onde são feitas as peças está situado no fundo de uma das salas do restaurante e o facto de vermos um sushi man a fazer peças acaba por nos chamar a atenção. Este novo restaurante do grupo Atalho abriu no Cais do Sodré, num espaço onde antes existia um dos (muitos) restaurantes do Grupo Avillez que fecharam em Lisboa. São duas entradas, para 2 salas diferentes, com decoração minimalista e iluminação diferente entre cada uma. Um balcão de bar por sala, para dar apoio aos cocktails que também fazem parte da carta e, numa delas, o já referido balcão de sushi.

atalho do cais

E comecemos já por aí, porque efectivamente é a grande novidade deste Atalho do Cais em relação aos seus outros “irmãos”. O que é afinal o sushi de carne? Ora… são peças tradicionais de sushi, mas onde o peixe é substituído por carne. Ele há hosomakis, nigiris, futomakis e mais peças, todas elas com cortes de carne diferentes. A nível técnico nada a apontar às peças, e a realidade é que, depois daquele sentimento de estranheza inicial, este sushi de carne até resulta bastante bem. Talvez fosse ainda mais interessante reduzir o número de ingredientes e os molhos utilizados, de forma a tornar a carne no elemento principal das peças, aquele que se destaca mais, tanto a nível visual como especialmente a nível de sabor. Mas ainda assim, há aqui coisas muito interessantes, como o Nigiri de Vazia, com a carne ligeiramente braseada.

atalho do cais sushi de carne
atalho do cais sushi de carne nigiri

No fundo, esta ideia do Sushi de Carne é o factor mais diferenciador do Atalho do Cais, e devia ser ainda mais explorado, devia ter maior destaque no menu. Porque estas peças de sushi servem perfeitamente como uma entrada para o jantar, para acompanhar uma cerveja ou um cocktail, uma espécie de desbloqueador de conversa e de apetite. E aqui é importante destacar o serviço, que percebe que é preciso explicar do que se trata e por isso está muito receptivo a receber opiniões, a ouvir sugestões, o que é uma atitude fantástica.

E depois, nem precisamos de olhar muito para a ementa, porque o Atalho já tem história na restauração de Lisboa. O restaurante do Príncipe Real (Atalho Real, podem ler aqui a nossa opinião) foi um dos pioneiros do boom de restaurantes de carne na capital, que vieram democratizar os cortes de carne, explicar ao grande público o que eram carnes maturadas, etc. Temos vários cortes de carne à escolha, com o sem osso, com boa qualidade e bem trabalhados na grelha, que podem ser complementados com diversos acompanhamentos, em doses bem servidas, o que faz com que a relação qualidade-preço seja muito interessante.

atalho do cais croquetes

Como escrevemos em cima, é um bom desafio começar o jantar no Atalho do Cais com uma incursão ao sushi de carne. Mas se não quiserem, há sempre a opção dos Croquetes de Novilho, servido com mostarda Dijon, bem recheados. Ou o Queijo Provolone, gratinado no forno com oregãos, guloso e gordo, para comer com bolo do caco.

atalho do cais maminha black angus

Nos cortes de carne, é escolher o preferido, tão simples como isso. Nós fomos para a Maminha Black Angus, servida no ponto pedido, puxadinha ao sal, deliciosa, e também para a Vazia Maturada, outro corte onde a gordura lhe dá um sabor fantástico, novamente irrepreensível a nível de confecção. Há muitas outras opções, o que é sempre excelente para grupos maiores. Cada corte traz dois acompanhamentos, por isso podemos provar praticamente tudo: batata wedges, salada mista, batata gratinada no forno ou cogumelos salteados. Não estamos no registo das grandes invenções, porque não é preciso: carne de qualidade, bem temperada e grelhada, bom acompanhamentos. Pronto, é isso.

atalho do cais vazia maturada

As sobremesas são também clássicas – e talvez o elo mais fraco. Crumble de Mação, Bolo de Chocolate e, no nosso caso, o Cheesecake com Frutos Vermelhos, que cumpre. Até porque as doses dos pratos principais acabam efectivamente por ser grandes, por isso pedir uma sobremesa é mesmo só para deixar um sabor doce na boca. 🙂

atalho do cais cheesecake

Resumindo, este Atalho do Cais cumpre a promessa dos outro Atalhos: servir carne boa, em cortes variados, bem confeccionada, a preços acessíveis. E a localização do restaurante tem tudo para o transformar numa referência da noite do centro de Lisboa (assim que a situação derivada da pandemia volte ao normal, claro… seja quando for). Sendo que, a acrescentar a isto tudo, temos a grande novidade da carta, o sushi de carne. Mesmo que este conceito pareça estranho, é um ponto diferenciador, e que vai criar curiosidade e acabar por levar gente ao Atalho do Cais. Só precisa de ter alguns pormenores melhor afinados e ser melhor comunicado/destacado. Porque podemos estar a assistir aqui ao início de uma tendência.

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:

Rua de São Paulo, 32 | 1200-428 Lisboa | 21 053 68 40

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.