PAPI & LOBSTER

Restaurante Papi & Lobster
Partilha!

PAstas, PIzzas… e lavagante.

Gosto de restaurantes que arriscam. Que fogem do convencional para o tipo de cozinha que apresentam e que querem fazer coisas ligeiramente diferentes. Ou muito diferentes mesmo, se for esse o caso. Acho que isso demonstra não só criatividade como uma muito saudável vontade de arriscar em ser diferente. E “ser diferente dos outros” é uma das coisas que qualquer restaurante devia querer ser.

Seguindo essa lógica, temos japoneses que arriscam na fusão, indianos que fazem o mesmo, restaurantes portugueses que levam a gastronomia portuguesa a novos patamares… mas os restaurantes italianos são daqueles que menos arriscam. Há excepções em Lisboa, ou seja, italianos ou muito genuínos ou especializados em pastas ou pizzas, e que arriscam por essa mesma especialização. Mas a maioria fica-se pelo que resulta, e só tem de o cozinhar bem. O que muitos também não conseguem.

Restaurante Papi & Lobster

Ora, o Papi & Lobster é o novo italiano de Lisboa, e abriu há menos de um mês em Alcântara. O espaço causa-nos o primeiro impacto e é lindíssimo. Nas duas salas, com um pé direito bastante alto e candelabros, encontramos uma fusão de influências italianas (alguns quadros, um toldo às riscas) e portuguesas (os azulejos). Bom gosto, num espaço que transmite conforto.

Esta fusão de referências na decoração e arquitectura do espaço passa também para a carta, criada pelo Chef Giorgio Rattini e o pizzaiolo Luciano Passeri (que já foi o melhor do Mundo). As ofertas são muitas mas podem dividir-se em 3 grandes grupos: as pastas, as pizzas e os pratos que levam lavagante (que são pizzas, pastas ou pratos especiais). De qualquer forma, há em muitos pratos da carta uma tentativa de trabalhar as receitas italianas com produtos tradicionalmente mais próximos da gastronomia nacional. Lá está, é aquela tentativa de fazer coisas diferentes do habitual, sempre bem-vinda!
Restaurante Papi & Lobster

As pizzas (onde podemos escolher a massa mais tradicional ou outra sem glúten) têm bastantes variantes, desde a Genovesa, com tomate, molho de manjericão e mozzarella de búfala, até à Tirolese (com speck e queijo gorgonzola) ou a Parmigiana (tomate, beringela frita, parmigiano, ricotta e manjericão).

Restaurante Papi & Lobster

Outra ideia muito interessante são as tapas, servidas tipo bruschettas, que incluem uma pequena maravilha que é a de vitello tonnato, ou seja, vitela com pasta de atum. A não perder!
Nas pastas, há também várias propostas, e aqui percebemos a tentativa de aproximação à gastronomia portuguesa. Temos, por exemplo, o cappelletti de bacalhau com caldo de galinha (espécie de raviolis de bacalhau num caldo de galinha), ou ainda o pappardelle à bolonhesa, onde a carne utilizada é a de borrego (e que ganha bastante com a adição do queijo ricotta salgado.
Restaurante Papi & Lobster

 

Restaurante Papi & Lobster

Restaurante Papi & Lobster

A última parte do nome do restaurante está num aquário no fundo da sala. O lavagante é parte integrante de vários pratos, entre pastas e pizzas. Esta é outra das coisas que torna o Papi & Lobster num restaurante diferente dos restantes italianos de Lisboa, e uma fórmula que os donos esperam ser um sucesso… porque já planeiam mais duas aberturas!

As sobremesas trazem-nos alguns clássicos italianos, de onde destacamos o Tiramisú, este também ligeiramente diferente, mais cremoso e com amêndoa e pistáchio. Bem bom, por sinal!

Restaurante Papi & Lobster

No fim de contas, com tanta mistura de influências gastronómicas, umas coisas resultam melhores que outras, mas os restaurantes têm de começar por algum lado. E especialmente quando têm a vontade de arriscar e fazer coisas diferentes, é importante dar-lhes tempo para aperfeiçoar receitas.

O Papi & Lobster tem uma ideia fixa daquilo que tenciona ser na restauração lisboeta, porque quem o gere sabe o que está a fazer. E numa cidade onde as fórmulas se continuam a repetir consoante as modas, é muito interessante ver um restaurante a abrir sem medo de fazer algo diferente, algo inovador.

 

Preço Médio: 18€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua da Costa, 10 | 1350-111 Lisboa | 21 390 1743

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta