CASA DO ALENTEJO

Boa comida. Bom serviço. Bons preços.

Antes de entrar na Casa do Alentejo disseram-me coisas bastante medianas da comida. Que não representa de todo o Alentejo, que tem uma gritante falta de sal, que há pratos péssimos. E também me disseram que o serviço era bastante mau, sempre a despachar e sem simpatia nenhuma. Ora, por mais que tente não ser influenciado por comentários, é inevitável ouvir e interiorizar alguns. Por isso entro na Casa do Alentejo com expectativas bastante baixas.

Num primeiro impacto parece mais que estamos em Marrocos do que no Alentejo. O átrio no primeiro piso faz lembrar tudo menos um monte alentejano, ou outra referência qualquer da zona. Ainda assim, é imponente, o que faz toda a gente parar para tirar fotos.

Duas salas, uma gigante, para grupos, outra mais pequena, ambas igualmente imponentes. Estamos num edifício histórico e esse peso sente-se nas salas e no seu estilo clássico.

Percebemos que o serviço é a despachar pela velocidade que os empregados se deslocam entre as mesas. Mas, ainda que seja mesmo a despachar, não nos podemos queixar de falta de simpatia. Antes pelo contrário. Sugerem-nos opções mais baratas, oferecem uma garrafa de vinho e sobremesas. Se isto é mau, então sejam todos assim.

A lista não é extensa, e o facto de haver um grupo grande noutra sala faz com que já não tenham todos os pratos. Por isso, vamos para os clássicos. A carne de porco à alentejana é boa, carne tenra, bem temperada, boas ameijoas (as batatas estão um pouco salgadas demais, mas nada de grave). Igualmente boas são as costeletas de borrego. Ainda nesse bicho, o ensopado é rico e muito agradável. E por último, uma bela sopa de cação, com um caldo excelente e espesso, muito peixe, bons temperos. Nenhum dos pratos é a melhor versão que já comi, mas estão muito longe de ser maus. Muito longe mesmo.


Para terminar, sobremesas típicas, versão pijaminha: um pudim de ovos bem bom, sericaia, toucinho do céu e tarte de amêndoa. Tudo bem servido e muito bom. Novamente, nada daquilo que me tinham dito.

Pagamos menos de 20€ por pessoa, mas éramos um grupo de 9 e bebemos 4 garrafas de vinho, além de tudo o que comemos. Ou seja, nem em relação ao preço tenho opinião negativa.
Lá está, é tudo uma questão de opiniões e de como elas podem condicionar as experiências. Nada do que tinha lido se concretizou, e por isso a minha experiência na Casa do Alentejo foi bastante positiva. Posso ter tido sorte, outros podem ter tido azar.
Pode não ser o melhor restaurante alentejano de Lisboa, mas é de certeza uma boa opção do género.

Preço Médio: 16€ pessoa (com vinho)

Informações & Contactos:
Rua das Portas de Santo Antão, 58 | 1150-268 Lisboa | 213 405 140

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.