Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Ristorante Pizzeria AL GARAGE
Partilha!

La Bella Italia! Mais ou menos…

Restaurantes italianos há muitos, em Lisboa e um pouco por todo o país. Aliás, é provavelmente o tipo de cozinha mais visto em restaurantes, depois da tradicional portuguesa. Talvez porque toda a gente acha que sabe fazer uma pasta ou uma pizza, e também talvez por causa disso, muitos desses restaurantes italianos sejam apenas medíocres. Felizmente em Lisboa há alguns muito bons, e uns poucos realmente memoráveis.

Um deles é, sem qualquer dúvida, o Italy Caffé Lisbona, no Saldanha (sobre o qual já aqui escrevemos) – aliás, para muita gente é o melhor italiano da cidade. E porque também é dos nossos favoritos, ficámos muito curiosos quando soubemos que o grupo ia abrir um novo espaço, na zona do Rato.

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

O Ristorante Pizzeria Al Garage fica na Rua Castilho, já quase a chegar ao Rato, e por fora passa um bocado despercebido, ainda que tenha uma pequena bancada à porta com produtos italianos. É só depois de entrar porta adentro que começamos a perceber a dimensão real do espaço.

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

É inevitável fazer comparações com o Italy Caffé, já que pertence ao mesmo grupo. E o ambiente que no Saldanha é muito mais “italiano” e caseiro – o restaurante é mais pequeno, as toalhas com riscas vermelhas ajudam muito, assim como a iluminação e decoração – aqui no Rato é mais “frio”. O espaço é enorme, a iluminação demasiado clara, as toalhas demasiado brancas também. No fundo temos a cozinha aberta, que lhe dá uma certa graça, mas faltam apontamentos de cor ao Al Garage, é tudo muito pastel…

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Mesmo sendo demasiado grande para nos sentirmos tão “em casa” como acontece no Italy do Saldanha, aqui no Al Garage há pormenores muito engraçados e que nos chamam a atenção: as pinturas nas paredes, que nos remetem para Itália, as prateleiras com produtos, a enorme despensa visível no meio da sala. São apontamentos que acabam por tornar o espaço menos frio, e ainda bem.

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Continuando nas comparações inevitáveis, aqui não somos atendidos por nenhum empregado italiano, o que é uma pena. Talvez por isso o serviço pareça um pouco mais “frio”, com alguns momentos de simpatia (poucos). É como o próprio espaço, frio mas com pormenores.

Na ementa encontramos muita coisa que já conhecemos da “casa mãe”, com poucas novidades. Há clássicos que são inevitáveis, mas esperávamos mais diferenças. Ainda assim, entregam-nos a carta com as sugestões do Chef e acabamos por ir quase só por aí. Começando com a entrada, a Mozzarella in Carrozza: uma espécie de torrada com mozzarella panada e molho de anchovas. Uma mistura de sabores surpreendente, especialmente pelas anchovas e o seu sabor salgado, que acaba por contrastar com a mozzarella. Interessante.

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Só pedimos uma entrada porque antecipamos que, se for como no Italy Caffé, as pastas que escolhemos vão ser bem servidas e “pesadas”. E é exactamente isso que acontece! A primeira – e já nossa “velha” conhecida – é a Pasta Alla Forma. Para quem ainda não teve a oportunidade de a provar no Italy, trata-se de uma pasta que é acabada de cozinhar num enorme granna padano, para envolver todo o sabor a queijo. Depois ainda leva com uma fatia de bacon e um molho espesso de cogumelos. O resultado é uma pasta com um sabor intenso, para quem adora queijo. Como nós! 😉

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

No Al Garage a lógica continua a mesma, com a pasta a ser preparada ao pé da mesa, o que cria um “espectáculo” que a nós nos dá água na boca e nas outras mesas cria enorme curiosidade. Tudo excelente na pasta, excelente!

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Mas a outra pasta que pedimos não lhe fica nada atrás! Novamente uma das sugestões do Chef, o Spaghetti Alla Palermitana é uma surpresa fabulosa surpresa! Spaghetti com lombos de sardinha, tomate seco, funcho, pinhões, passas, pão aromatizado, azeite e alho. Uma maravilha, é o que vos digo!! Pena a pele das sardinhas ter algumas escamas, porque de resto este prato é perfeito! A sardinha e o tomate dão-lhe um toque mais salgado, mas o funcho torna o conjunto extremamente fresco e aromático. A repetir, sem dúvida!

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Como antecipámos, neste momento já estávamos completamente cheios e muito, muito satisfeitos. Mas há sempre aquela parte do estômago que pede a sobremesa, não é? Ou então não é estômago, é só gula… 😉

Aqui não vimos nada de surpreendente, por isso ficámo-nos pela escolha segura, o Tiramisu, com acentuado sabor a café e menos biscoito do que estávamos à espera. 

Ristorante Pizzeria AL GARAGE

Terminamos com um café queimado (bela treta…) e a conta, que não fica barata. Mas é tudo uma questão de vermos as coisas em perspectiva. Pelo menos em Lisboa, nenhum italiano bom – mas mesmo bom – é barato. Pelo menos barato como os outros italianos abaixo da média. O problema do Al Garage não é ser caro, porque a qualidade dos ingredientes e da confecção está lá e torna o preço justo. O principal problema aqui é mesmo a comparação com o Italy Caffé Lisbona… porque é inevitável e porque, comparações feitas, o Italy Caffé ganha em quase tudo.

Ainda assim, o Ristorante Pizzeria Al Garage é uma óptima opção para quem está na zona do Rato. Pelo menos a comida transporta-nos até Itália, e isso já é muito bom!

Preço Médio: 24€ pessoa (com cerveja)

Informações & Contactos:
Rua Castilho, 63 | 1250-068 Lisboa | 211 919 176

Comentários

Comentários

One Reply to “Ristorante Pizzeria AL GARAGE”

  1. Aqui não estamos de acordo. Não conheço este novo, falo do do Saldanha. É um italiano que abusa da gordura e das natas. Há, em minha opinião, melhores opções em Lisboa. Dentro do estilo – grande e com confusão – o Il Mercato e o (novo) Zero Zero da Expo são bastante bons. Para uma coisa mais intima, temos o Come Prima na Lapa ou o La Strada no Principe Real.

Deixe uma resposta