Uma boa opção no centro de Coimbra.
Ir para fora de Lisboa tem sempre uma coisa boa e uma menos positiva. Por um lado, sabemos que vamos comer melhor, e geralmente em maior quantidade e a preços mais baratos; por outro, sabemos que temos de arriscar, de ir à procura, de pedir referências. Alguns sítios são confirmações, outros são boas surpresas, e ainda há outros que desiludem.
Felizmente, no caso de uma recente ida a Coimbra, a dica do meu amigo Frederico Pombares foi certeira: A Cozinha da Maria. Comida típica e mesmo no centro da cidade, o que até podia dar a entender que ía ser enganado, pelo menos no preço. Só que não, de todo. Foi uma boa surpresa!
Vejo a ementa, curta. Até porque o restaurante é pequeno, e percebo que a lógica é não dar muitas opções para facilitar o trabalho na cozinha. Quem está na sala sabe o que faz, acompanha-te sem estar muito presente, e sabe o que recomendar, consoante o tipo de cliente. Tem mesmo de ser assim, para guiar a tua experiência. Isto foi, sem dúvida, uma das coisas que mais gostei n’A Cozinha da Maria.
E começamos logo pela Chanfana, aquele prato que não pode faltar quando estamos nesta zona do País. Sou fã de chanfana, sempre fui, e por isso gosto sempre de pedir o prato, e nem sequer é numa óptica de comparação, é mesmo para me lambuzar todo! Na Cozinha da Maria temos uma excelente Chanfana, ainda que acompanhada por umas pobres batatas cozidas, nem sequer bem cozidas. Mas o importante, que é a carne em si, é muito boa. Tenra Qb, molho bem apurado como se quer, muito bom.
Mas também há aqui umas excelentes Bochechas de Porco, que arrisco dizer serem ainda melhores do que a Chanfana. Tem muito a ver com a carne e a sua confecção, porque são daquelas bochechas que se desfazem facilmente quando lhes tocamos com o garfo, e além disso são muito saborosas, a fantásticas a nível do sabor. Mesmo os acompanhamentos são bem melhores que os da chanfana, e tudo junto resulta mesmo muito bem.
Nas sobremesas, não inventei, até porque não havia muitas opções. A escolha é a Tarte de Amêndoa, que cumpre muito bem o seu papel, sem surpreender. Se é caseira ou não, não sei, só sei que tem a textura certa e sabe muito bem, além de que vem bem acompanhada com uma bola de gelado, o que lhe corta sempre aquele toque mais pesado. Não é inesquecível, mas cumpre.
E, no fundo, isso é o reflexo do meu almoço n’A Cozinha Da Maria. Serviço muito bom, comida bem feita. Não é daqueles restaurantes que me apaixonaram ou que ficam logo na memória, nope. Mas é daqueles restaurantes que aponto como uma boa opção para o local em questão, e que vou sugerir. Porque nem tudo precisa de ser surpreendente e fantástico, há sítios que precisam apenas de cumprir e não falhar com nada. E aqui não falha.
Preço Médio: 22€ pessoa (com vinho a copo)
Informações & Contactos:
Praça do Comércio, 110 | 3000-116 Coimbra | 911 533 126
Não tem Multibanco.