CLUBE NAVAL PRAIA DA ASSENTA

Partilha!

O Melhor Peixe Grelhado do Mundo? Talvez!

 

Começando pelo fim, a sobremesa que partilhamos no Clube Naval da Assenta não nos deixa completamente satisfeitos. O bolo de bolacha (aquela sobremesa que pedimos sempre que há na lista) é demasiado seco, infelizmente. Mas nem isso nos faz hesitar em dizer que esta foi a melhor forma de fechar o ano de 2017! A conhecer um restaurante maravilhoso, um segredo que é conhecido por muita gente!

Há coisas que repetimos muitas vezes quando escrevemos reviews, e vou voltar a utilizar duas delas: primeiro, adoro conhecer restaurantes novos, daqueles que nunca ouvi falar mas que me surpreendem; e depois, adoro tascas! Adoro a genuinidade dos restaurantes tradicionais, que servem todos os clientes como se fossem amigos, que falam connosco, que nos fazem sentir em casa.

Ora, o Clube Naval da Praia da Assenta tem tudo isto… e muito mais!!

É chegar a Ribamar, seguir mais um pouco pela estrada nacional e depois chegar à zona da Assenta e tentar encontrar a seta que indica Clube Naval. Não é fácil, mas ainda bem. Porque o facto de ser difícil de explicar como se vai para lá e os próprios acessos serem complicados, faz com que o Clube Naval da Assenta seja uma espécie de segredo bem guardado pelos habitantes da zona… mas um segredo que muita gente conhece.

Fomos com quem já conhece e que nos disse que aqui se servia o melhor peixe fresco que já alguma vez comemos. Já vamos ao peixe… porque o que não nos disseram é que o restaurante fica mesmo no meio da falésia e, porque a sala principal tem janelas gigantes, tem uma vista fenomenal para o mar! E, como esta zona tem o seu micro clima, tivemos um dia fantástico de sol mesmo no final do ano.

Chegamos e já está gente a fazer fila em frente à montra onde vemos o peixe fresco disponível para o almoço. Tudo tem um aspecto fenomenal e a senhora que está atrás do balcão é um elemento essencial para guiar a nossa escolha. Posso ser ingénuo, mas acredito que neste tipo de restaurantes nos dizem o que é realmente melhor, independentemente do preço. Não nos tentam apenas vender o mais caro. E por isso, depois de já termos feito “olhinhos” ao pampo, quando nos aconselham o mesmo peixe como o melhor, nem pensamos duas vezes!

Arranjamos mesa na sala, sentamo-nos, pedimos um dos brancos da casa e lá vamos nós.

Começamos com umas amêijoas às quais tínhamos sido apresentadas ao mesmo tempo do peixe. As ditas são fresquíssimas e o molho… bem, o molho é uma coisa do outro mundo! Ligeiramente picante, azeite em barda, coentros para lhe dar um toque de frescura. Acabamos com o (excelente!) pão que as acompanha e só não pedimos mais porque sabemos o que vem a seguir. Mas só por causa disso, porque são das melhores amêijoas que já nos passaram pela frente!

Aliás, até o raio dos rissóis de camarão quentinhos são um espectáculo!

E se com as amêijoas tínhamos ficado fãs, com o pampo grelhado ficámos completamente rendidos! O pampo que nos é servido – metade só, porque o peixe é enorme – é algo difícil de descrever. Podia escrever sobre o seu sabor a mar, sobre a frescura, sobre a “carne” suculenta, sobre o ponto perfeito que mostra que quem está na grelha é um especialista… Mas tudo o que se possa escrever, todos os adjectivos são apenas palavras escritas que nunca vão fazer justiça ao que comemos. Se não foi o melhor peixe grelhado que comi nos últimos anos, anda lá muito perto. Muito perto mesmo!

O acompanhamento é um acessório, umas simples mas perfeitas batatas a murro. O molho, bem regado ao azeite, tem um toque maravilhoso a alho, um equilíbrio perfeito!

Tudo é perfeito, tudo. E é por isso que, mesmo se o bolo de bolacha está longe dos melhores que já comemos, isso não importa nada. Era a cereja no topo do bolo, sem dúvida, mas tudo o resto é tão fantástico que nada consegue estragar isso.

Este Clube Naval da Praia da Assenta parece um segredo bem escondido, mas saímos com o restaurante completamente cheio. Aliás, dizem-nos logo que aos fins-de-semana e no Verão é preciso chegar muito cedo para arranjar mesa… e também o melhor peixe. Para nós foi uma descoberta, e daquelas que mais gostamos: uma tasca genuína com comida fenomenal!

Se este for o restaurante que nos fecha o ano de 2017, então 2018 vai ter de ser verdadeiramente surpreendente!

 

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho, mas depende muito do peixe escolhido)
Informações & Contactos:
Praia da Assenta | Ericeira | 261 855 077

Comentários

Comentários

One Reply to “CLUBE NAVAL PRAIA DA ASSENTA”

  1. Raquel Alabaça says: Responder

    É de realmente muito bom.
    Apenas uma correção, a Praia da Assenta não fica na Ericeira mas sim em São Pedro da Cadeira concelho de Torres Vedras.

Deixe uma resposta