Decoração fantástica. Serviço excelente. Comida mais ou menos.
Em conversas recentes sobre restaurantes com amigos meus, há sempre um denominador comum: a constatação, por parte deles, que eu já não fico surpreendido com nada e já pouco me satisfaz. Ora, se por um lado é verdade que, quanto mais restaurantes conheces, mais complexos ficam os teus padrões (sempre tendo em conta o contexto do que se pretende), por outro lado também gosto de acreditar que isso simplesmente me deixou mais alerta para aqueles “pormenores” que deviam ser evitados em qualquer restaurante.
E dito isto, eis a única coisa que não gostei n’ A Praça: num restaurante que “apregoa” ingredientes frescos, se eu pergunto se a massa é fresca e me dizem que sim, não estou à espera de a ver sair de um pacote directamente para a panela. Desculpem, mas prefiro que me digam que não é feita ali, do que dizerem, quando confrontados com isso, “sim, é fresca, diz isso na embalagem”. Sinto-me enganado…
Posto isto, há muita coisa n’ A Praça que é excelente! O espaço é fantástico, inserido num dos armazéns da Lx Factory e explorando de forma genial a própria arquitectura para criar um ambiente rústico é realmente aproximado a uma praça. O serviço é simpático e atencioso, mas daquela forma genuína a que já não estamos assim tão habituados em restaurantes recentes, daquele tipo de serviço que percebe os clientes e antecipa o que vamos pedir.
A ementa tem um misto de entradas, pastas e saladas, a que se acrescentam 2 bifes e pratos do dia. Nas entradas, um maravilhoso carpaccio, dos melhores que comi, simples e perfeito. Uns cogumelos salteados com whiskey que desiludem um pouco pela falta disso mesmo… e uns ninhos de alheira com massa filo que, não sendo maus, são mais interessantes de ver do que de comer.
Nas massas, e por recomendação, dois raviolis: os de presunto com molho de queijo, gulosos mas pouco recheados, e os de ricotta e espinafres com molho pesto, brutais!! Repito sempre que lá voltar! Ou então repito o bife da praça, com molho pesto, um corte perfeito, bem cozinhado, saboroso, pronto para ombrear com os melhores bifes de Lisboa. Nota menos positiva para a carne à portuguesa, com demasiado molho e gordura.
Pannacota para sobremesa, com a textura perfeita (já não havia fome para mais, mas era preciso confirmar).
Boa carta de vinhos, mas bebi sangria branca, bem feita (ou seja, não era só sumo).
Já falei do serviço? Sim, sei que sim, mas volto a realçar esse ponto. Sempre um sorriso, uma palavra simpática, um serviço que marca um restaurante. Restaurante esse onde a comida pode ter altos e baixos, como acontece n’A Praça, mas onde isso também fica para segundo plano quando tudo o resto é excelente.
Preço Médio: 18€ pessoa (prato e entrada ou sobremesa, com sangria)
Informações & Contactos:
Lx Factory – Rua Rodrigues Faria, 103, edifício H, espaço 0.01 | 1300-501 Lisboa | 210991792
[codepeople-post-map]