A RISCA

A RISCA

Oferta variada, a qualquer hora do dia.

Petiscarias ou Tascas modernas… tanto que podia ser dito acerca delas. Mas já disse quase tudo, aliás, escrevi. Houve a moda delas, apareciam que nem cogumelos, mas felizmente depois a moda foi abrandando e só sobreviveram aquelas que tinham algum factor realmente diferenciador. Nos dias de hoje, em que as modas são outras, ainda vão abrindo algumas petiscarias novas, mas já com um maior critério, para que sejam relevantes. E isso já faz todo o sentido! Por isso, como gostamos de petiscos, por nós tudo bem! 🙂

O A Risca fica na Praça do Junqueiro, em Carcavelos, ali perto do Riviera Hotel. E este enquadramento é importante porque esta pequena praceta tem restaurantes porta sim porta sim. E há todo o tipo de oferta: hambúrgueres (o Gutsy, sobre o qual já escrevemos aqui), pizzas (o Trecento Sessanta, sobre o qual podem ler aqui), cozinha asiática, chinês, comida portuguesa, marisco… enfim, há escolhas para toda a gente. E agora também há o A Risca, que tem uma oferta um pouco mais vasta que os seus vizinhos.

Na carta do A Risca podemos encontrar petiscos, tábuas várias, bifes e ainda outros pratos. Ou seja, uma oferta que nos permite ir lá várias vezes sem ter de repetir pratos, o que é uma mais valia imensa tendo em conta que os restaurantes desta zona vivem muito dos residentes. E o próprio espaço é convidativo, com a pequena zona exterior a ser o ideal para almoços em dias de sol e o interior – com paredes brancas e mobiliário de madeira – a ser também bastante convidativo. Ainda por cima, com a vantagem de estar aberto o dia todo, aqui está um espaço onde se pode ir petiscar a meio da tarde, seja qual for o mood em que estamos. Parece-nos bem! 😉

Nós vamos num almoço tardio de Domingo, numa bela tarde de Inverno, e por isso ficamos no alpendre exterior. Este espaço está quase cheio, o restaurante no interior está a meio, mas ainda assim o serviço é rápido, porque há muita gente a ir às mesas. Tudo malta jovem, o que seria mais ou manos de esperar, mas ainda assim sem comprometer a competência.

Resolvemos pedir dois petiscos e dois bifes, para provar o máximo que conseguíssemos. E começamos com os Ovos Revueltos, um dos quatro petiscos com ovos na carta. São bem servidos, bem executados, saborosos. Não é um petisco surpreendente mas também não precisa de ser, só tem de ser guloso. E no A Risca é!

A risca restaurante carcavelos

Os Pimentos Padrón são um clássico das petiscarias modernas, e aqui chamam-se Pimentos Patrón porque no meio há sempre um pimento vermelho, mais picante. É uma explicação válida, sendo que na nossa dose esse pimento não existiu, assim como nenhum verdadeiramente picante. Pior do que isso, os pimentos estavam demasiado assados, mas maioria quase sem saber a pimento…

Seguindo em frente, para os bifes. Onde novamente ficamos empatados. Porque o Bife A Risca – que é uma interpretação do bife à Portuguesa, com presunto e ovo a cavalo – é um excelente bife, carne muito boa e bem temperada, ovo bem estrelado e molho ideal para molhar o pão, por ser tão guloso. Um prato simples, como a grande maioria dos pratos do A Risca, mas porque a comida portuguesa é isso mesmo: simplicidade e sabor.

A risca restaurante carcavelos

Do outro lado da mesa, outro bife, o Bife de Pimenta. Demasiado o molho, mas demasiado mesmo, como podem ver pela foto. Admito que seja uma questão de gosto, mas quando como bifes com molho gosto ainda assim de sentir o sabor da carne e depois sim, ter o molho para ir… lá está, molhando. Aqui o molho sobrepõe-se exageradamente à carne, ao ponto de tudo saber ao molho. Pior: o bife que pedi mal passado está tão coberto de molho que acaba por cozer rapidamente, passando muito do ponto. E se a proporção do molho em relação à carne pode ser uma opinião pessoal, o facto disso prejudicar o ponto do bife já é uma questão a rever.

Até esta altura estávamos empatados no registo do prato bom vs o prato menos bem conseguido. Felizmente desempatamos para a positiva com uma simples Tarte de Amêndoa, com a consistência certa e um excelente sabor. Uma sobremesa muito simples mas que resulta mesmo muito bem para terminar a refeição.

Numa altura em que abriu uma Universidade nova em Carcavelos, e por isso começa a haver cada vez mais malta jovem na zona, o A Risca parece fazer todo o sentido! Um restaurante com uma oferta variada, a preços muito acessíveis e com um horário bastante alargado é exactamente aquilo que muita desta malta mais jovem precisa de ter “à mão”. Mas – e ainda bem para o A Risca – o primeiro target que estão a captar não é esse… É a malta da praceta e da zona ali à volta. O que faz logo com que um restaurante resulte!

Por isso, não estranhem entrar no A Risca, seja a que horas for do dia, e encontrar grupos de malta jovem, famílias, turistas ou velhotes simplesmente a beber um chá. O A Risca arriscou em abrir uma espécie de petiscaria moderna num sítio onde não havia nenhuma e por isso está a ser um sucesso. E mais: a sua oferta mais abrangente acaba por tornar o A Risca no restaurante mais completo desta praceta! E por isso, o que tem maior margem de progressão. É melhorar alguns pormenores na comida e seguir caminho!

Preço Médio: 18€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:

Praça do Junqueiro, 12 B | 2775-597 Carcavelos | 214571465

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.