PÃO À MESA COM CERTEZA

Partilha!

Pão. E mais Pão. E ainda mais Pão.

 

Gosto de um restaurante que tenha um conceito. Sim, sei que é coisa minha, porque a maioria das pessoas ou não percebe ou não quer saber… mas a mim irrita-me profundamente ir jantar a um restaurante onde percebo que não há nenhuma ideia por trás, apenas o objectivo de fazer dinheiro. Por isso é que sempre critiquei o “boom” das hamburguerias e das petiscarias modernas, modelos pré-formatados tanto na comida como na decoração, que resultaram em inúmeros “restaurantes” todos iguais uns aos outros. Mas felizmente nem todos os restaurantes abertos durante esse “boom” seguiram essa linha.

Já tínhamos estado no Pão à Mesa Com Certeza duas vezes, mas sempre em registo Rota de Tapas. Ainda que as tapas não fossem das melhores que provámos, uma análise rápida à ementa do restaurante deixou-me sempre com alguma curiosidade. Pela questão do conceito, lá está.

PÃO À MESA COM CERTEZA restaurante

Mas depois vão sempre aparecendo restaurantes novos na lista para experimentar e alguns vão inevitavelmente ficando para trás. Felizmente, um recente evento da Zomato Gold levou-nos ao Pão à Mesa para provar as novidades da carta deste ano. Antes de mais nada, obrigado à malta da Zomato.

O Pão À Mesa Com Certeza tem uma premissa base muito simples: os pratos na ementa têm todos um apontamento de pão (ou quase todos). Um dos alimentos base na gastronomia portuguesa, tanto “a solo” como como ingrediente para criar certas receitas, o pão é daquelas coisas que tem de estar sempre presente numa mesa portuguesa. Sempre!

Sim, é verdade que actualmente já não é consensual. São as tendências actuais de dietas, é a questão do glúten, é porque começa pela letra “p”, enfim, há imensas razões para cada vez mais gente estar a fugir ao pão. Por isso, malta “anti-pão”: estão a ver aquela cruzinha vermelha no canto superior direito da janela? Carreguem nela, porque isto não é para vocês 😛

PÃO À MESA COM CERTEZA restaurante

Agora que já só cá está quem quer, vamos então falar de comida!

As novidades na ementa são-nos apresentadas pelo Chef António Amorim, e pela sua composição percebemos que se tratam de coisas mais “frescas”, mais ajustadas à estação. Algumas mais nossas, outras com influências internacionais à mistura.

Começamos com algo muito nosso, a Salada de Bacalhau Cru e Feijão branco. Fresca, sem dúvida, mas por causa da cebola e do vinagrete de hidromel, um conjunto muito doce, que precisava de alguma acidez para o levar a uma outra dimensão a nível de sabor. Tostinhas para acompanhar, claro.

De seguida, o Cappucino de Camarão com Espuma de Alho. Ora, quem nos segue já há algum tempo sabe que geralmente não gosto de espumas, e esta veio dar-me razão. No minutos que demoram a explicar-nos o prato a espuma quase desaparece, misturando-se com o caldo. Caldo em si que tem um sabor intenso a mar, é verdade, mas um pouco demais quando se come sozinho. Resulta muito melhor quando lá molhamos o camarão panado que o acompanha (o pão está no panko).

PÃO À MESA COM CERTEZA restaurante

Felizmente depois chegou o melhor prato da noite, a par da sobremesa (da qual falamos a seguir). Os Filetes de Polvo com Açorda de Coentros são uma coisa maravilhosa, onde o destaque está exactamente no elemento do pão. A açorda é rica em sabor, super equilibrada, textura perfeita! O engraçado neste prato é ser uma espécie de fish & chips (porque no meio dos filetes temos ainda batatas fritas, e um molho tártaro delicioso a acompanhar)… mas quando lhe colocamos a açorda ao lado transportamo-lo logo para o imaginário do receituário nacional. Muito boa ideia, e excelente execução!

PÃO À MESA COM CERTEZA restaurante

Para prato de carne, a novidade é o Novilho Braseado com Milho Frito e Legumes Assados. É um prato seguro, tudo bem feito, mas o destaque vai todo para o maravilhoso puré de aipo que completa o conjunto. Nem sempre um ingrediente valorizado, mas aqui conseguiram transformá-lo num puré excelente e viciante.

Além destas novidades, a nova carta manteve o ex-libris da casa, que são os pães recheados (em quatro versões diferentes), que curiosamente vemos muitas das mesas de estrangeiros a pedir. É bom sinal! 😉

Mas faltava a sobremesa, não era? Pois que chegou à mesa o Leite Creme de Mel, com Farófias de Limão e Crumble de Amêndoa, outro dos destaques da noite, mas assim de longe. O leite creme raramente falha, e aqui mesmo sendo desconstruído (e esta é uma tendência parva que parece não se querer ir embora…) tem todo o sabor que deve ter, com o toque de mel a ser dado por pequenas bolas de gel no pratos. As farófias dão ao prato o toque ácido que contrasta com o doce do leite e creme, e o crumble dá-lhe a textura que faltava. Uma sobremesa inteligente e, acima de tudo, uma forma moderna e criativa de mostrar das melhores coisas que temos na cozinha portuguesa.

PÃO À MESA COM CERTEZA restaurante

Que mais vos podemos dizer acerca do Pão À Mesa? O espaço é simpático, com muitas madeiras e cortiças, iluminação baixa (mesmo baixa, tenham atenção à cabeça), serviço jovem e simpático. Por causa da localização (Príncipe Real), está frequentemente cheio, principalmente com turistas.

Se é um verdadeiro baluarte da gastronomia nacional, por se apoiar num dos seus mais dignos representantes? Nem por isso, mas nem nos parece que seja esse o objectivo do restaurante. O Pão À Mesa Com Certeza sabe quem é o seu target, e por isso a oferta é mais abrangente. Mas não deixa de seguir alguns princípios básicos daquilo que é a nossa cozinha e, acima de tudo executá-los bem.

Se conseguir manter-se fiel ao seu conceito, o Pão À Mesa pode tornar-se um daqueles restaurantes referência em Lisboa, mesmo no meio de todas as modas e formatos pré-fabricados.

Preço Médio: 18€ pessoa (num registo de 3 petiscos) ou 25€ pessoa (com prato e sobremesa)

Informações & Contactos:
Rua D. Pedro V, 44 | 1250-096 Lisboa | 966 122 675

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta