ANCORADOURO (Ilha do Pico, Açores)

O restaurante mais famoso, mas também o menos interessante…

De todas as vezes que pedimos dicas de restaurantes para os Açores, o Ancoradouro foi sempre mencionado mais vezes e destacado como imperdível (mesmo quando estávamos noutras ilhas que não o Pico). Posto isto, decidimos fazer uma reserva para jantar, sendo que depois do almoço maravilhoso que tivemos no Mar Sushi Terrace, era sempre complicado voltar a ter uma experiência tão boa.

A primeira impressão não foi a melhor… Houve um mal entendido com a nossa reserva e quando chegámos não tínhamos mesa. Disseram-nos que devíamos ter chegado às 19:30 porque a partir dessa hora já não aceitavam reservas, mas no dia anterior tínhamos feito uma por telefone para as 20h. Foi-nos dito que era impossível que não tinha sido assim, mas a verdade é que foi. Enfim… de qualquer forma, conseguiram arranjar-nos uma mesa, por isso menos mal.

ancoradouro lapas

O Ancoradouro estava completamente cheio e isso faz com que o serviço tenha sido caótico. Os empregados corriam, literalmente, de um lado para o outro, pareciam baratas tontas. Deixaram-nos a ementa e correram para a mesa seguinte. Talvez por isso tenhamos esperado cerca de uma hora por estas Lapas que, apesar de boas, não chegavam aos calcanhares das que comemos uns dias antes na Tasca O Petisca (podem ler a review aqui).

ancoradouro filetes de veja

Felizmente os pratos principais demoraram menos tempo a chegar à mesa. Por um lado, temos os Filetes de Veja com Açorda de Tomate, onde os filetes estão muito bem fritos e nada oleosos e a açorda de tomate é muito saborosa. Por outro, o Atum Frito com Batata Doce Frita, um prato que nunca tínhamos provado (e que nos despertou o interesse exactamente por causa disso, pelo atum ser frito), mas que acaba por se tornar um pouco seco.

ancoradouro restaurante

O terceiro prato foi o Bife da Vazia grelhado, se calhar o mais simples de todos, onde a carne era efectivamente muito boa mas acompanhamentos bastante sofríveis. Ainda assim, um prato que segue o registo da oferta do restaurante: tudo comida tradicional, bem confeccionada e com boas doses. Mas sem surpreender.

Para sobremesa, o famoso Pudim de Mel, que foi a estrela da noite. A fotografia não faz de todo jus ao sabor, que é verdadeiramente D-E-L-I-C-I-O-S-O!

ancoradouro pudim de mel

Se vale a pena visitar o Ancoradouro? Sim, até porque não há assim muitas opções na Ilha do Pico. Mas não deixa de ser “apenas” um restaurante tradicional, com um serviço lento e pouco simpático e com preços acima da média. Até podia ser uma questão de expectativas, mas mesmo com muitas recomendações nem as criámos, foi mesmo isto que sentimos. Por isso, não seria a nossa primeira sugestão 😉

Preço Médio: 30€ (com vinho)
Informações & Contactos:

Estrada Longitudinal Areia Larga | Madalena | 9950-322 Pico (Açores) | 292 623 490

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.