GIOIA FOOD LAB

Partilha!

Um “laboratório” com ideias excelentes!

Boas ideias, nas mãos de gente sem medo de arriscar, geralmente têm resultados muito interessantes. Podem não ser perfeitos, podem precisar de tempo, podem existir tiros ao lado pelo caminho, mas uma coisa é certa: ser diferente e fugir à monotonia é muito mais gratificante do que fazer mais do mesmo.

Se isto é uma máxima que pode ser aplicada a quase tudo na vida, então no que diz respeito à restauração é ainda mais relevante. Porque numa fase em que se repetem conceitos e abrem constantemente restaurantes com modelos pré-formatados, é refrescante ver que há quem queira ser diferente.
Minha gente, bem vindos ao Gioia Food Lab.
gioia food lab praça da alegria
Na senda de restaurantes vegetarianos ou com opções diferentes (sem carne e quase sem peixe), fomos ter até à Praça da Alegria, onde fica o Gioia Food Lab. Um dos restaurantes novos de Lisboa sobre o qual mais tínhamos ouvido falar. Ou através de artigos publicados ou – e muito mais importante – através de relatos de amigos sobre as suas experiências. E não há nada que desperte mais a nossa curiosidade do que gente a dizer-nos “têm mesmo de experimentar este restaurante!” 😉
gioia food lab praça da alegria
O Gioia Food Lab segue a linha dos restaurantes moderno-trendy da cidade, com um bar de cocktails à entrada, espaço para dj, tons escuros e neutros nas paredes, iluminação seccionada e baixa, cozinha aberta no fundo do restaurante, serviço jovem e dinâmico. A zona principal da sala tem uma mezzanine baixa, por isso as mesas de baixo ficam abaixo do piso térreo e a mezzanine ao nível dos nossos olhos. Parece estranho mas maximiza-se o espaço, em tendo em conta que o restaurante está cheio, deve resultar.
gioia food lab praça da alegria
Outros pormenores engraçados como carregadores em cada mesa, assim como interruptores para regular a luz, mostram que este é um espaço pensado para as pessoas… e muito nas pessoas que partilham fotos nas redes sociais. 😉
gioia food lab praça da alegria
Mas há muito mais no Gioia Food Lab do que pormenores bem pensados de decoração e musica trendy. Há uma cozinha que aposta nos ingredientes de qualidade, nos produtos frescos e num conjunto de pratos que agradam a vegetarianos e a quem come carne ou peixe, mas tem preocupações com uma alimentação saudável. Já conhecíamos a carta antes de entrar no restaurante e foi das poucas vezes que estávamos realmente indecisos sobre o que escolher, porque tudo nos parecia muito interessante.
gioia food lab praça da alegria
Pedimos 2 cocktails enquanto analisamos a lista, e também o couvert, para nos entretermos. Os cocktais que nos servem têm toda uma vertente teatral, servidos em pequenos frascos (com fumo) para sermos nós a servir no copo. Louça bem escolhida, mas os ditos cocktails, ainda que muito bons, são um bocado caros para a quantidade.
gioia food lab praça da alegria
gioia food lab praça da alegria
Entretanto, o couvert é uma agradável surpresa, porque geralmente não é bem trabalhado nos restaurantes. Aqui temos uma pasta hummus excelente, para acompanhar uma focaccia divinal! Entre outras coisas 😉
Mas seguindo em frente…
Decidimos o que queríamos comer, ainda que de forma relutante, porque ainda não estávamos convencidos com o que tínhamos deixado para trás. Mas a verdade é que, com a excepção de um prato (mais à frente), tudo aquilo que nos foi chegando à mesa fez-nos exclamar aquele “huuuuummmmmmmm” de satisfação quando a primeira garfada entra na boca.
gioia food lab praça da alegria
Começamos com o tártaro de carapau, com várias texturas de tomate e gengibre, um tártaro extremamente fresco, com os sabores elegantes do tomate a complementarem o peixe de forma excelente.
Mas esta nem era a melhor entrada, porque quando provamos a courgette, miso e pesto… vamos aos céus! Um fantástico prato vegetariano, com a courgette marinada e depois grelhada na perfeição (ainda tem aquele ligeiro toque a grelha, mas sem ser queimado), coberta de molho miso e de um extraordinário pesto, complementado com alguns pinhões espalhados. Um misto de sabores excelente, numa entrada que, pelo menos para mim, vale toda uma refeição no Gioia Food Lab.
gioia food lab praça da alegria
Depois desta entrada, pensamos que os pratos vão parecer menos interessantes, mas ficamos caladinhos quando provamos o risotto mágico. Sim, é um “simples” risotto de cogumelos com cogumelos salteados e espargos… mas é o melhor risotto de cogumelos que alguma vez comemos! Não há sequer uma dúvida! O arroz é perfeito, o sabor é perfeito, os cogumelos salteados e espargos dão-lhe texturas perfeitas, enfim, é tudo perfeito! Repetitivo? Sim, eu sei… PERFEITO!
gioia food lab praça da alegria
Por comparação, o tamboril cozinhado em sous-vide, com quinoa salteada, tomate e algas, é um prato mais… normal. Lá está, não há rigorosamente nada de errado com o prato, tudo está bem cozinhado e há diversas texturas diferentes para o tornar interessante. Nota-se, como foi uma constante em toda a refeição, que aqui não há medo nenhum em arriscar e experimentar coisas diferentes. Mas o problema é a comparação com o risotto, que era… mágico!
gioia food lab praça da alegria
Felizmente não há forma de comparar o risotto às sobremesas, e por isso arriscamos no que nos sugerem sem pensar duas vezes. E fazemos bem!
Dividimos um semi-frio de tangerina com gel de toranja, lemon curd e doce de ovos, que é novamente um prato perfeito! São as texturas e os sabores, conjugações que parecem ao mesmo tempo tão tradicionais mas tão modernas. Doce, ácido, doce, ácido, tudo misturado mas a fazer tanto sentido… Fenomenal!
gioia food lab praça da alegria
Nem tudo foi perfeito neste jantar no Gioia Food Lab, mas sem dúvida que foi tudo surpreendente e fora do registo normal dos restaurantes em Lisboa. Há aqui uma vontade enorme em criar coisas novas, há aqui muitas ideias que, com tempo, se vão de certeza tornar em certezas. E nós saímos do Gioia completamente convencidos que este vai ser um dos próximos grandes restaurantes de Lisboa. Não no registo “chef-gourmet-sofisticado-caro”, mas sim no registo “trendy-cosmopolita-surpreendente-excelente”. 
É muito bom ver malta nova a arriscar e a apresentar ideias originais. Podem ainda não estar completamente afinadas, mas é mil vezes mais interessante do que copiar receitas de chefs/restaurantes internacionais.
O Gioia Food Lab é isso mesmo que o nome indica, um laboratório. De ideias, de criatividade. E nós estamos dispostos a ser “cobaias” sempre que nos apeteça! 😉
Preço Médio: 28€ (com cocktails)
Informações & Contactos:
Praça da Alegria, 50 | 1250-004 Lisboa | 915 255 244

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta