Um indiano cheio de bons sabores!
É engraçado como cada experiência num restaurante pode realmente ser única. Ou seja, há muitos restaurantes que visitamos diversas vezes e cujas experiências são sempre semelhantes, geralmente pela positiva. Mas depois há outros que visitamos uma vez e saímos de lá com uma ideia… mas onde acabamos por voltar por alguma razão e que nos surpreendem porque temos uma experiência completamente diferente. É engraçado quando isso acontece, mas muito melhor quando a segunda experiência é melhor que a primeira. Que foi o que nos aconteceu no Aashiana, um restaurante indiano mesmo no centro de Carcavelos.
Aliás, o título do primeiro review que escrevemos, no longínquo ano de 2018, foi muito claro: “Apenas mais um indiano…”. E depois elaborávamos sobre ser apenas um indiano normal, sem nenhuma característica que o fizesse destacar-se das outras centenas de restaurantes indianos espalhados por todo o País. Isto porque a nossa experiência foi isso mesmo, perfeitamente normal. Ora… uma visita recente foi radicalmente diferente! Não sabemos bem se foi pelos pratos escolhidos, se a cozinha mudou, se o próprio serviço de sala mudou, seja o que for proporcionou-nos uma experiência muito melhor, a todos os níveis. E com o extra de ter acontecido num restaurante completamente cheio e com fila à porta.
Em primeiro lugar, um serviço ágil, bem organizado e, acima de tudo, simpático. As coisas acontecem nos seus tempos, mesmo com as mesas todas a pedir em momentos diferentes, e não há pedidos trocados nem hesitações. Há sempre um sorriso, uma resposta às provocações, naquele português “típico” deste tipo de restaurantes. Uma agradável surpresa, logo por aqui.
Mas aquilo de que mais nos lembrávamos era a comida, que tínhamos ideia de termos… esquecido. Sim, porque quando temos uma experiência simplesmente normal num restaurante, acabamos rapidamente por nos esquecer do que comemos. Ora, isto não aconteceu nesta visita, onde alguns pratos se destacaram claramente e, acima de tudo, onde quase todas as coisas que chegaram à mesa estavam muito saborosas, muito acima da média.
Os Papari chegam ainda quando estamos a escolher os pratos, com os 3 molhos habituais dos restaurantes indianos, aos quais acrescentamos um outro molho picante que pedimos porque sabemos que existe. Isto serve para nos entretermos até chegarem a Chicken Samosas, ou seja, as Chamuças de Frango. Ainda que o recheio seja daquele mais esfarelado, o sabor é bom e a fritura também está muito boa. Por isso, molhos para cima e siga!
Siga também com o clássico Cheese & Garlic Naan, que surpreende por ser tão bom, fofo, bem recheado, com o alho presente mas com óptimo equilíbrio de sabor. Mas a melhor entrada estava para chegar, o Prawn Puri (ou Puri de Camarão, vá). No fundo é uma massala com muito tomate e um toque de picante, onde depois temos os camarão, aqui cortado aos pedacinhos, tudo servido em cima do puri, que é uma massa frita indiana a servir quase como pão. Aqui, tudo perfeito! A massala é fantástica, cheia de sabor, picante qb, de comer à colher, mas o puri também não lhe fica muito atrás, a massa crocante mas com textura, muito boa mesmo. Foi uma surpresa para todos na mesa, o que é sempre um indicador muito bom!
O tempo vai passando, as garrafas de vinho (a preços muito aceitáveis) vão chegando à mesa, assim como os pratos principais. Que, como é habitual neste tipo de restaurantes, vêm servidos naquelas pequenas tacinhas metálicas com a vela a aquecer por baixo e, claro, são todos para partilhar. São três pratos e pelo menos dois deles são muito bons, mas muito bons mesmo! Sobre o terceiro só não podemos dizer isso porque é um absurdo de picante. E atenção, fomos avisados pelo serviço que o Chicken Vindaloo é extremamente picante, mas pedimos na mesma porque somos fortes… só que o resultado é um prato verdadeiramente picante, ao ponto de não conseguirmos perceber bem o sabor tal é a sua intensidade. Mas lá está, erro nosso!
Mas as surpresas são os outros dois pratos, começando pelo Aashiana Special Biryani, um biryani com todas as proteínas (frango, cordeiro e camarão), cheios de vegetais e acima de tudo cheio de sabor e texturas. Dos melhores biryanis que já comemos! E depois o Lamb Chilly, também extra picante, mas aqui com o gengibre a dar-lhe um toque muito aromático, o que não só o torna mais suportável como delicioso.
Terminamos este recente jantar com a mesma sobremesa que comemos na primeira visita ao Aashiana, a Bebinca. Que falha um bocado no número de camadas e mesmo na apresentação, com um corte muito descuidado. A nível de sabor é normal, não surpreende, e muito menos quando comparada com o impacto que os outros pratos até ali tiveram. Enfim, não se pode ter tudo, não é?
No final, todas as quatro pessoas na mesa estão muito satisfeitas, muito felizes mesmo – e não, nem é o vinho a falar. Fomos muito bem atendidos e comemos muito bem, e isso para nós foi mesmo uma agradável surpresa. Os sabores, as texturas, é isso que faz a diferença neste tipo de restaurantes indianos que parecem genericamente todos iguais. Mas esta visita mais recente ao Aashiana não nos vai deixar que o restaurante caia no esquecimento, porque houve muitos destaques positivos. E até podemos não ir de propósito a Carcavelos só para lá ir jantar… mas se andarmos na zona e tivermos aqueles “desejos” de indiano? Ora aí sabemos perfeitamente onde vamos voltar!
Preço Médio: 20€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua Dr. José Joaquim de Almeida, 662 B | 2775-594 Carcavelos | 21 468 74 47