MABICHE PIZZA

mabiche pizza arroios
Partilha!

Era uma vez… Pizzas francesas em Arroios!

Era uma vez… É assim que começam todas as histórias, pelo menos as histórias que conhecemos desde crianças. Histórias de príncipes e princesas, que ultrapassam todas as dificuldades para chegarem ao seu final feliz. Histórias que pensamos que só existem nos livros e nos filmes, porque são fantasia, mas que também acontecem na vida real. Sobre pessoas que lutam por ser felizes contra os obstáculos que vão aparecendo à sua frente e que procuram o seu final feliz.

E a história que vos queremos contar hoje é a da Adeila e do Numa, os donos do Mabiche Pizza, uma das novas pizzarias de Lisboa (em Arroios). Uma história (e um restaurante) que tem todos os ingredientes para se tornar um verdadeiro sucesso.

mabiche pizza arroios

Mas no Mabiche Pizza começamos com uma lição de história, diferente, para quem a queira ouvir. E essa história tem tudo a ver com as origens da pizza em Itália e como ela depois foi levada, através de roullotes de comida (aquilo a que hoje chamamos food trucks), tanto para a América como para a França. E se no caso dos Estados Unidos era fácil de prever (basta ir a qualquer grande cidade norte americana para perceber que a pizza é uma instituição gastronómica), aquilo que não sabíamos era que há uma grande tradição pizzaolla em França. E, na história que queremos contar, a pizza de Marselha.

mabiche pizza arroios

Mas mais do que a história da pizza marselhesa, esta é a história da Adeila e do Numa, que decidiram dar uma volta completa à sua vida e vir para Lisboa abrir uma pizzaria. Que nos recebem (a nós é a toda a gente que entra na Mabiche Pizza) com um sorriso aberto e uma palavra de boas vindas. Que não falam ainda português mas tentam a sério. E que nos contam a história da pizza marselhesa e também a sua própria história, enquanto nos servem comida deliciosa.

E se toda a comida também conta histórias, então na Mabiche Pizza isso faz ainda mais sentido. O nome do restaurante é ele próprio um convite a entrar na família (“ma biche” é um termo comum que significa algo como “minha querida”) e, se isso não basta, então perguntem porque é que todos os nomes da pizzas são femininos. Não vos vamos contar, essa é uma história para saberem no próprio restaurante. 😉

mabiche pizza arroios

O espaço é acolhedor, de decoração simples, ambiente familiar. Uma ambiente onde nos sentimos em casa. E o que chama à atenção é o forno dourado mesmo no meio da sala, onde vemos o Numa freneticamente a trabalhar a massa das pizzas.

Porque a massa aqui é a base de toda a pizza… e não só no sentido literal. Na nossa própria história, a pizza começou por ser da Telepizza (com massa semi fina e muitos ingredientes) ou da Pizza Hut (mas americanizada, massa alta e fofa, muitos ingredientes na mesma). Depois começamos a jantar fora e a experimentar coisas diferentes. Em alguns sítios, massa muito fina, quase folha de papel, estaladiça ou não, daquela que não consegue aguentar o que tem em cima; noutros sítios, massas mais complexas e altas, ou mesmo massas que se transformam em pizzas premiadas (como por exemplo a da Mercantina – leiam aqui o nosso review – que foi considerada a “verdadeira pizza Napolitana”).
Na história da Mabiche Pizza, a massa repousa durante 24h, o que faz com que fique alta e fofa nas extremidades mas também crocante. Muito interessante, mas não ficaria para a história (a nossa) se não fosse fabulosa!

mabiche pizza arroios

A história do nosso almoço começa com essa mesma massa, a acompanhar um excelente guacamole caseiro e uma mortadella maravilhosa. Mas as fatias finas só de massa que acompanham estas entradas são um prenúncio do que está para vir. Um prenúncio fantástico!

Porque as pizzas do Mabiche Pizza vão entrar para a história gastronómica do nosso ano, assim de caras. A massa é saborosa, muito saborosa mesmo, e consegue ser alta e fofa nas extremidades e crocante mesmo no meio, para aguentar bem todos os ingredientes. Ingredientes frescos, excelentes, poucos por cada pizza e muito bem conjugados, tudo perfeito. Todas em feminino, é mesmo escolher quais os ingredientes que mais gostam e deixarem-se saborear o que vos é servido. Porque é uma história com um final muito feliz!

mabiche pizza arroios

mabiche pizza arroios

Quando a comida – seja ela qual for – é feita com amor, é impossível que ela não transmita isso. E aquilo que sentimos na Mabiche Pizza é que tudo o que nos chega à mesa é feito com a máxima atenção e carinho para ser perfeito. 

Talvez por isso, mesmo eu que não sou apaixonado por Nutella, fico maravilhado com a pizza de Nutella e banana para sobremesa! Uma conjugação que já era perfeita antes de ser colocada em cima desta massa deliciosa… por isso imaginem! E o flan de Mémé não lhe fica nada atrás, guloso, com uma textura a ficar ali no meio termo entre o pudim e a tigelada. Começam a faltar adjectivos…

mabiche pizza arroios

O almoço está a terminar, mas não sem antes podermos conversar mais um bocado com os donos, sempre simpáticos e atenciosos, mesmo com uma sala cheia. Aliás, o serviço é outra coisa a destacar no Mabiche Pizza. Como se já houvessem poucas… Foi um almoço que pensávamos ir ser apenas um simples almoço de Domingo, e que se tornou numa partilha de histórias.

mabiche pizza arroios

E, por isso, mais do que uma pizzaria, a Mabiche Pizza é uma história de amor. E de perseverança. Uma história que nos acaba por incluir, basta passar por aquela pequena porta em Arroios. As pizzas são fenomenais, sobre isso não há discussão, mas mais do que isso, aqui há um ambiente que nos faz sentir em casa, que faz com que toda a gente se sinta em casa. E há também uma vontade genuína da Adeila do Numa em abrirem as portas da sua vida a todos os “estranhos” que queiram entrar. E que queiram fazer parte desta história. Uma história que, na nossa opinião, vai ser um sucesso. Ou, se quiserem, como se terminam todas as histórias: “E viveram felizes para sempre!” 

Preço Médio: 15€ pessoa (pizza e refrigerante)
Informações & Contactos:
Rua Passos Manuel, 9 | 1150-257 Lisboa | 211 347 793

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.