A COZINHA DA MARIA (Coimbra)

Uma boa opção no centro de Coimbra.

Ir para fora de Lisboa tem sempre uma coisa boa e uma menos positiva. Por um lado, sabemos que vamos comer melhor, e geralmente em maior quantidade e a preços mais baratos; por outro, sabemos que temos de arriscar, de ir à procura, de pedir referências. Alguns sítios são confirmações, outros são boas surpresas, e ainda há outros que desiludem.

Felizmente, no caso de uma recente ida a Coimbra, a dica do meu amigo Frederico Pombares foi certeira: A Cozinha da Maria. Comida típica e mesmo no centro da cidade, o que até podia dar a entender que ía ser enganado, pelo menos no preço. Só que não, de todo. Foi uma boa surpresa!

cozinha da maria restaurantes coimbra

Vejo a ementa, curta. Até porque o restaurante é pequeno, e percebo que a lógica é não dar muitas opções para facilitar o trabalho na cozinha. Quem está na sala sabe o que faz, acompanha-te sem estar muito presente, e sabe o que recomendar, consoante o tipo de cliente. Tem mesmo de ser assim, para guiar a tua experiência. Isto foi, sem dúvida, uma das coisas que mais gostei n’A Cozinha da Maria.

cozinha da maria restaurantes coimbra
cozinha da maria restaurantes coimbra

E começamos logo pela Chanfana, aquele prato que não pode faltar quando estamos nesta zona do País. Sou fã de chanfana, sempre fui, e por isso gosto sempre de pedir o prato, e nem sequer é numa óptica de comparação, é mesmo para me lambuzar todo! Na Cozinha da Maria temos uma excelente Chanfana, ainda que acompanhada por umas pobres batatas cozidas, nem sequer bem cozidas. Mas o importante, que é a carne em si, é muito boa. Tenra Qb, molho bem apurado como se quer, muito bom.

cozinha da maria restaurantes coimbra

Mas também há aqui umas excelentes Bochechas de Porco, que arrisco dizer serem ainda melhores do que a Chanfana. Tem muito a ver com a carne e a sua confecção, porque são daquelas bochechas que se desfazem facilmente quando lhes tocamos com o garfo, e além disso são muito saborosas, a fantásticas a nível do sabor. Mesmo os acompanhamentos são bem melhores que os da chanfana, e tudo junto resulta mesmo muito bem.

cozinha da maria restaurantes coimbra

Nas sobremesas, não inventei, até porque não havia muitas opções. A escolha é a Tarte de Amêndoa, que cumpre muito bem o seu papel, sem surpreender. Se é caseira ou não, não sei, só sei que tem a textura certa e sabe muito bem, além de que vem bem acompanhada com uma bola de gelado, o que lhe corta sempre aquele toque mais pesado. Não é inesquecível, mas cumpre.

cozinha da maria restaurantes coimbra

E, no fundo, isso é o reflexo do meu almoço n’A Cozinha Da Maria. Serviço muito bom, comida bem feita. Não é daqueles restaurantes que me apaixonaram ou que ficam logo na memória, nope. Mas é daqueles restaurantes que aponto como uma boa opção para o local em questão, e que vou sugerir. Porque nem tudo precisa de ser surpreendente e fantástico, há sítios que precisam apenas de cumprir e não falhar com nada. E aqui não falha.

Preço Médio: 22€ pessoa (com vinho a copo)
Informações & Contactos:

Praça do Comércio, 110 | 3000-116 Coimbra | 911 533 126
Não tem Multibanco.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.