PIZZERIA VIAVAI

pizzeria viavai restaurante italiano pizzas mercado arroios lisboa pizza grocinas
Partilha!

Poucas… mas boas (as pizzas)!

A recente tendência de modernização e dinamização de mercados tradicionais em Lisboa (e noutras cidades também) é das coisas mais interessantes que têm acontecido na dinâmica da cidade. Novo visual, novos espaços, novas ofertas, novos clientes. Isso aconteceu em Campo de Ourique e na Ribeira, e agora vai acontecer também em Arroios, com a abertura do remodelado mercado. Que tem também agora um conjunto de restaurantes mais “actuais”.

Ora, um deles, aberto já há algum tempo, é a Pizzeria Viavai. O espaço em si é bastante pequeno, tem menos de 10 lugares sentados, e se calhar por isso a melhor opção é o take away. De qualquer forma, o restaurante é dominado pelo balcão de atendimento e pelo forno a lenha onde são feitas as pizzas.

O atendimento tem a rapidez que seria de esperar numa pizzeria, com tudo feito no momento, mas como a carta é relativamente pequena, tudo se torna mais ágil. Podemos fazer a nossa própria pizza com diferentes ingredientes, todos biológicos, ou então escolher uma entre as 5 opções que existem. A massa é fina, sem o ser em demasia, e não é do tipo estaladiço. Bom sabor e boa consistência.

Mas agora vem o mais “divertido”…

Os ingredientes também são bastante bons, e isso sente-se na pizza. Poucos em cada uma, como se quer. Aliás, poucos no geral! E quando digo que são poucos no geral, é no sentido literal. Ora vejamos.

A marguerita aqui chama-se Margarida (tomate, mozzarella, parmesão e manjericão) e depois continuamos no registo dos nomes “engraçados”: a Bajocas não tem tomate mas tem outros 3 queijos (mozzarella, parmesão e ricotta), manjericão e cebola roxa… notam as diferenças? A Grocinas tem tomate, mozzarella, parmesão, manjericão, ou seja, tudo igual… mas aqui acrescentam salame e cogumelos; a Taliscas (SLB?!) também é um pizza branca mas com… tentem adivinhar… isso mesmo: mozzarella, parmesão, manjericão e depois cogumelos e bacon. E, por fim, temos a pizza com nome do restaurante, completamente diferente das outras… ou não. A Viavai tem tomate, mozzarella, manjericão, parmesão mas aos pedaços (aqui está a diferença) e rúcula.

Estamos a falar de 10 ingredientes ao todo, incluindo os que fazem a base, para todas as 5 pizzas. E que são também os ingredientes extra que podemos pedir. Percebo que é um espaço pequeno e tem uma oferta limitada, mas quem olhe para a ementa com atenção tem a sensação que está sempre a comer a mesma pizza, com ou sem tomate. Uma pizza boa, é verdade, mas parece sempre a mesma.

Há ainda uma pizza de sobremesa, uma calzone de nutella e avelãs, ideal para gulosos.

Volto a dizer: as pizzas são boas! A massa é boa e os (poucos) ingredientes também. Mas poderia existir mais diversidade nos ingredientes, quando se pensa um bocado nisso. E atenção que não se trata de colocar mais ingredientes em cada pizza, porque elas querem-se com poucos, é mesmo ter mais alternativas para as composições! Compreendo que o restaurante é pequeno e precisa de maximizar recursos… mas há tanta variedade nas cervejas artesanais como em ingredientes para as pizzas!

Preço Médio: 10€ pessoa (pizza e refrigerante/cerveja)

Informações & Contactos:
Rua Ângelo Pinto (Mercado de Arroios) | 1900 Lisboa | (telefone não disponível)

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta