ADEGA SOLAR MINHOTO

Um Bitoque excelente! E tudo o resto também!

Temos aqui aquele que muitos consideram o melhor bitoque de Lisboa. Mas… bitoque? Ou bife? E isso leva-nos à questão existencial: o que é um bitoque? Qual a sua definição? Está só relacionado com o molho e o ovo “a cavalo” ou também implica o corte da carne? Tantas perguntas… e tão poucos caracteres. A verdade é que fui à Adega Solar Minhoto para comer o (BRUTAL!!!) Bitoque. Sim, este que está na fotografia aqui em baixo. E depois voltei várias vezes para comer muitas outras coisas.

adega solar minhoto

Alvalade é um dos bairros de Lisboa que deve ter maior rácio de restaurantes por metro quadrado. E de todos os tipos, desde tascas e restaurantes tradicionais, a comidas do mundo e todas as tendências mais recentes. Parece haver lugar para todos… e a verdade é que, no espaço de um quarteirão à volta da Adega Solar Minhoto, todos os outros restaurantes estão vazios ou com meia casa, enquanto neste pequeno largo em frente ao quartel de bombeiros se acumula uma fila de mais de 10 pessoas. Todos os dias, à hora de almoço. E como não há reservas, o truque é mesmo chegar ou muito cedo (por volta das 12h e pouco) ou mais tarde (depois das 14h). Depois é deixar o nome na lista e esperar serem chamados.

adega solar minhoto

A Adega Solar Minhoto encaixa-se no registo dos restaurantes tradicionais, com pratos do dia e depois muitos outros pratos de comida tipicamente portuguesa. A lista é extensa, entre tacho e grelhados, mas a verdade é que vejo sempre muita gente a ir diretamente ao bitoque. Os empregados já o esperam, por isso têm na ponta da língua a pergunta sobre o ponto da carne. E por falar no serviço, é o que tem de ser neste tipo de restaurantes: rápido e eficiente. Não esperem grandes simpatias, ainda que também não exista o contrário. Mas o que importa aqui é servir rápido, porque as mesas têm de rodar. E rodam… com pessoas que regressam frequentemente.

O couvert traz pão e manteigas, mas também traz logo uns Croquetes para abrir as hostilidades. Porque nunca há mal nenhum em começar uma refeição com croquetes. Depois disso, podemos ir para os grelhados de carne ou de peixe, como por exemplo estas Plumas de Porco Preto, boa carne e boa grelha, acompanhadas de batata frita caseira, arroz enformado (clássico) e couves, o que lhe dá um toque interessante.

adega solar minhoto

Noutra visita provamos ainda os Filetes de Peixe Galo com Salada Russa. Os filetes são fantásticos, entre o sabor e a fritura, mas a salada russa peca com estar pouco solta, tem demasiada maionese, ficou tipo papa. Noutra lado da mesa, uma Vitela Estufada à Moda de Lafões, com a carne estufada em vinho tinto, tenra, de cortar à colher, e muito saborosa. Sendo prato do dia, temos os mesmos acompanhamentos… mas não nos queixamos, pois não? Estamos no registo da cozinha simples, bem executada, cheia de sabor, sem merdas.

adega solar minhoto
adega solar minhoto

Ora… então começamos pelo Bitoque e não voltávamos lá? Nem pensar!! Até porque o Bitoque da Adega Solar Minhoto é dos melhores que já comemos!! Bife do lombo, alto, servido no ponto exacto, cheio de um molho carnudo e puxado ao alho, aliás, servido com muito alho frito por cima. O ovo estrelado é perfeito, a batata frita é caseira, a dimensão do bife é completamente ajustada ao preço. Ora, podemos questionar se isto é um bitoque ou é um bife… a verdade é que o corte da carne é muito diferente do que acontece noutros bitoques maravilhosos como o do Jorge D’Amália, por exemplo. O método de confecção até pode ser o mesmo, mas o corte da carne e a sua dimensão acaba por justificar a diferença de preços nos vários bitoques que se praticam em Lisboa. Não querendo entrar em discussões, aceitamos este bitoque como nos servem. E é um bitoque do caraças!!!

adega solar minhoto bitoque

A maioria das pessoas que vi entrar e sair nas minhas várias visitas à Adega Solar Minhoto comem um bitoque, acompanhado por uma imperial, e seguem caminho. Ora, não sou assim, por isso termino a refeição com uma sobremesa. Tudo caseiro, é o que me dizem, por isso vou diretamente ao Bolo de Bolacha, versão com creme de manteiga mas com pouco café, torna-se enjoativo. Muito melhor é o Quindim, que se nos apresenta com duas texturas diferentes: parte é quindim puro e duro, com boa textura e sabor a coco; e o resto é quase tipo doce conventual, com o doce de ovos meios líquido. O resultado final é das sobremesas mais decadentes que já comi, com tudo o que de bom isso envolve!

bolo de bolacha
sobremesa

É verdade que trabalho perto do restaurante, mas com tanta oferta em Alvalade, não é isso que me faz voltar à Adega Solar Minhoto. Os preços podem não ser os de uma tasca, o serviço pode não ser ultra simpático, mas nada disso também é mau. E o principal – a comida – é excelente! Fui lá ter por causa do bitoque e, mesmo entrando na discussão sobre o que é ou não um bitoque, este é excelente. É um dos melhores bitoques/bifes que se podem comer em Lisboa, mas de caras! E o resto da comida é também muito boa, por isso não há muito a enganar, pois não?

Preço Médio: 20€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:

Avenida Rio de Janeiro, 29 F | 1700-111 Lisboa | 21 848 9493
NÃO TEM MULTIBANCO

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.